• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Colunista

IPO Raízen (RAIZ4): Investidor deve se arrepender por não ter entrado?

A abertura de capital da empresa movimentou R$ 6,9 bilhões na B3 e se tornou o maior IPO de 2021

Por Fabrizio Gueratto

10/08/2021 | 10:03 Atualização: 10/08/2021 | 10:03

Receba esta Coluna no seu e-mail
Foto: Divulgação/Raízen
Foto: Divulgação/Raízen

Na última semana, o IPO da Raízen (RAIZ4) movimentou o mercado ao cravar o título de maior oferta da B3 (B3SA3) em 2021. As ações foram precificadas em R$ 7,40 e mais de 120 milhões de papéis foram emitidos. Mas qual o motivo para esses números altos na estreia da companhia na Bolsa de Valores brasileira?

Leia mais:
  • Por que as apostas são tão altas para o IPO da Raízen?
  • Confira quais IPOs vão movimentar a B3 na segunda semana de agosto
Cotações
28/04/2026 20h32 (delay 15min)
Câmbio
28/04/2026 20h32 (delay 15min)

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

É importante ressaltar que apesar de ser uma commodity, assim como a Vale (VALE3), que tem o melhor minério de ferro e se destaca por isso, a Raízen possui um diferencial único. A forma como eles produzem combustível com os resíduos gerados na produção de cana de açúcar, sem precisar escolher entre produzir combustível ou alimento, é atrativa.

Por conta disso, vejo que a empresa se destaca para investidores e analistas, afinal, o mundo está preocupado com a questão ambiental e todos anseiam pela possibilidade de investir em uma grande empresa que prioriza as práticas ESG – sigla para boas práticas ambientais, sociais e de governança.

Sobre a Raízen (RAIZ4)

A Raízen (RAIZ4) foi constituída como uma join venture entre a petroleira Shell (RDSA35) e a Cosan (CSAN3), holding brasileira que atua nos setores de energia, açúcar, etanol e logística. Atuando no mercado desde 2011, a companhia tem como frente a produção de combustível e açúcar, tanto para uso interno, como para exportação e uso na indústria.

Publicidade

A distribuição é a parte mais tradicional da empresa, ocorrendo inclusive a venda de combustíveis fósseis. Entretanto, é justamente o processo de produção único utilizado pela Raízen (RAIZ4) na produção de açúcar e álcool, que começa desde o plantio de cana até o uso de bagaços como insumos para a produção de energia ou outros produtos, que foi um dos principais motivos pelo valor de IPO conquistado pela companhia.

Além de não concorrer com a produção de alimentos, o tipo de combustível gerado pela Raízen consegue ser muito menos poluente que o etanol de primeira geração, que é produzido através do melaço de cana-de-açúcar.

Captação do IPO

Quando questionada para onde seriam destinados os recursos captados na oferta, o ponto anterior se confirma com a posição da empresa. De acordo com a Raízen (RAIZ4), o valor total do IPO servirá para a produção de produtos renováveis.

Sendo assim, 80% da captação será destinada à construção de novas plantas e ampliações de sua capacidade de comercialização. Quando os 20% restantes, vão ser divididos entre a criação de novos parques de bioenergia e em infraestrutura de armazenagem e logística.

Por que não entrei no IPO da Raízen (RAIZ4)?

Sendo muito sincero, eu tinha muita vontade de ter entrado no IPO da Raízen (RAIZ4). Eu já estava de olho porque acredito muito nas ideias da empresa e consigo ver a forma como eles produzem o combustível como uma grande inovação.

Porém, literalmente por falta de tempo, acabei perdendo o prazo de reserva. Senti um certo arrependimento por não ter tirado um tempo para isso, porque a Raízen hoje é a maior empresa de etanol de cana e o maior produtor do mundo. São mais de 11,7 bilhões de litros de álcool comercializados – e com potencial para crescer ainda mais.

Publicidade

Ela não é apenas uma produtora de commodity. Assim como a Vale tem o melhor minério de ferro do mundo, a Raízen é a única com tecnologia para produzir combustível a partir do bagaço e da palha da cana, ou seja, de produtos que antes eram descartados.

Além do mais, ainda tem toda a questão ESG. O investidor gringo está priorizando cada vez mais empresas sustentáveis que contribuem para o planeta. Raízen é uma ação que em breve deve entrar na minha carteira.

Leia mais sobre o IPO da Raízen e assista ao vídeo exclusivo sobre a Raízen (RAIZ4):

Publicidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Ações
  • Combustível
  • Commodities
  • Conteúdo E-Investidor
  • Environmental Social and Governance (ESG)
  • Etanol
  • IPO

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    IPCA acima da meta muda rota da Selic e mercado prevê corte menor pelo Copom

  • 2

    Pedidos e entregas da Embraer (EMBJ3) no 1º trimestre agradam analistas, que enxergam “robustez” da companhia

  • 3

    Ibovespa hoje fecha abaixo de 190 mil pontos com tensão EUA-Irã, Focus e Super Quarta no radar; dólar cai

  • 4

    Ibovespa hoje recua com IPCA-15 e dólar tem leve alta na véspera da Superquarta

  • 5

    Dow Jones hoje fecha em queda em meio ao avanço do petróleo e expectativa pela decisão sobre juros

Publicidade

Quer ler as Colunas de Fabrizio Gueratto em primeira mão? Cadastre-se e receba na sua caixa de entrada

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Cadastre-se e receba Coluna por e-mail

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Inscrição feita com sucesso

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o O salário não caiu 5° dia útil? Veja como resolver o atraso
Logo E-Investidor
O salário não caiu 5° dia útil? Veja como resolver o atraso
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: passo a passo para trocar de investimento pelo Caixa Tem
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: passo a passo para trocar de investimento pelo Caixa Tem
Imagem principal sobre o Idosos conseguem participar de cursos educativos gratuitamente? Entenda como funciona
Logo E-Investidor
Idosos conseguem participar de cursos educativos gratuitamente? Entenda como funciona
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: passo a passo para alunos investirem no Tesouro Selic e fazer o dinheiro render
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: passo a passo para alunos investirem no Tesouro Selic e fazer o dinheiro render
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: 2 meios acessíveis para alunos investirem o dinheiro do incentivo
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: 2 meios acessíveis para alunos investirem o dinheiro do incentivo
Imagem principal sobre o Passaporte EUA: quanto custa a emissão do 1º documento para assistir à Copa do Mundo 2026?
Logo E-Investidor
Passaporte EUA: quanto custa a emissão do 1º documento para assistir à Copa do Mundo 2026?
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: alunos podem movimentar o dinheiro em lotéricas?
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: alunos podem movimentar o dinheiro em lotéricas?
Imagem principal sobre o Starlink mini para viagem: veja quanto tempo dura o período de teste do plano
Logo E-Investidor
Starlink mini para viagem: veja quanto tempo dura o período de teste do plano
Últimas: Colunas
Ibovespa sobe no ano com dinheiro de fora — mas o barato já ficou para trás?
Vitor Miziara
Ibovespa sobe no ano com dinheiro de fora — mas o barato já ficou para trás?

Fluxo estrangeiro explica a alta do ano, não os fundamentos. Com o valuation já acima da média, o investidor precisa recalcular o jogo

28/04/2026 | 17h45 | Por Vitor Miziara
A (última?) decepção com o Banco do Brasil reacende o alerta
Marco Saravalle
A (última?) decepção com o Banco do Brasil reacende o alerta

Após frustrar expectativas, banco lança dúvidas sobre risco político e enfraquece a tese de dividendos

27/04/2026 | 14h18 | Por Marco Saravalle
Imposto de Renda: quando incluir dependentes pode sair mais caro
Samir Choaib
Imposto de Renda: quando incluir dependentes pode sair mais caro

Somar a renda do dependente à declaração pode elevar a alíquota e anular o ganho com deduções

25/04/2026 | 06h30 | Por Samir Choaib
O preço do dólar não deveria guiar seu investimento no exterior
William Castro
O preço do dólar não deveria guiar seu investimento no exterior

Mais do que a cotação, estratégia, diversificação global e tempo de mercado explicam o retorno de quem investe fora do Brasil

24/04/2026 | 17h52 | Por William Castro

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador