- Mesmo com o boatos, o BC anunciou novidades que serão implementadas em breve no PIX e que irão facilitar para os usuários. Veja a seguir
Recentemente, surgiram boatos que o PIX, novo sistema de pagamentos do Banco Central, poderia parar por falta de verba. Com isso, usuários do que fizeram transferências recentemente ficaram preocupados em relação a receber o dinheiro de volta ou não.
Leia também
Por isso, o melhor é ir até a fonte e saber o que a fonte oficial tem a dizer em relação a isso. O Banco Central afirmou que irá ocorrer um corte de verbas, mas isso não fará com que o PIX pare de funcionar, já que o substituto da TED e DOC está cada vez mais na vida de muitos brasileiros.
O BC sempre foi órgão regulador e fiscalizador e agora também produz tecnologia, já que o PIX é uma inovação. Depois de todo esse trabalho, não faz sentido deixar o PIX parar. Caso o Banco Central anunciasse que não teria mais como continuar com o PIX, os próprios bancos se organizariam para fazer com que a operação não parasse.
Publicidade
Além disso, mesmo com o boatos, o BC anunciou novidades que serão implementadas em breve no PIX e que irão facilitar para os usuários.
TED e DOC ainda irão existir?
Por sua facilidade e gratuidade, o PIX já é mais usado que TED e DOC. Por isso, muitos se perguntam o que vai acontecer com TED e DOC, muito provavelmente essas modalidades deixarão de existir, como ocorreu com o cheque.
PIX é seguro?
O PIX tem zero fraudes, não existe invasão no sistema. Mesmo que muitas pessoas já tenham falado que perderam dinheiro com o PIX, simplesmente isso ocorre por outro motivo e não porque o PIX não é seguro.
Desde que o serviço foi anunciado, é comum ver sites falsos, onde as pessoas colocam seus dados ou então acabam caindo no golpe do WhatsApp. Ou seja, golpes existem e pessoas já perdera dinheiro, mas não é um problema do PIX, pois o sistema já se mostrou extremamente seguro.
PIX funcionará sem internet
Em breve, o PIX vai funcionar também sem acesso a internet. Mesmo que o usuário esteja off-line poderá concluir o seu pagamento com segurança. A nova modalidade será possível através do QR Code. O Banco Central acredita que este passo será primordial para popularizar os pagamentos com PIX e transformá-lo no principal meio de pagamentos no Brasil.
Agendamento de pagamentos no PIX
Na novidade do PIX será possível agendar contas para realizar o pagamento, como um débito em conta, ou seja, você cadastra a conta e ela debita na data do pagamento, independente de horário, já que o PIX funciona 7 dias por semana e 24 horas por dia.
Saiba agora o que o Banco Central tem a dizer sobre o PIX parar: