Publicidade

Educação Financeira

Como fazer pagamento offline com o QR Code PIX?

Veja as outras novidades que serão implementadas pelo serviço de pagamentos

Como fazer pagamento offline com o QR Code PIX?
Pagamento via QR code PIX. Foto: Divulgação/Banco Central
  • Na terça-feira (13), o Banco Central realizou o Fórum PIX, onde foram anunciadas as novidades do serviço de pagamentos para 2021
  • De acordo com o BC, o objetivo do QR Code Pagador é ampliar o acesso da sociedade ao PIX

O meio de pagamento, conhecido como PIX foi lançado pelo Banco Central no ano de 2020. Desde então, já passou por uma série de melhorias e ganhou novas funcionalidades. Entre essas, o QR Pagador e PIX Cobrança. Conheça mais detalhes sobre essas ferramentas.

Como fazer QR Code PIX sem usar a internet?

O PIX offlineou QR Code Pagador, é a nova ferramenta do PIX que permitirá transferências mesmo sem conexão com a internet e foi divulgada em 2021. Porém, ainda não há data estipulada para o lançamento.

O consultor no Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do BC (Decem), Breno Lobo, explicou que, ao permitir que o usuário faça pagamentos em estabelecimentos comerciais ou transferências quando não tenha acesso à internet, amplia-se o acesso da sociedade ao PIX.

Até o mês de setembro de 2022, segundo dados do BC, mais de 139 milhões de usuários foram cadastrados no serviço de pagamentos, dos quais 128 milhões são pessoas físicas e 11 milhões pessoas jurídicas.

Quais são outras opções para fazer QR Code PIX?

Além do QR Code Pagador, existem outras funcionalidades, como o PIX Cobrança. Essa ferramenta é voltada para os usuários recebedores, em especial os negócios, a fim de facilitar o gerenciamento de cobranças relativas a pagamentos imediatos e com vencimento.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Em tempo: a funcionalidade PIX Cobrança para pagamentos imediatos já está disponível para os usuários desde o lançamento, em novembro de 2020. Mas foi aperfeiçoada em maio de 2021, incluindo a opção para pagamentos com vencimento, realizados em data futura e que podem incluir:

  • Juros;
  • Multas;
  • Acréscimos;
  • Descontos e outros abatimentos.

Web Stories

Ver tudo
<
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos