Este texto foi enviado primeiro para assinantes da newsletter “É Noite no Condado”, disparada todas as noites, de segunda a sexta-feira. Para receber na sua caixa de e-mail o melhor do mercado financeiro com comentários exclusivos do Faria Lima Elevator, cadastre-se gratuitamente.
As ruas do Condado esperavam gritos esfuziantes de “manteu” para a Taxa Selic, mas o que se ouviu foram muxoxos e comentários complementares: “por pouco tempo”. Uma frase como essa – “As diversas medidas de inflação subjacente apresentam-se em níveis acima do intervalo compatível com o cumprimento da meta para a inflação” – não passa batido nem pelo estag. Taca-le pau nesse carrinho, Marco Véio, porque a próxima reunião do Copom será de fortes emoções. E, para fechar com a imagem do dia, nada mais reconfortante do que assistir à posse de Joe Biden e identificar que a única figura extravagante ali era Lady Gaga. A vaga de Donald Trump foi muito melhor ocupada pela cantora e sua voz que dá vontade de ouvir.
Publicidade
Essas são as principais notícias do dia no E-Investidor, com comentários do Faria Lima Elevator:
Na FLAM, eles ficam iguais, independentemente de qualquer POTUS. Ativo livre de risco: dólar. Modelo de precificação preferido: Fama-French-Faustão. Estratégia preferida: long rinha de galo e short reforma fiscal.
Resposta: porque estamos na alta temporada dos unicórnios. O mercado financeiro se divide em AL e DL: Antes e Depois do Lehman Brothers. O segundo período é marcado pelo trabalho incessante das impressoras do Fed, a principal fonte de alimento dos unicórnios.
Segundo a Academia, o melhor modelo de previsão de câmbio é o Random Walk. Parafraseando um famoso gestor, ex-tesoureiro de bancão, não há coisa mais humilhante do que prever a moeda brasileira: algumas semanas atrás, a perspectiva era de BRL/USD a 4,50. Já estamos nos 5,30.
Itens analisados pelos daytraders antes de investir: (1) gráfico dos candlesticks (padrões “gato brincando com novelo de lã” e “T-Rex gorfando” seriam sinais claros de compra), (2) seção de comentários das páginas de fin-memes do Insta e (3) o horóscopo do dia.
Com dinheiro de graça no mundo, patrocinado pelos grandes bancos centrais, o resultado dos bancões não deve ser dos piores. Mas atenção: se você trabalha em M&A de empresas de auditoria, não pode ser chamado de banker. É tipo tirar CPA 20 e se achar banker do private…
Tweet do dia:
BC lembrou que aqui é Brasil, deixou de imitar banco central de país desenvolvido.
• Estados Unidos: Índice de atividade industrial (janeiro), Licenças de construção (dezembro);
• Área do Euro: Decisão sobre a taxa de juros;
• Japão: Decisão sobre a taxa de juros;
• Balanços EUA: Intel e IBM.