Este texto foi enviado primeiro para assinantes da newsletter “É Noite no Condado”, disparada todas as noites, de segunda a sexta-feira. Para receber na sua caixa de e-mail o melhor do mercado financeiro com comentários exclusivos do Faria Lima Elevator, cadastre-se gratuitamente.
O mundo não dá voltas, ele capota. Quem investiu em dólar agora vê tudo cair, enquanto quem acreditou nas criptomoedas vai muito bem, obrigado. Essa sim é a verdadeira luta de classes, o conflito o velho e o novo, o analógico e o digital, o tátil e o que não se vê.
Publicidade
Deixando de lado a filosofia, vou pensar um pouco em mim. Vai ser bom demais poder visitar a Broadway novamente com o dólar caindo. Resta saber se a bilheteria de O Fantasma da Ópera aceita Bitcoin.
Essas são as principais notícias do dia no E-Investidor, com comentários do Faria Lima Elevator:
Daquelas bolas sempre cantadas: desde que a XP levou um pito da B3 por estar fechando as operações de compra e venda dentro da casa sem enviar à Bolsa, vez ou outra alguém lança essa na roda.
“Não é muito, mas é de coração”: ultimamente, motivados pelo valor crescente das criptos ou pela maior adoção por pequena e média empresas nos EUA, uma maior vontade política surge no sentido de aceitar seu uso. Não sem um pacote de maldades: estão a todo vapor projetos para taxação de criptoativos.
As atividades mais arriscadas do mundo: (1) técnico de limpeza de janelas de arranha-céus pelo alto risco de queda; (2) eletricista de alta tensão pelo alto risco de ser eletrocutado, (3) acionista de ações de empresa aérea pela margem curta, risco cambial, risco institucional e muito mais.
Imagina um cenário de sair de uma pandemia global e já partir para um cenário de crescimento global, com liquidez crescente e investidores atrás de ativos de países emergentes? Não vamos contar para Brasília, para não colocarem água no nosso chopp.
Achavam que sairíamos intactos de maio? Não tivemos os tradicionais circuit-breakers no mês, mas em compensação as criptos deram uma chacoalhada boa. Enquanto uns choram, outros vendem lenço: ainda dá para garimpar algumas moedas com bom retorno.
Tweet do dia:
Nada é tão permanente quanto uma inflação temporária
— Faria Lima Elevator (@FariaLimaElevat) June 9, 2021
Prepare-se para esta quarta-feira!
Brasil: FGV: IGP-M (1ª prévia) (jun); Conab: 9º Levantamento da safra de grãos 2020/2021 (jun); IBGE: Levantamento Sistemático da Produção Agrícola;
Área do Euro: Banco Central anunciará decisão de política monetária;
EUA: Pedidos de auxílio desemprego (semanal); Índice de preços ao consumidor (mai);
Peru: Banco Central anunciará decisão de política monetária.