- A atual administração da Petrobras tem deixado um recado direto aos investidores: vamos tornar a companhia grande novamente, com foco no aumento da programação de investimentos e diversificando a base de ativos
- Será que vamos ver o futuro repetir o passado? Vale dar o benefício da dúvida como investidores?
- A primeira percepção é de aumento de risco imediato, no entanto, a diretoria financeira tem enfatizado que o ambicioso plano de crescimento não irá comprometer a saúde financeira da empresa
A atual administração da Petrobras (PETR3; PETR4) tem deixado um recado direto aos investidores: vamos tornar a companhia grande novamente, com foco no aumento da programação de investimentos e diversificando a base de ativos. Será que vamos ver o futuro repetir o passado? Vale dar o benefício da dúvida como investidores?
Leia também
A primeira percepção é de aumento de risco imediato, no entanto, a diretoria financeira tem enfatizado que o ambicioso plano de crescimento não irá comprometer a saúde financeira da empresa. Mesmo com a alteração (redução) da política de dividendos, até para financiar parte deste ciclo de investimentos, as ações seguem no radar dos grandes investidores.
É importante reforçar que a revisão oficial do Plano Estratégico da Petrobras está prevista para novembro. Algumas estimativas do mercado, como por exemplo dos analistas do banco BTG (BPAC11), projetam que o plano de capex de 5 anos crescerá para US$ 82-86 bilhões (acima dos US$ 78 bilhões atuais).
Publicidade
Ainda temos alguns bons e grandes questionamentos, como o potencial interesse da companhia em adquirir participações na Braskem (BRKM5) ou outros ativos de distribuição, mas que nos parecem mais distantes. Um cenário mais provável é que sua participação nos atuais ativos não seja colocada como disponível para venda.
Por fim, na semana passada, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse que está confiante na aprovação para a exploração de petróleo na bacia da foz do Rio Amazonas, “Silveira avalia que a exploração não trará perigos de contaminação da foz do rio, já que o local a ser perfurado está a 500km”.
Temos diversos temas relevantes que deverão ser apresentados ao longo das próximas semanas mas o cenário base é de pequenas alterações, como na politica de dividendos e de investimentos.
Olhando para os investimentos em bolsa e para o desempenho de suas ações, mesmo com as altas acumuladas da ordem de 40% neste ano de 2023, as ações da Petrobras ainda podem ser consideradas baratas e negociadas com desconto.
Publicidade
As ações preferenciais são negociadas com múltiplos (preço/lucro) inferiores a 4x para 2024, mesmo considerando cenários mais conservadores e projetando dividendos superiores a 10% de retorno ao longo dos próximos anos.
Os riscos existem, mas a percepção até o momento é a de que a governança corporativa segue inabalada, ou seja, vale dar o benefício da dúvida, tudo o mais constante.