Ver São Paulo do alto pode ser uma boa experiência para entender como a cidade cresceu e se comporta. E aí vem aquela velha história: “ah, mas ir para um rooftop ou terraço é tão caro”. Não é não, minha gente (é por isso que essa coluna existe, inclusive).
Leia também
Lugares conhecidos têm uma bela vista da cidade e podem ser visitados gratuitamente. É só se planejar, ter um pouquinho de paciência e ter uma grana modesta no bolso para tomar um café.
Abaixo, uma lista de quatro lugares onde você pode ver São Paulo de um jeito especial.
Copan
Um dos prédios mais famosos de São Paulo também conta com um terraço para visitação. Projetado na década de 1950 por Oscar Niemeyer com a colaboração do arquiteto Carlos Alberto Cerqueira Lemos, o edifício em formato de “S” se destaca no centro paulista, com 115 metros de altura, 32 andares e 120 mil metros quadrados de área construída.
Publicidade
Quem quiser chegar ao topo da construção pode visitar a sua cobertura no 32º andar. O acesso ocorre por meio do Bloco F, onde se deve realizar um rápido cadastro para permitir a entrada do visitante. O passeio é acompanhado por um bombeiro do prédio, que guia os turistas no elevador até o último andar e os ajuda a subir a pequena escada que dá acesso ao rooftop.
A pequena viagem garante uma visão panorâmica da cidade de São Paulo. Alguns locais que podem ser observados são a Catedral da Sé, o Elevado Presidente João Goulart, mais conhecido como Minhocão, o Sambódromo do Anhembi e a Estação da Luz. Funciona de segunda a sexta, em dois horários: às 10h30 e às 15h30 (exceto feriados).
Endereço: Av. Ipiranga, 200
Museu da Língua Portuguesa
O Museu da Língua Portuguesa, centro de referência para a cultura nacional, abriga também um terraço com vista privilegiada para a torre do relógio da Estação da Luz, o Parque da Luz e a Estação Júlio Prestes.
O espaço foi aberto ao público com a reabertura da instituição em 2021, após um incêndio que atingiu o prédio. O terraço presta uma homenagem ao arquiteto Paulo Mendes da Rocha, que morreu em 2021 e foi responsável pelo projeto do Museu com o filho, Pedro Mendes da Rocha.
Em junho deste ano, uma novidade chegou ao terraço: o restaurante Flor Cafe, que já funcionava no piso térreo da instituição. Os visitantes podem consumir bebidas quentes e frias, incluindo café expresso, chocolate quente e capuccino, além de doces e salgados, como bolos de fubá e mini muffins de queijo ou de ervas. O estabelecimento funciona de quinta a domingo, das 10h às 18h. Aos sábados, a entrada é gratuita.
Publicidade
Endereço: Praça da Luz, Centro Histórico de São Paulo. Terça a domingo, 9h/16h30, com permanência até 18h. R$ 20 (com meia-entrada aos domingos). Grátis aos sábados. Fecha segunda-feira.
Prédio da Prefeitura
Em um passeio pelo centro de São Paulo, não pode faltar o jardim suspenso do Edifício Matarazzo, sede da Prefeitura. No meio da agitação urbana, o lugar oferece um respiro em meio a diversas espécies de plantas, contando ainda com vista privilegiada para vários cartões postais da capital paulista, como o Theatro Municipal e o Edifício Altino Arantes, mais conhecido como Farol Santander.
A visita guiada passa pelo rooftop e pelo terceiro andar do prédio, com duração prevista de uma hora. O passeio é gratuito e pode ser realizado de terça-feira a sexta-feira, às 14h30 e às 16h30, aos sábados, às 16h30, e aos domingos, às 10h30 e às 16h30.
Não é necessário realizar um agendamento prévio. Basta comparecer ao edifício com pelo menos 45 minutos de antecedência ante o horário escolhido, para preencher o cadastro de visitante, portando documento oficial com foto. As visitas têm um limite de 10 vagas por horário que serão preenchidas por ordem de chegada.
Endereço: Viaduto do Chá, 15, Anhangabaú, São Paulo
Sesc Avenida Paulista
A principal instituição cultural de São Paulo inaugurou sua unidade na Avenida Paulista em 2018. Sem piscina e teatro, comuns nas outras unidades, o projeto conta com espaços para shows, apresentações artísticas, práticas corporais, clínica odontológica, biblioteca e comedoria. E uma de suas principais atrações é o mirante, com boa vista panorâmica para a avenida e café.
Para acessar o mirante, que fica no, 17º andar, é preciso obter ingressos por meio do site do Sesc ou do aplicativo da entidade. A visita gratuita tem duração de 30 minutos.
Publicidade
Endereço: Av. Paulista, 119. Terça-feira a sexta-feira, 10h às 21h30; sábados, 10h às 19h30; domingos e feriados, 10h às 18h30. Fecha na segunda-feira.
Colaborou Beatriz Rocha