Publicidade

Comportamento

Como saber se tenho dinheiro esquecido no Banco Central?

A consulta é feita exclusivamente pelo site valoresareceber.bcb.gov.br

Como saber se tenho dinheiro esquecido no Banco Central?
O site do Banco Central (BC) em que as pessoas podem consultar valores esquecidos voltou a estar disponível na noite deste domingo (13). Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
  • Segundo o Banco Central (BC), caso o consumidor tenha algum saldo existente, o site irá informar a data e o horário que a pessoa deverá efetuar a solicitação do pagamento
  • Os períodos serão agendados conforme o ano de nascimento da pessoa física ou da criação da empresa, segundo calendário oficial do BC
  • No entanto, as pessoas precisam ficar atentas aos cuidados para não cair em golpes

O site do Banco Central (BC) em que as pessoas podem consultar valores esquecidos em bancos e em outras instituições financeiras voltou a estar disponível.

Mas agora você pode estar se perguntando: como saber se tenho dinheiro no banco central? O processo é bastante simples: a consulta é feita exclusivamente por meio do endereço www.valoresareceber.bcb.gov.br. Caso o consumidor tenha algum saldo existente, o site oficial irá informar a data em que a pessoa poderá solicitar e efetuar o resgate. Bem fácil!

Os períodos serão agendados conforme o ano de nascimento da pessoa física ou da criação da empresa, segundo o seguinte calendário estabelecido pelo Banco Central (BC):

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Mas, se você tem alguma dúvida sobre como funciona o processo, não tem problema. O E-Investidor separou um passo a passo que vai te ajudar na hora da consulta. Veja, a seguir.

Como saber se tenho “dinheiro esquecido” em bancos?

Para consultar a existência de quantias esquecidas em contas bancárias, siga os passos:

1) Faça cadastro no site do Governo Brasileiro: segundo o Banco Central (BC), é necessário ter um cadastro no site do Governo Brasileiro com nível de segurança “prata” ou “ouro”. Para ter um login, basta acessar o site (https://sso.acesso.gov.br) ou baixar o aplicativo “Gov.Br”, disponível no Google Play e App Store.

2) Valores a Receber: com o cadastro concluído, basta acessar o site www.valoresareceber.bcb.gov.br na data e no período informados no calendário. Para consultar e solicitar o saldo existente, utilize o seu login Gov.br.

Caso tenha algum valor a receber, o sistema informará a data e o horário em que a pessoa pode voltar a acessar para realizar o pedido de resgate do dinheiro. Se você não tiver saldo existente, o Banco Central recomenda consultar o site em outro período.

3) Atente-se a data do pagamento: ao solicitar o resgate do valor, você receberá a data do agendamento. Confira se a hora para receber o saldo está dentro do período de 4h às 14h ou de 14h às 24h.

Publicidade

Caso perca a data e o período, acesse novamente o site www.valoresareceber.bcb.gov.br no sábado de repescagem (que consta no calendário) no período de 4h às 24h.

Se, por alguma eventualidade, perder novamente o sábado de repescagem, o consumidor poderá consultar ou solicitar o resgate do saldo existente a partir do dia 28/03/2022.

Cuidados para não cair em golpes

O site www.vaoresareceber.bcb.gov.br é o único site para consulta e solicitação dos valores esquecidos em instituições financeiras. Portanto, não clique em links suspeitos enviados por e-mail, SMS, Whatsapp, telegram ou qualquer outra rede social ou plataforma.

Além disso, o Banco Central não envia links, não solicita dados pessoais e nem entra em contato com as pessoas para abordar sobre os valores esquecidos. Também não é necessário realizar nenhum tipo de pagamento para ter acesso aos valores. Portanto, fique atento!

Web Stories

Ver tudo
<
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos