- Há uma necessidade cada vez maior de as marcas melhorarem a comunicação no ambiente digital, sobretudo nas redes sociais
- “Daqui a dois anos só existirão dois tipos de empresas: as que estão no mercado digital e as quebradas”, projeta Evandro Laone, palestrante e CEO da Alobela
- Confira as cinco dicas do empresário sobre parcerias com influenciadores digitais que podem te ajudar no seu negócio
A pandemia de covid-19 provocou uma série de mudanças no comportamento de consumidores, como uma maior propensão ao consumo digital. Fontes ligadas a esse mercado avaliam que o comércio eletrônico, em poucos meses, avançou o equivalente ao que cresceria em alguns anos. Mas além de vender, percebe-se uma necessidade cada vez maior de as marcas melhorarem a comunicação neste ambiente, sobretudo nas redes sociais.
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“Daqui a dois anos só existirão dois tipos de empresas: as que estão no mercado digital e as quebradas”, projeta Evandro Laone, palestrante e CEO da Alobela, empresa de produtos de saúde e beleza.
Além da importância de vender e prestar atendimento de forma on-line, o empresário também destaca o papel que têm desempenhado os influenciadores digitais, que atuam como “veículos de comunicação” para as marcas. “São eles que têm a moeda mais disputada e valiosa do momento: a atenção dos clientes”, avalia Laone.
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Conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – Tecnologia da Informação e Comunicação (Pnad Contínua TIC) 2018, três em cada quatro pessoas no Brasil, até o ano passado, tinham acesso à internet e, entre esses, o celular era o equipamento mais usado.
Com tanta gente conectada à internet e cada vez mais ambientadas às redes sociais, como as empresas podem vender ou ganhar mais visibilidade através da figura dos influenciadores digitais?
Para essa pergunta, Evandro Laone separou para o E-Investidor as cinco dicas a seguir.
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Prepare sua empresa para atender os clientes
Não adianta ter uma loja on-line, divulgar com influenciadores e ter um atendimento “offline”, ou seja, que não dê a dinâmica e a facilidade que o novo consumidor precisa. Então, antes de fazer sua divulgação, prepare seu time e seus canais para atender o consumidor através do WhatsApp, direct do Instagram e Messenger do Facebook, além de responder os comentários das postagens de todas as redes.
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Cuide bem do seu ReclameAqui
Todo consumidor digital tem o ‘ReclameAqui’ como selo de qualidade de atendimento e, normalmente, busca sua empresa lá antes de fazer a compra. Use isso a seu favor e tenha um atendimento exemplar na página, responda o quanto antes e atenda o seu cliente da melhor forma, para que ele se encante com a solução e te dê nota máxima. É a velha premissa: “problema todo mundo tem”, mas o cliente quer saber como a sua empresa lida quando eles aparecem.
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Defina bem seu público-alvo
As redes sociais são muito amplas. É como se você estivesse dentro de um estádio com cem mil pessoas e tivesse 15 segundos para chamar a atenção da plateia. Lembrando que dentro do campo estão todos os seus concorrentes “brigando” pelos mesmos clientes. Então, segmentar o seu cliente é crucial para que você tenha uma comunicação clara e direta. Mesmo que seu produto abranja muitos perfis de pessoas, faça campanhas segmentadas para aumentar sua conversão de vendas.
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Escolha influenciadores que têm autoridade, não fama
Esse é o insight mais poderoso que, se você entender, economiza muito tempo, dinheiro e energia. No mundo das redes sociais, existem autoridades e celebridades. Para você identificar isso, basta responder a seguinte pergunta: “esse influenciador é seguido pelo que ele diz ou por quem ele é?”. Se for seguido pelo que diz, é uma ‘autoridade’ no assunto e você terá muito mais chance de conversão de vendas.
Agora, se for seguido por quem ele é, será bom para que sua marca faça branding, mas, dificilmente, esse influenciador vai conseguir dar ROI (sigla em inglês para Retorno Sobre o Investimento).
Então, eu sempre tenho um influenciador celebridade no site, nas redes sociais, para darem força na hora da conversão, mas a venda de verdade acontece com as autoridades.
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Faça remarketing
Fazer uma divulgação com influenciadores e não fazer remarketing é deixar muito dinheiro na mesa. Muitas vezes, é a diferença entre dar ROI ou não. E é muito comum as empresas fazerem ações com influenciadores e ficar só no orgânico deles. Então, não deixe isso acontecer na sua empresa e faça remarketing.
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Outra sugestão é não aderir a agências, pois terceirizar o marketing da sua empresa significa terceirizar a alma do negócio. Contrate um profissional que entenda disso e o coloque “dentro de casa” pois o resultado será muito melhor.