• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Comportamento

5 dicas para empresários venderem produtos por influenciadores digitais

Empresário aponta os pilares para as empresas acertarem nas vendas na internet

Por Isaac de Oliveira

05/11/2020 | 17:25 Atualização: 08/12/2023 | 17:35

O influenciador pode usar as redes sociais para impulsionar uma ação específica e lucrar com isso. (Foto: Pixabay)
O influenciador pode usar as redes sociais para impulsionar uma ação específica e lucrar com isso. (Foto: Pixabay)

A pandemia de covid-19 provocou uma série de mudanças no comportamento de consumidores, como uma maior propensão ao consumo digital. Fontes ligadas a esse mercado avaliam que o comércio eletrônico, em poucos meses, avançou o equivalente ao que cresceria em alguns anos. Mas além de vender, percebe-se uma necessidade cada vez maior de as marcas melhorarem a comunicação neste ambiente, sobretudo nas redes sociais.

Leia mais:
  • Influencers de finanças aumentam influência com crise do coronavírus
  • ‘Banco’ de youtubers para adolescentes aproveita espaço deixado pelo Nubank
  • O que você e a Gabriela Pugliesi precisam saber antes de fazer day trading
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Daqui a dois anos só existirão dois tipos de empresas: as que estão no mercado digital e as quebradas”, projeta Evandro Laone, palestrante e CEO da Alobela, empresa de produtos de saúde e beleza.

Além da importância de vender e prestar atendimento de forma on-line, o empresário também destaca o papel que têm desempenhado os influenciadores digitais, que atuam como “veículos de comunicação” para as marcas. “São eles que têm a moeda mais disputada e valiosa do momento: a atenção dos clientes”, avalia Laone.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – Tecnologia da Informação e Comunicação (Pnad Contínua TIC) 2018, três em cada quatro pessoas no Brasil, até o ano passado, tinham acesso à internet e, entre esses, o celular era o equipamento mais usado.

Com tanta gente conectada à internet e cada vez mais ambientadas às redes sociais, como as empresas podem vender ou ganhar mais visibilidade através da figura dos influenciadores digitais?

Para essa pergunta, Evandro Laone separou para o E-Investidor as cinco dicas a seguir.

  • Prepare sua empresa para atender os clientes

Não adianta ter uma loja on-line, divulgar com influenciadores e ter um atendimento “offline”, ou seja, que não dê a dinâmica e a facilidade que o novo consumidor precisa. Então, antes de fazer sua divulgação, prepare seu time e seus canais para atender o consumidor através do WhatsApp, direct do Instagram e Messenger do Facebook, além de responder os comentários das postagens de todas as redes.

  • Cuide bem do seu ReclameAqui

Todo consumidor digital tem o ‘ReclameAqui’ como selo de qualidade de atendimento e, normalmente, busca sua empresa lá antes de fazer a compra. Use isso a seu favor e tenha um atendimento exemplar na página, responda o quanto antes e atenda o seu cliente da melhor forma, para que ele se encante com a solução e te dê nota máxima. É a velha premissa: “problema todo mundo tem”, mas o cliente quer saber como a sua empresa lida quando eles aparecem.

  • Defina bem seu público-alvo

As redes sociais são muito amplas. É como se você estivesse dentro de um estádio com cem mil pessoas e tivesse 15 segundos para chamar a atenção da plateia. Lembrando que dentro do campo estão todos os seus concorrentes “brigando” pelos mesmos clientes. Então, segmentar o seu cliente é crucial para que você tenha uma comunicação clara e direta. Mesmo que seu produto abranja muitos perfis de pessoas, faça campanhas segmentadas para aumentar sua conversão de vendas.

  • Escolha influenciadores que têm autoridade, não fama

Esse é o insight mais poderoso que, se você entender, economiza muito tempo, dinheiro e energia. No mundo das redes sociais, existem autoridades e celebridades. Para você identificar isso, basta responder a seguinte pergunta: “esse influenciador é seguido pelo que ele diz ou por quem ele é?”. Se for seguido pelo que diz, é uma ‘autoridade’ no assunto e você terá muito mais chance de conversão de vendas.

Agora, se for seguido por quem ele é, será bom para que sua marca faça branding, mas, dificilmente, esse influenciador vai conseguir dar ROI (sigla em inglês para Retorno Sobre o Investimento).

Publicidade

Então, eu sempre tenho um influenciador celebridade no site, nas redes sociais, para darem força na hora da conversão, mas a venda de verdade acontece com as autoridades.

  • Faça remarketing

Fazer uma divulgação com influenciadores e não fazer remarketing é deixar muito dinheiro na mesa. Muitas vezes, é a diferença entre dar ROI ou não. E é muito comum as empresas fazerem ações com influenciadores e ficar só no orgânico deles. Então, não deixe isso acontecer na sua empresa e faça remarketing.

Outra sugestão é não aderir a agências, pois terceirizar o marketing da sua empresa significa terceirizar a alma do negócio. Contrate um profissional que entenda disso e o coloque “dentro de casa” pois o resultado será muito melhor.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Conteúdo E-Investidor
  • E-Commerce
  • Influencer
Cotações
07/11/2025 3h36 (delay 15min)
Câmbio
07/11/2025 3h36 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Maiores dividendos de 2025: veja quem mais encheu o bolso do acionista no ano

  • 2

    Última chamada para dividendos: quem ainda pode surpreender os investidores antes do ano acabar?

  • 3

    Ibovespa bate novo recorde e tem 12º dia seguido de alta; é hora de realizar lucros?

  • 4

    Lucro da Petrobras pode cair até 32% no 3T25 com dividendos acima de US$ 2 bi; veja recomendações e preços-alvo antes do balanço desta noite

  • 5

    Como investir com juros de 15% ao ano e alcançar uma boa rentabilidade; confira simulações

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Qual é o chocolate mais caro do mundo?
Logo E-Investidor
Qual é o chocolate mais caro do mundo?
Imagem principal sobre o Quanto custa assinar o ChatGPT Business? Veja valores
Logo E-Investidor
Quanto custa assinar o ChatGPT Business? Veja valores
Imagem principal sobre o Aposentadoria: veja porque você deve investir no futuro
Logo E-Investidor
Aposentadoria: veja porque você deve investir no futuro
Imagem principal sobre o Novembro de 2025: saiba qual feriado cairá em uma quinta-feira
Logo E-Investidor
Novembro de 2025: saiba qual feriado cairá em uma quinta-feira
Imagem principal sobre o O que as pessoas mais compram na Black Friday?
Logo E-Investidor
O que as pessoas mais compram na Black Friday?
Imagem principal sobre o FGTS: saiba como simular um empréstimo pelo Caixa Tem
Logo E-Investidor
FGTS: saiba como simular um empréstimo pelo Caixa Tem
Imagem principal sobre o Vai ter feriado com emenda em novembro?
Logo E-Investidor
Vai ter feriado com emenda em novembro?
Imagem principal sobre o Gás do Povo: como fazer a recarga com o cartão de débito da Caixa
Logo E-Investidor
Gás do Povo: como fazer a recarga com o cartão de débito da Caixa
Últimas:
Petrobras sobe, mas não empolga com 3TRI25 no pós-mercado de NY; Suzano ganha mais
Mercado
Petrobras sobe, mas não empolga com 3TRI25 no pós-mercado de NY; Suzano ganha mais

Lucro acima do esperado e dividendos bilionários impulsionam leve alta dos ADRs da Petrobras, mas Suzano lidera os ganhos com reação mais forte ao balanço

07/11/2025 | 02h18 | Por Redação
Santander (SANB11) paga JCP nesta sexta-feira (7); confira valores por ação
Tempo Real
Santander (SANB11) paga JCP nesta sexta-feira (7); confira valores por ação

Distribuição contempla units e ações ordinárias e preferenciais com data-com em 21 de outubro de 2025

07/11/2025 | 00h01 | Por Rafaela Navarro
Timemania acaba de sortear números e time do coração nesta quinta-feira (06)
Loterias
Timemania acaba de sortear números e time do coração nesta quinta-feira (06)

A Caixa Econômica Federal acabou de realizar o sorteio da loteria no Espaço da Sorte, em São Paulo (SP)

06/11/2025 | 21h17 | Por Jéssica Anjos
Dia de Sorte acaba de sortear números nesta quinta (06); prêmio em jogo é de R$ 1,5 milhão
Loterias
Dia de Sorte acaba de sortear números nesta quinta (06); prêmio em jogo é de R$ 1,5 milhão

O sorteio foi realizado no Espaço da Sorte, em São Paulo (SP), com transmissão ao vivo no YouTube

06/11/2025 | 21h15 | Por Jéssica Anjos

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador