• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Comportamento

5 dicas para empresários venderem produtos por influenciadores digitais

Empresário aponta os pilares para as empresas acertarem nas vendas na internet

Por Isaac de Oliveira

05/11/2020 | 17:25 Atualização: 08/12/2023 | 17:35

O influenciador pode usar as redes sociais para impulsionar uma ação específica e lucrar com isso. (Foto: Pixabay)
O influenciador pode usar as redes sociais para impulsionar uma ação específica e lucrar com isso. (Foto: Pixabay)

A pandemia de covid-19 provocou uma série de mudanças no comportamento de consumidores, como uma maior propensão ao consumo digital. Fontes ligadas a esse mercado avaliam que o comércio eletrônico, em poucos meses, avançou o equivalente ao que cresceria em alguns anos. Mas além de vender, percebe-se uma necessidade cada vez maior de as marcas melhorarem a comunicação neste ambiente, sobretudo nas redes sociais.

Leia mais:
  • Influencers de finanças aumentam influência com crise do coronavírus
  • ‘Banco’ de youtubers para adolescentes aproveita espaço deixado pelo Nubank
  • O que você e a Gabriela Pugliesi precisam saber antes de fazer day trading
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Daqui a dois anos só existirão dois tipos de empresas: as que estão no mercado digital e as quebradas”, projeta Evandro Laone, palestrante e CEO da Alobela, empresa de produtos de saúde e beleza.

Além da importância de vender e prestar atendimento de forma on-line, o empresário também destaca o papel que têm desempenhado os influenciadores digitais, que atuam como “veículos de comunicação” para as marcas. “São eles que têm a moeda mais disputada e valiosa do momento: a atenção dos clientes”, avalia Laone.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – Tecnologia da Informação e Comunicação (Pnad Contínua TIC) 2018, três em cada quatro pessoas no Brasil, até o ano passado, tinham acesso à internet e, entre esses, o celular era o equipamento mais usado.

Com tanta gente conectada à internet e cada vez mais ambientadas às redes sociais, como as empresas podem vender ou ganhar mais visibilidade através da figura dos influenciadores digitais?

Para essa pergunta, Evandro Laone separou para o E-Investidor as cinco dicas a seguir.

  • Prepare sua empresa para atender os clientes

Não adianta ter uma loja on-line, divulgar com influenciadores e ter um atendimento “offline”, ou seja, que não dê a dinâmica e a facilidade que o novo consumidor precisa. Então, antes de fazer sua divulgação, prepare seu time e seus canais para atender o consumidor através do WhatsApp, direct do Instagram e Messenger do Facebook, além de responder os comentários das postagens de todas as redes.

  • Cuide bem do seu ReclameAqui

Todo consumidor digital tem o ‘ReclameAqui’ como selo de qualidade de atendimento e, normalmente, busca sua empresa lá antes de fazer a compra. Use isso a seu favor e tenha um atendimento exemplar na página, responda o quanto antes e atenda o seu cliente da melhor forma, para que ele se encante com a solução e te dê nota máxima. É a velha premissa: “problema todo mundo tem”, mas o cliente quer saber como a sua empresa lida quando eles aparecem.

  • Defina bem seu público-alvo

As redes sociais são muito amplas. É como se você estivesse dentro de um estádio com cem mil pessoas e tivesse 15 segundos para chamar a atenção da plateia. Lembrando que dentro do campo estão todos os seus concorrentes “brigando” pelos mesmos clientes. Então, segmentar o seu cliente é crucial para que você tenha uma comunicação clara e direta. Mesmo que seu produto abranja muitos perfis de pessoas, faça campanhas segmentadas para aumentar sua conversão de vendas.

  • Escolha influenciadores que têm autoridade, não fama

Esse é o insight mais poderoso que, se você entender, economiza muito tempo, dinheiro e energia. No mundo das redes sociais, existem autoridades e celebridades. Para você identificar isso, basta responder a seguinte pergunta: “esse influenciador é seguido pelo que ele diz ou por quem ele é?”. Se for seguido pelo que diz, é uma ‘autoridade’ no assunto e você terá muito mais chance de conversão de vendas.

Agora, se for seguido por quem ele é, será bom para que sua marca faça branding, mas, dificilmente, esse influenciador vai conseguir dar ROI (sigla em inglês para Retorno Sobre o Investimento).

Publicidade

Então, eu sempre tenho um influenciador celebridade no site, nas redes sociais, para darem força na hora da conversão, mas a venda de verdade acontece com as autoridades.

  • Faça remarketing

Fazer uma divulgação com influenciadores e não fazer remarketing é deixar muito dinheiro na mesa. Muitas vezes, é a diferença entre dar ROI ou não. E é muito comum as empresas fazerem ações com influenciadores e ficar só no orgânico deles. Então, não deixe isso acontecer na sua empresa e faça remarketing.

Outra sugestão é não aderir a agências, pois terceirizar o marketing da sua empresa significa terceirizar a alma do negócio. Contrate um profissional que entenda disso e o coloque “dentro de casa” pois o resultado será muito melhor.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Conteúdo E-Investidor
  • E-Commerce
  • Influencer
Cotações
17/11/2025 21h06 (delay 15min)
Câmbio
17/11/2025 21h06 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Quanto uma pessoa precisa juntar para se aposentar? Veja como chegar lá

  • 2

    Tesouro Nacional lança plataforma para monitorar investimentos em projetos sustentáveis

  • 3

    De Paris à Amazônia: 6 hotéis sobre a água que você precisa conhecer

  • 4

    COP30: Brasil e mais 12 países lançam Hub de Plataforma para coordenar investimentos climáticos

  • 5

    Dólar sobe e fecha a R$ 5,3310 em semana de dados relevantes da economia americana

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o 13º salário 2025: veja datas de pagamento, como calcular, regras na demissão e cuidados na Black Friday
Logo E-Investidor
13º salário 2025: veja datas de pagamento, como calcular, regras na demissão e cuidados na Black Friday
Imagem principal sobre o Qual o consumo médio de uma geladeira ao longo do mês?
Logo E-Investidor
Qual o consumo médio de uma geladeira ao longo do mês?
Imagem principal sobre o Bolsa Família: quem recebe nesta semana?
Logo E-Investidor
Bolsa Família: quem recebe nesta semana?
Imagem principal sobre o FGTS Rio Bonito do Iguaçu: veja passo a passo para solicitar
Logo E-Investidor
FGTS Rio Bonito do Iguaçu: veja passo a passo para solicitar
Imagem principal sobre o Famílias podem financiar casas mais caras do Minha Casa, Minha Vida; entenda
Logo E-Investidor
Famílias podem financiar casas mais caras do Minha Casa, Minha Vida; entenda
Imagem principal sobre o FGTS Rio Bonito do Iguaçu: quem pode solicitar?
Logo E-Investidor
FGTS Rio Bonito do Iguaçu: quem pode solicitar?
Imagem principal sobre o Como montar uma reserva de emergência para o seu pet em 2025
Logo E-Investidor
Como montar uma reserva de emergência para o seu pet em 2025
Imagem principal sobre o Fies: quem pode aderir à renegociação?
Logo E-Investidor
Fies: quem pode aderir à renegociação?
Últimas:
Resultado da Lotofácil: NÚMEROS REVELADOS; veja dezenas dos R$ 12 milhões
Loterias
Resultado da Lotofácil: NÚMEROS REVELADOS; veja dezenas dos R$ 12 milhões

O concurso teve transmissão ao vivo pela Caixa Econômica Federal e foi realizado no Espaço da Sorte

17/11/2025 | 21h04 | Por Jéssica Anjos
Resultado da Lotomania: NOVO HORÁRIO; veja quando saem números do concurso 2850
Loterias
Resultado da Lotomania: NOVO HORÁRIO; veja quando saem números do concurso 2850

O prêmio principal da noite está acumulado em R$ 4,2 milhões e o apostador que acertar os 20 números sorteados pode levar a bolada para a casa

17/11/2025 | 20h00 | Por Jéssica Anjos
Resultado da Lotofácil: HORÁRIO DIFERENTE; veja quando saem números dos R$ 12 milhões
Loterias
Resultado da Lotofácil: HORÁRIO DIFERENTE; veja quando saem números dos R$ 12 milhões

A mudança no horário da modalidade da Lotofácil altera também o prazo final para apostas

17/11/2025 | 20h00 | Por Jéssica Anjos
Resultado da Quina: HORÁRIO MUDOU; veja quando números serão revelados hoje (17)
Loterias
Resultado da Quina: HORÁRIO MUDOU; veja quando números serão revelados hoje (17)

A extração do concurso 6880 ocorrerá ainda hoje em novo horário, no Espaço da Sorte em São Paulo (SP)

17/11/2025 | 20h00 | Por Jéssica Anjos

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador