Comportamento

Cinco filmes sobre a crise bancária de 2008 para ver no streaming

O desastre financeiro que impactou o mundo foi retratado em documentários e filmes baseados em fatos reais

Cinco filmes sobre a crise bancária de 2008 para ver no streaming
Christian Bale no filme "A Grande Aposta" (Foto: Divulgação)

A crise econômica de 2008 foi potencializada pela crise do Subprime, que fez estourar uma bolha imobiliária. Uma das consequências foi a quebra do Lehmann Brothers, um dos maiores bancos de investimentos do mundo, culminando também em demissões em massa e na retirada de dinheiro de instituições financeiras dos Estados Unidos.

Hoje o cenário não é muito diferente: o Silicon Valley Bank (SVB) e o Signature Bank faliram há alguns dias e deixaram correntistas apreensivos. Agentes do mercado tentam contornar uma possível crise financeira que possa contaminar o setor bancário mundial, assim como há quinze anos atrás.

O desastre financeiro que impactou o mundo foi retratado em documentários e filmes baseados em fatos reais. Confira alguns deles.

A Grande Aposta

Dirigido por Adam Mckay, o drama biográfico ocorre dois anos antes da crise imobiliária que se alastrou pelos Estados Unidos em 2008 e contaminou o resto do mundo. A história é contada pela perspectiva de Michael Burry, Jared Vennett e Mark Baum, três executivos que decidiram apostar contra o mercado hipotecário do país.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Burry, interpretado por Christian Bale, largou a medicina para se tornar um gerente de uma área altamente especulativa do mercado, os fundos de cobertura, conhecidos como hedge funds. Empregado da corretora de investimentos Scion Capital, Burry “previu” que havia uma bolha econômica. E ela estouraria em breve.

Jered Vennett e Mark Baum, interpretados respectivamente por Ryan Gosling e Steve Carrell, se juntam a Burry para apostar contra o mercado imobiliário de hipotecas. Vennett trabalha no Deustchebank, enquanto Mark quer expor as contradições e farsas do mercado financeiro.

A obra ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado em 2016.

Onde assistir: Prime Video

Margin Call – O Dia Antes do Fim

Escrito e dirigido por J.C. Chandor, este filme que saiu em 2011 também conta a história da crise financeira de 2008. Diferentemente de A Grande Aposta, a obra dá luz ao momento inicial da crise em um banco de investimentos.

Publicidade

O experiente analista de riscos Eric Dale (Stanley Tucci) é um dos dispensados de uma instituição financeira, mas antes de sair do prédio deixa um pen drive com outro funcionário, o jovem Peter Sullivan (Zachary Quinto), pedindo “cuidado”. Após analisar os dados, Sullivan descobre que uma catástrofe econômica está por vir. A partir daí, os personagens poderosos entram em cena na tentativa de evitar o pior – e de se safar das consequências.

Onde assistir: Prime Video e Looke

Trabalho Interno

Lançado em 2010, o filme é resultado de uma busca intensa para explicar a crise financeira de 2008. O documentário foi dirigido por Charles Ferguson e conta com um compilado de entrevistas com grandes nomes do mercado, da política e da economia, como George Soros, investidor bilionário, Lee Hsien Long, ex-primeiro ministro de Singapura e Nouriel Roubini, professor na New York University (NYU).

O longa revela que foram gastos quase US$ 20 trilhões para ‘consertar’ o estrago deixado pela bolha hipotecária nos Estados Unidos, que resultou na perda de milhões de empregos e lares globalmente. O ator Matt Damon narra a obra.

Trabalho Interno ganhou o Oscar de Melhor Documentário em 2011.

Publicidade

Onde assistir: YouTube e Prime Video

Grande Demais Para Quebrar

Baseado no livro de Andrew Ross Sorkin, o título do filme utiliza a justificativa do governo americano para salvar instituições que, em caso de falência, levariam o sistema financeiro mundial para o buraco. O secretário do Tesouro americano, Henry Paulson (William Hurt), precisa lidar com a iminente crise e interagir com poderosos como Dick Fuld (James Woods), o CEO do Lehman Brothers, que negocia vender o banco para ninguém menos que Warren Buffett.

Como o magnata se recusa a pagar o valor pedido, Paulson tenta fazer com que outros bancos dos EUA comprem o Lehman e evitem uma catástrofe de grandes proporções. Curtis Hanson dirige o filme, que ainda tem no elenco Billy Cudrup, Paul Giamatti, Cynthia Nixon e Bill Pullman.

Onde assistir: HBO Max

Wall Street: O Dinheiro nunca Dorme

O filme de 2010 é a sequência de “Wall Street: Poder e Cobiça” (1987). Fora da prisão, Gordon Gekko (Michael Douglas) passa o ano de 2008 divulgando um livro no qual alerta que uma crise econômica se aproxima.

Publicidade

Um dia, após dar uma palestra, ele é abordado por um jovem operador do mercado financeiro que namora a filha dele, a qual Gordon não tem mais contato. O jovem pede para que ele o ajude a lidar com Bretton James, investidor que havia prejudicado seu antigo mentor.

Onde assistir: Star+