Comportamento

BBB 21: Especialistas comentam fala de Gilberto sobre inflação

O participante, doutorando em economia, deu uma aula sobre a relação entre inflação e desemprego

BBB 21: Especialistas comentam fala de Gilberto sobre inflação
(Foto: João Cotta/ Globo)
  • O BBB21 será a edição mais longa do reality show da Rede Globo;
  • “O custo para reduzir o desemprego é aumentar a inflação. Por exemplo, a emissão de moeda gera um custo para a sociedade e esse custo da geração da moeda é a inflação”, disse o participante
  • Segundo os economistas, Gil acertou o conceito, mas faltou aprofundar mais o tema 

Na quinta-feira (18), o participante do BBB 21 Gilberto Nogueira, doutorando em economia, deu uma verdadeira aula sobre a relação entre inflação e desemprego para Juliette e mostrou que o reality show da Rede Globo oferece muito mais do que só entretenimento.

“O custo para reduzir o desemprego é aumentar a inflação. A teoria de Phillips tem toda uma curva que explica isso, entendeu?”, explicou o participante. “Por exemplo, a emissão de moeda gera um custo para a sociedade e esse custo da geração da moeda é a inflação“, complementou.

Gil reforçou que muitas pessoas pensam da seguinte forma: “Quando eu for presidente da República, vou emitir moeda no Banco Central,  dar dinheiro para todo mundo e todo mundo vai ficar rico. Bora, Brasil! Vai, Banco Central, emite moeda! Adoro! Vai!”, disse.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Mas, afinal, Gil fez o dever de casa e acertou nos conceitos? O E-Investidor conversou com três economistas para saber se a fala do participante do BBB está correta.

Vladimir Maciel, coordenador do Centro Mackenzie de Liberdade Econômica

“Em linhas gerais, Gil foi muito didático e fez uma coisa que não é trivial: explicar o trade-off entre inflação e desemprego para leigos e ressaltar a importância da estabilidade monetária e do controle da emissão de moeda por parte do Banco Central.

O conceito é correto, mas como ele mesmo disse no vídeo, há outras vertentes sobre papel do Banco Central. Gil não foi preciso em demasia, mas não está errado. A relação empírica entre inflação e desemprego foi inicialmente diagnosticada pelo economista neozelandês William Phillips. Quem explorou com muita profundidade a validade dessa relação foi o economista norte-americano Milton Friedman (pai da “Escola de Chicago”).

O que o Gil tentou dizer é que pode haver uma certa “troca” no curto prazo entre inflação e desemprego – BC abaixa a taxa de juros para estimular a economia – injetando mais liquidez (moeda) – e o desemprego pode cair. Porém, se o Governo explorar isso sistematicamente, a tendência é aumentar a inflação e o efeito sobre a redução do desemprego se tornará nulo. No final das contas, só restará inflação elevada e perda de poder aquisitivo da população.”

Gilberto Braga, economista do Ibmec-RJ

“O participante Gil falou de maneira informal. Não era uma fala de caráter científico e tinha alguns conceitos errados. Na realidade, essa ideia que ele coloca da “Curva de Phillips” é correta sobre determinadas condições, quando a economia está em plena capacidade, ou seja, quando tem a sua capacidade produtiva sem as circunstâncias de expansão.

O problema é que o momento atual da economia brasileira não é esse, ao contrário, estamos longe de ocupar nossa capacidade produtiva. Temos, por conta da pandemia da covid-19, a chamada capacidade ociosa, que permite que você possa ter expansão econômica ocupando o espaço de produção que não vem sendo utilizado, de uma forma ampla, pela indústria e demais segmentos.

Uma outra questão é que a emissão de dinheiro está sempre relacionada a um equilíbrio. Na verdade, o dinheiro é expressão monetária do lado real, ou seja, a moeda é apenas um meio de troca. Em tese, a quantidade de moeda deve estar atrelada ao tamanho da economia real. Quando você, de fato, emite moeda além deste tamanho, tem inflação. É mais ou menos como você entrar em um parque de diversões com aquele brinquedo de espelhos que deformam a pessoa.

Publicidade

Quando você emite muita moeda além do lado real, você gera inflação, pois está engordando a pessoa além daquilo que ela realmente precisa.”

Alexandre Espirito Santo, Economista-Chefe da Órama e professor de Economia IBMEC-RJ

“A fala faz sentido. Me parece que ele quis explicar para um leigo a relação entre inflação e desemprego e o papel da moeda em uma economia. Muitos se perguntavam como podiam coexistir (inflação e desemprego) e foi isso que levou o economista Neozelandês, Willian Phillips, a estudar o comportamento dessas variáveis na década de 1950, usando como referência a economia do Reino Unido.

Ele notou que existia uma correlação negativa entre ambas. Esse estudo originou a teoria chamada Curva de Phillips. Nas décadas de 1970 e 1980, outros economistas aprimoraram o conceito, pois aquela correlação passou a ser questionada empiricamente.

Na macroeconomia moderna há teorias que aprimoram essa tese, inclusive por conta do papel das expectativas inflacionárias sobre os agentes econômicos e de choques de preços, como alta de petróleo, quebra de safra agrícola, etc.

De qualquer forma, a ideia de que a emissão desmedida de moeda por parte do Banco Central traz um custo para sociedade na forma de inflação me parece muito adequada e é a minha forma de pensar também. Sair emitindo moeda com a cabeça de que todos serão ricos só criará um processo hiper inflacionário.”

Gesner Oliveira , economista e coordenador do Centro de Estudos de Infraestrutura e Soluções Ambientais, da FGV

A explicação sobre a curva de Phillips está correta em sua essência. Essa teoria foi desenvolvida como um estudo empírico, mostrando que quando você tenta baixar a inflação, aumenta a taxa de desemprego, e ao tentar aquecer a economia e baixar a taxa de desemprego, aumenta-se a inflação.

Este trabalho foi desenvolvido em meados do século passado, mas depois outros estudos mostraram que você sempre deve levar em consideração as expectativas. Então, a história que foi contada por Gilberto não está completa, já que além da curva de Phillips tradicional, deve-se levar em conta as expectativas de inflação.

Publicidade

Por isso, é muito importante que haja uma política econômica consistente para que as expectativas estejam adequadas, porque, muitas vezes, até tentamos fazer uma política anti-inflacionária, mas se o Banco Central não tem independência e se a política econômica não tem consistência, ela não funciona.

Uma outra circunstância que caracteriza a pandemia é a situação de grande desaquecimento, como ocorreu em 2020 com a economia em função das restrições e da crise sanitária. Neste caso, você pode ter uma política monetária mais expansionista, sem tanto impacto na inflação.

Então, o que foi dito nessa conversa informal não está errado, mas faltam esses dois componentes: expectativas e a situação da economia.

 

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos