Comportamento

Inflação começa a preocupar setor de varejo no exterior

Temendo a frequente alta de preços, Simon Wolfson, CEO da Next, colocou o setor de consumo em alerta

Inflação começa a preocupar setor de varejo no exterior
Euro (Pixabay)
  • Estão se acumulando evidências de que varejistas e empresas de bens de consumo estão prestes a ver o crescimento de suas vendas desacelerarem à medida que a inflação diminui o poder de compra de seus clientes
  • Os preços dos combustíveis estão subindo, e o efeito pode ter sido exacerbado pela compra a granel feita em setembro. Os preços dos alimentos também estão aumentando

(Andrea Felsted, WP Bloomberg) – Simon Wolfson colocou o setor de consumo em alerta. O CEO da rede varejista britânica Next alertou que os aumentos de preços de bens essenciais, como combustível, podem moderar a demanda por compras mais discricionárias. Artigos de moda, renomadas marcas de alimentos e aquela comida para viagem que se pede no meio da semana , por exemplo.

Vale à pena prestar atenção a Wolfson. Estão se acumulando evidências de que varejistas e empresas de bens de consumo estão prestes a ver o crescimento de suas vendas desacelerarem à medida que a inflação diminui o poder de compra de seus clientes. A onda de compras pós-bloqueio está chegando ao fim.

Primeiro, o panorama da demanda: a Next disse que, embora as vendas a preço cheio nas últimas cinco semanas tenham sido melhores do que o esperado, o crescimento nas vendas desacelerou, à medida que o efeito da demanda reprimida começou a diminuir.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A rede acredita que isso continue, embora a demanda reprimida tenha tornado sua previsão de lucro antes dos impostos para o ano inteiro na cifra de 800 milhões de libras (US$ 1,1 bilhão).

Depois, há a questão do fornecimento: a disponibilidade de estoque melhorou, mas continua sendo uma dor de cabeça, com atrasos no envio agravados pela escassez de mão de obra nas redes de transporte e armazenamento no Reino Unido.

Mas a maior preocupação, como sinaliza Wolfson, é a inflação.

Os preços dos combustíveis estão subindo, e o efeito pode ter sido exacerbado pela compra a granel feita em setembro. Os preços dos alimentos também estão aumentando. À medida que as pessoas gastam mais dinheiro nas coisas de que precisam, sobra menos para as coisas que simplesmente desejam, como um novo par de botas de inverno da Chelsea, uma viagem no feriado, ou uma refeição fora.

As finanças das famílias ainda estão em boas condições. Também é provável que os consumidores no Reino Unido e nos EUA façam tudo para comemorar o Natal, tendo perdido as festividades no ano passado. Enquanto isso, por conta dos baixos níveis de estoque no setor de varejo, as pechinchas provavelmente serão escassas, o que significa que as pessoas acabarão gastando mais.

Publicidade

Mas 2022 pode ser particularmente doloroso. O ponto crítico chegará no ano novo, que é sempre um momento complicado para o setor de consumo, quando chegam as faturas do cartão de crédito.

Não só os preços dos combustíveis e dos alimentos mais caros começarão a influenciar, mas, nessa ocasião, poderemos ver o primeiro aumento nas taxas de juros desde 2018. Embora as taxas das hipotecas permaneçam perto de mínimas históricas e cerca de 80% dos empréstimos pendentes sejam em termos fixos, o aumento nas taxas, inevitavelmente, trará alguma insatisfação. Pode ocorrer também um efeito psicológico, à medida que os consumidores se ajustam novamente aos custos mais altos dos empréstimos.

Embora o aumento dos salários possa ajudar – eles ainda estão se expandindo à frente da inflação por enquanto – o quadro geral mostra que o poder de compra estará potencialmente mais fraco. Isso é uma preocupação para conglomerados de bens de consumo que tentam forçar aumentos de preços, mas também para varejistas como a Next e seu rival, o grupo Marks & Spencer.

As lojas e marcas que atendem aos muito ricos deveriam ser capazes de resistir às pressões, enquanto aqueles com menor poder aquisitivo no mercado deverão recorrer às liquidações e promoções. Todas essas empresas que se situam no meio desse espectro deveriam estar se preparando para o desconforto mais adiante. /Tradução de Anna Maria Dalle Luche

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos