Comportamento

Mendes, da Hurb, não está só: 5 CEOs que caíram por atitudes inadequadas

Uso de LSD no trabalho, ofensa e relacionamento inapropriado estão entre as causas que levaram a demissões

Mendes, da Hurb, não está só: 5 CEOs que caíram por atitudes inadequadas
João Ricardo Mendes, é ex-CEO do Hurb, mas segue como principal acionista da empresa (Foto: Divulgação/Hotel Urbano)
  • Na última quarta-feira (19), a empresária Adriane Galdino entrou no grupo de WhatsApp criado para facilitar a comunicação entre clientes da plataforma de viagens Hurb (ex Hotel Urbano) e a empresa
  • Ela comprou três pacotes com datas flexíveis, mas como vários usuários do site, não estava conseguindo escolher os dias para viajar
  • Contudo, a empresária se surpreendeu com a reação do então CEO, João Ricardo Mendes, que xingou, ameaçou e expôs dados sensíveis de um dos clientes membros do grupo. Veja exemplos de outros CEOs que "foram de Hurb" e acabaram afastados por comportamento inadequado

Na última quarta-feira (19), a empresária Adriane Galdino entrou no grupo de WhatsApp criado para facilitar a comunicação entre clientes da plataforma de viagens Hurb (ex Hotel Urbano) e a empresa. Ela comprou três pacotes com datas flexíveis, mas como vários usuários do site, não estava conseguindo escolher os dias para viajar.

Somente no Reclame Aqui, as queixas de clientes que pagaram e não viajaram chegam às milhares. Segundo os relatos, o dinheiro pago nos pacotes não estaria sendo repassado pelo Hurb aos hotéis e pousadas. Por isso, Galdino procurava informações sobre como a companhia lidaria com as reclamações.

“A minha primeira viagem seria para esse ano, para marcar entre março e novembro, mas recusaram minhas datas. Disseram para remarcar para o segundo semestre, mas estou pensando em ir atrás de advogado para entrar com uma liminar. Acredito que a empresa possa falir a qualquer momento, nada garante que vou receber as passagens”, afirma Galdino. “Tem muita gente processando, o assunto é esse entre os clientes.”

Contudo, a empresária se surpreendeu com a reação do então CEO, João Ricardo Mendes, que fazia parte do grupo de WhatsApp. Na madrugada da sexta-feira (21), o executivo xingou, ameaçou, ironizou e expôs dados de Miguel Júnior, um dos clientes membros do grupo. Toda a ação ficou registrada por meio de vídeos, áudios e retratos da tela (prints).

A justificativa para a atitude agressiva do CEO seria de que Júnior não teria tido, supostamente, problemas com as viagens. Mesmo assim, estava no grupo. “Antes, parece que o CEO já tinha tentado ligar para mais alguém do grupo e não tinha conseguido. Tudo isso, de madrugada”, afirma Galdino. A conduta inadequada e inusitada, para dizer o mínimo, repercutiu muito mal nas redes sociais.

Na segunda-feira (24), Mendes anunciou sua renúncia ao cargo de CEO da Hurb, mas continuou como principal acionista da plataforma. E ele não foi o único a ser afastado da cadeira principal de uma empresa por comportamento incompatível. Entenda a história de outros cinco executivos demitidos.

Jeff Shell, ex-CEO da NBCUniversal

O executivo anunciou a renúncia ao cargo no último domingo (23) após admitir ter tido “relacionamento inapropriado” com uma funcionária. Segundo o jornal O Globo, uma âncora do conglomerado de mídia denunciou o agora ex-CEO por assédio.

Adam Neumann, ex-CEO da WeWork

Fundador da companhia de aluguel de espaços de coworking foi demitido da própria empresa em 2019. A queda aconteceu após vir a público conflitos de interesse na gestão, como o fato de prédios alugados pela WeWork pertencerem a Neumann. As manias excêntricas do empresário também ajudaram a lançar dúvidas sobre a governança da companhia. Em uma ocasião, após demitir 7% da equipe, teria oferecido tequila a todos os funcionários cortados.

Kimberly Bryant, ex-CEO do Black Girls Code

Fundadora da Organização Não Governamental (ONG) que ensina garotas negras sobre tecnologia foi demitida do cargo em 2021. Segundo relatos de funcionários ao site TechCrunch, a executiva era responsável por alimentar um ambiente de trabalho tóxico, com desrespeito aos colaboradores.

Sam Johnson, ex-CEO da VisuWel

Em 2021, o executivo foi demitido por fazer insultos homofóbicos a um garoto que usava um vestido. Dalton Stevens tinha escolhido a peça para o baile de formatura do colégio e circulava por um hotel quando foi insultado por Johnson. O vídeo da agressão circulou nas redes sociais e causou o afastamento do CEO. As informações são da revista IstoÉ.

Justin Zhu, ex-CEO da Iterable

O executivo foi demitido em 2021 por usar LSD no trabalho, de acordo com informações da Bloomberg.

Hurb se pronuncia

*Em posicionamento enviado ao E-Investidor, a Hurb afirmou que não é possível garantir datas específicas em pacotes flexíveis, já que estes são promocionais, e que a empresa garante que vai seguir as obrigações contratuais de cada pacote. Leia aqui a íntegra da carta de renúncia do ex CEO, em que Mendes afirma estar envergonhado com a situação.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos