Comportamento

Gestores do mercado veem política econômica do País na direção errada

Pesquisa da Genial/Quaest registra que 9 a cada 10 entrevistados do mercado financeiro estão insatisfeitos

Gestores do mercado veem política econômica do País na direção errada
A maioria dos consultados, 60%, acredita que o País não corre risco de recessão (Imagem: Freepik)
  • Mais da metade dos entrevistados acredita que o governo vai aprovar sua agenda no Congresso
  • Embora ainda muito desfavorável, pesquisa registrou aumento no número de entrevistados que estão satisfeitos com política econômica nacional
  • 61% dos entrevistados acredita que economia vai piorar

A percepção de que a política econômica do País está indo na direção errada abrange 90% do mercado, contra 10% que avaliam que ela está no caminho certo. Os dados são de pesquisa Genial/Quaest referente ao mês de maio. Em março, eram 98% os que consideravam a direção errada e 2% os que consideravam correta.

Entre os entrvistados, o que consideram a capacidade do governo de aprovar sua agenda no Congresso Nacional como regular subiu de 47% para 51% e como baixa, de 20% para 39%. Por outro lado, os que a avaliam como alta caíram de 33% para 10%.

Os dados foram coletados entre os dias 4 e 8 de maio. Foram realizadas 92 entrevistas com fundos de investimentos com sede em São Paulo e no Rio de Janeiro, com gestores, economistas, analistas e tomadores de decisão do mercado financeiro.

Questionados sobre a expectativa para a economia nos próximos 12 meses, 61% dos entrevistados acreditam que ela irá piorar, contra 78% na edição anterior. Os que avaliam que ela irá melhorar subiram de 6% para 13% e ficar do mesmo jeito, de 16% para 26%.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A maioria dos consultados, 60%, acredita que o País não corre risco de recessão, contra 40% que acreditam neste quadro. Em março, a percepção era inversa: 73% acreditavam no risco e 27% não.

Os que avaliam que o governo está preocupado com o controle da inflação caíram de 32% para 20%, enquanto os que não veem a preocupação subiram de 68% para 80%.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos