Publicidade

Comportamento

Séries: qual personagem define o seu perfil de investidor?

Entenda diferentes tipos de investidor com base em séries famosas, como Modern Family e How I Met Your Mother

Séries: qual personagem define o seu perfil de investidor?
A ficção pode te ajudar a entender seu perfil de investidor. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)
  • Os investidores se dividem em três categorias: conservadores, moderados e arrojados
  • Personagens da ficção podem ressaltar esses arquétipos e ajudar a entender o próprio perfil
  • Phil, de Modern Family, pode ser considerado conservador. Alex, da mesma série, tem perfil arrojado. Marshall, de How I Met Your Mother, fica no meio-termo e pode ser considerado moderado

Séries podem dar insights importantes sobre diferentes maneiras de investir. Considerando personagens famosos, como Phil de Modern Family e Marshall de How I Met Your Mother, é possível identificar perfis de investidores distintos e entender em que medida eles se assemelham com você.

Pensando nisso, buscamos na ficção três representações típicas do universo dos investimentos: o conservador, o moderado e o arrojado.

Para isso, contamos com a contribuição de Bia Moraes, que é educadora financeira na Ativa Investimentos. Confira!

Investidor conservador: Phil

Phil da série Modern Family é o pai da família Dunphy e trabalha como corretor de imóveis. Sempre se mostra bastante obstinado e competitivo, dedicando-se para ser destaque em seu trabalho e manter o posto de provedor da família. Recebe o estereótipo de “pai bobo”, por ser distraído e brincalhão mesmo nas horas erradas.

Phil Dunphy, personagem de Modern Family, tem perfil investidor. (Fonte: IMDB/Reprodução)

 

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O perfil de Phil pode ser de investidor conservador, que normalmente está aprendendo o universo financeiro.

Segundo Bia Moraes, da Ativa Investimentos, o principal foco desses investidores é preservar seu patrimônio sem correr grandes riscos, mas ainda assim investir em ativos com potencial de lucratividade.

Então, uma vez que Phil é o provedor principal da família e tem um trabalho com remuneração atrelada à comissão, é normal que, ao menos de início, seu perfil seja mais conservador, já que não pode correr grandes riscos e não tem renda fixa.

Investidor moderado: Marshall

Marshall de How I Met Your Mother é o melhor amigo do protagonista, Ted Mosby. Ao longo das temporadas, ele se casa com Lily, com quem forma uma família e tem os filhos com que ambos sempre sonharam.

Marshall é formado em Direito e trabalha em uma grande companhia global, mas resolve investir em seu sonho e ser advogado ambientalista, tornando-se juiz no fim da série.

Sua personalidade é bastante tranquila, sendo um homem cauteloso e preocupado em fazer o melhor para a família.

Publicidade

Com isso, prioriza, muitas vezes, a responsabilidade na tomada de decisões, evitando agir por impulso e estudando bem as possibilidades.

Marshall, personagem de How I Met Your Mother. (Fonte: IMDB/Reprodução)

 

Isso tem tudo a ver com o investidor de perfil moderado, que entende que precisa arriscar um pouco mais para obter ganhos maiores, mas, ao mesmo tempo, gosta de ter certa segurança e preservar parte do patrimônio sem correr riscos demais.

Investidor arrojado: Alex

Voltando à série Modern Family, temos a jovem Alex, filha de Phil. A personagem é estudiosa, dedicada, responsável e constantemente preocupada com a melhor forma de fazer as coisas no presente e no futuro.

Alex, personagem de Modern Family, tem perfil arrojado. (Fonte: IMDB/Reprodução)

 

Embora seja uma das personagens mais jovens da série, seu perfil combina com o de um investidor arrojado, já que o tipo de investidor não é caracterizado pela idade ou pelo tempo no mercado financeiro, mas sim pelo conhecimento que tem para realizar as negociações.

Segundo Moraes, o potencial de risco que um investidor está disposto a correr tem relação direta com o quanto ele conhece o mercado.

De forma que, quanto maior é o conhecimento, mais segurança há para correr maiores riscos, chegando ao perfil arrojado.

Publicidade

É claro que outros fatores também influenciam, como o tamanho do patrimônio, uma vez que quem tem um patrimônio maior costuma estar apto a correr maiores riscos sem tanto receio de perder dinheiro.

Ainda assim, mesmo quem não conta com um grande montante financeiro pode usar o conhecimento e a vontade de arriscar para ser um investidor mais destemido.

Fonte: Bia Moraes, educadora financeira na Ativa Investimentos.

Web Stories

Ver tudo
<
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos