Criptomoedas

Com recuo no mercado acionário, Bitcoin cai para mínima em 10 meses

O bitcoin caiu para US$ 32.763,16, a quinta sessão consecutiva de queda

Com recuo no mercado acionário, Bitcoin cai para mínima em 10 meses
Bitcoin, Ethereum, DogeCoin são algumas opções entre milhares de criptomoedas negociadas no mundo. (Ilustração: Dado Ruvic/Reuters)
  • A criptomoeda acumula queda de 13% até agora em maio e perdeu mais da metade de seu valor desde que atingiu uma alta histórica de 69 mil dólares em novembro do ano passado

O bitcoin caiu para o nível mais baixo desde julho nesta segunda-feira, com a queda dos mercados de ações continuando a pressionar criptomoedas, que atualmente estão sendo negociadas em linha com ativos de maior risco, como ações de empresas de tecnologia.

O bitcoin caiu para 32.763,16 dólares pouco antes das 8h (horário de Brasília), em sua quinta sessão consecutiva de queda. Às 11h58, a moeda digital exibia baixa de 4,5%, a 32.491,78 dólares.

A criptomoeda acumula queda de 13% até agora em maio e perdeu mais da metade de seu valor desde que atingiu uma alta histórica de 69 mil dólares em novembro do ano passado.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Acho que tudo dentro da criptomoeda ainda é classificado como um ativo de risco e, semelhante ao que vimos com o Nasdaq, a maioria das criptomoedas está sendo atacada”, disse Matt Dibb, diretor de operações da plataforma de criptomoedas Stack Funds, com sede em Cingapura.

O índice Nasdaq caiu 1,5% na semana passada e perdeu 22% no acumulado do ano, prejudicado pela perspectiva de inflação persistente forçando o Federal Reserve a aumentar juros. O Nasdaq recuava 3% no início da tarde.

Dibb disse que outros fatores para o declínio no fim de semana – o bitcoin fechou na sexta-feira em torno de 36 mil dólares – foram a baixa liquidez do mercado de criptomoedas e também temores de curta duração de que a stablecoin algorítmica chamada Terra USD (UST) poderia deixar de ser atrelada ao dólar.

A UST é observada de perto pela comunidade de moedas digitais, tanto por causa da nova maneira pela qual mantém sua indexação ao dólar 1:1 quanto porque seus criadores estabeleceram planos para montar uma reserva de 10 bilhões de dólares em bitcoins para apoiar a stablecoin, o que significa que a volatilidade na UST poderia potencialmente se espalhar para os mercados de bitcoin.

O ether, a segunda maior criptomoeda do mundo, caiu para 2.360 dólares nesta segunda-feira, o menor nível desde o final de fevereiro. No início da tarde, a moeda digital mostrava baixa de 5,1%, a 2.394,85 dólares.

Publicidade

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos