Criptomoedas

Russos liquidam cripto nos Emirados Árabes para proteger fortunas

Exchanges dizem que irão garantir que criptos não sejam usadas como veículo para evitar sanções

Russos liquidam cripto nos Emirados Árabes para proteger fortunas
Países europeus temem que anonimato das criptomoedas possa ser usado como brecha às sanções (Foto: Envato)

Empresas de criptomoedas nos Emirados Árabes Unidos (EAU) estão sendo inundadas com pedidos para liquidar bilhões de dólares em moedas virtuais, com russos buscando refúgio seguro para suas fortunas, disseram executivos e fontes financeiras.

Alguns clientes estão usando criptomoedas para investir em imóveis nos Emirados Árabes, enquanto outros querem usar empresas de lá para transformar seu dinheiro virtual em moeda forte e guardá-lo em outro lugar, disseram as fontes.

Uma empresa de criptomoedas recebeu muitas consultas nos últimos dez dias de corretores suíços pedindo para liquidar bilhões de dólares em bitcoin porque seus clientes temem que a Suíça congele seus ativos, disse um executivo, acrescentando que nenhum dos pedidos foi para menos de 2 bilhões de dólares.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Tivemos cinco ou seis nas últimas duas semanas. Nunca tivemos tanto interesse”, disse o executivo, revelando que sua empresa normalmente recebe uma consulta grande uma vez por mês.

Dubai, centro financeiro e empresarial do Golfo, tem sido um ímã para ultrarricos. E a recusa dos Emirados Árabes em tomar partido entre aliados ocidentais e Moscou sinalizou aos russos que seu dinheiro está seguro lá.

Um corretor de imóveis, cuja empresa fez parceria com um serviço de criptomoeda para ajudar a comprar propriedades, disse: “Temos visto muitos russos e até bielorrussos vindo para Dubai e trazendo o que podem, mesmo em criptomoedas”.

As principais exchanges, como Coinbase e Binance, dizem que estão tomando medidas para garantir que as criptomoedas não sejam usadas como veículo para evitar sanções e que colaboram com as autoridades policiais sobre o assunto.

Ainda assim, como a criptomoeda oferece aos usuários um alto grau de anonimato, países europeus como Alemanha e Estônia pediram esta semana uma supervisão mais rigorosa para eliminar quaisquer brechas que possam permitir o desrespeito das sanções.

Publicidade

Os Emirados Árabes foram colocados em uma “lista cinza” este mês para aumentar o monitoramento pela Força-Tarefa de Ação Financeira (Gafi).

Dubai adotou uma lei de ativos virtuais esta semana e definiu um regulador. O regulador dos EAU disse estar perto de emitir regulamentos sobre riscos de lavagem de dinheiro.

Alguns especialistas dizem que a relativa transparência das transações de criptomoedas, que são registradas no blockchain que sustenta o bitcoin e outros tokens, dificulta a evasão de sanções em larga escala.

O Tesouro dos EUA pediu vigilância das empresas do setor na segunda-feira.

Duas fontes familiarizadas com o assunto disseram que as empresas dos Emirados Árabes tinham preocupações de reputação sobre fazer negócios com os russos, mas sentiram que a abstenção do Estado no Conselho de Segurança da ONU sobre a condenação da Rússia é um sinal de que não deveriam impor restrições aos russos.

Publicidade

Os Emirados Árabes não participaram de sanções impostas por países ocidentais. Dubai, um destino turístico atraente, há muito é popular entre os russos, que estavam entre os principais visitantes e compradores de imóveis mesmo antes da guerra.