Criptomoedas

As tendências para criptomoedas em 2024, pela maior corretora do mundo

Expectativas são otimistas, com previsões de maior adoção e avanços em segurança. Confira os detalhes

As tendências para criptomoedas em 2024, pela maior corretora do mundo
O bitcoin é a maior criptomoeda em valor de mercado (Foto: Envato Elements)
  • A Binance, maior corretora cripto do mundo, tem expectativas positivas para o mercado de criptoativos em 2024
  • A exchange projeta um maior destaque para o bitcoin, principalmente após a aprovação dos ETFs
  • Também aposta na integração da inteligência artificial (IA) ao mercado e no aumento da participação de empresas tradicionais no ambiente de ativos digitais

A Binance, maior corretora de criptomoedas do mundo, divulgou nesta semana um relatório trazendo o desempenho do mercado de criptoativos em 2023 e as tendências para o segmento em 2024. As expectativas para o ano são otimistas, com previsões de uma maior adoção das criptomoedas e avanços em segurança.

A exchange projeta crescimento para as criptomoedas, com destaque para a maior aceitação do bitcoin. Também aposta na integração da inteligência artificial (IA) no mercado e no aumento da participação de empresas tradicionais no ambiente de ativos digitais, principalmente após a aprovação dos ETFs (fundos de índice) de bitcoin nos Estados Unidos.

Vale lembrar que no começo deste ano a Securities and Exchange Commission (SEC) – espécie de Comissão de Valores Mobiliários (CVM) americana – aprovou onze pedidos de gestoras para o lançamento de ETFs de bitcoin à vista. Após o parecer favorável, a expectativa é de que a maior criptomoeda em valor de mercado alcance cotações ainda mais elevadas com as negociações dos fundos.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Na retrospectiva de 2023, a Binance destacou que o segmento criptográfico sofreu uma reviravolta significativa e registrou um aumento anual de 109% na capitalização de mercado total, alimentado por ganhos substanciais no primeiro e no quarto trimestre.

Confira as principais tendências esperadas para o mundo cripto em 2024

Bitcoin em destaque

A criptomoeda deve seguir em destaque em 2024, principalmente após a aprovação dos ETFs de bitcoin, decisão que tem potencial para trazer liquidez para o mercado e legitimidade ao ativo ao longo de 2024.

Além disso, historicamente, o mercado cripto demonstra desempenho robusto após um halving, evento que deve ocorrer em abril deste ano e consiste no corte pela metade da recompensa de bitcoins que os validadores das operações (mineradores) da rede do bitcoin recebem por bloco minerado.

Projetos alternativos

Na visão da binance, a tecnologia blockchain permite que os usuários recuperem o controle sobre recursos tradicionalmente dominados por grandes entidades. Projetos alternativos, portanto, devem ganhar força em 2024, como a infraestrutura de rede física descentralizada (DePin) e redes sociais descentralizadas (DeSoc).

O conceito de DePin abrange projetos que utilizam tokens como incentivo econômico para desenvolver algum tipo de infraestrutura física no mundo, como em setores de telecomunicações, por exemplo. Já a DeSoc é uma rede que fornece suporte a recursos tradicionais das redes sociais, como a criação de perfis e publicações, e de funcionalidades nativas de blockchains, permitindo que criadores ganhem dinheiro com seu conteúdo.

Integração de IA

Desde a ascensão global do ChatGPT, da OpenAI, em 2023, a discussão sobre IA no mundo cripto ganhou destaque, com projetos emergindo no segmento. A tendência deve se manter em 2024, pois acredita-se que essa integração deve proporcionar uma gama de possibilidades para casos de uso e alternativas às soluções existentes.

Iniciativas que incorporam IA já oferecem serviços como automação de negociação, arte generativa, análise de dados e operações de DAO (Organização Autônoma Descentralizada). Para a Binance, utilizar armazenamento descentralizado para dados pode possibilitar maior transparência e segurança, democratizando o treinamento de modelos de IA para uma participação mais ampla e impulsionando inovação no campo.

Ativos do Mundo Real (RWA)

Outra promessa para 2024 é o crescimento dos Ativos do Mundo Real (RWAs), que representam uma classe de tokens que têm respaldo em ativos financeiros tradicionais. Ou seja, são tokens que representam ativos tradicionais, mas que foram incluídos para registro na blockchain.

Neste ano, em um ambiente de taxas altas de juros nos Estados Unidos, os títulos do Tesouro americano tokenizados podem ser vistos como fonte atrativa de rendimento. A adoção institucional e desenvolvimentos em infraestrutura também devem ganhar impulso, sendo cruciais para um ecossistema RWA abrangente. À medida que mais instituições usufruem da tokenização de RWAs, o avanço dessas infraestruturas deve continuar.

Aceleração da adoção institucional

Segundo a Binance, a entrada de gigantes tradicionais de gestão de ativos, como BlackRock e Fidelity, no mercado cripto em 2023 é um testemunho da crença dessas instituições no potencial de longo prazo da indústria.

Com a aproximação do halving do bitcoin e a aprovação dos ETFs pela SEC, é possível esperar uma maior cobertura do espaço cripto em 2024. Isso motivaria mais gestoras tradicionais a aprofundarem sua compreensão na tecnologia e a ampliarem sua participação no setor.

Segurança como prioridade

Questões de segurança desempenham um papel fundamental na construção e na manutenção da confiança do usuário dentro da indústria cripto. Ataques hackers no passado, por exemplo, serviram como lições valiosas, instigando a indústria a refinar seus processos e a fortalecer suas defesas, na análise da Binance.

Mais de US$ 1 bilhão foi perdido por falhas de segurança no setor em 2023, com base em dados do agregador de informações DeFiLlama. Embora o resultado represente uma melhoria significativa em comparação com os, aproximadamente, US$ 3,28 bilhões hackeados em 2022, ainda há muito o que melhorar.

Considerando a importância da questão, a Binance espera uma ênfase contínua nessa área em 2024, com inovações de produtos, iniciativas educacionais e aprimoramentos na experiência do usuário.

Publicidade

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos