Publicidade

Educação Financeira

Saiba quando ajudar seus pais financeiramente

Pandemia e crise econômica afetaram duramente as finanças dos idosos

Saiba quando ajudar seus pais financeiramente
A pandemia impôs dificuldades aos mais velhos e trouxe um dilema: qual a melhor maneira de ajudar nossos pais? (Foto; FuSuSu/ Pixabay)
  • Antes de decidir como ajudar seus pais, é necessário entender a sua situação financeira
  • Pedir um empréstimo para dar dinheiro a eles substituirá um problema por outro
  • Se for dar dinheiro, reduza os gastos atuais ao invés de comprometer sua poupança
  • Se a decisão for não dar dinheiro, há muitas outras formas de ajudá-los

(Teresa Ghilarducci, Bloomberg/ The Washington Post) – Você deve dar dinheiro para seus pais? À medida que seus pais envelhecem e você se estabelece, eles podem recorrer a você para obter apoio financeiro. E agora pode ser o momento em que os idosos precisam de ajuda.

Os idosos foram atingidos de ambos os lados pela pandemia de covid-19 e pela recessão. Aposentados viram suas economias balançar com o mercado de ações volátil. Pais na casa dos 70 e 80 anos podem ficar sem economias para a aposentadoria com as baixas taxas de retorno de hoje.

Pela primeira vez em 50 anos, os trabalhadores norte-americanos com 55 anos ou mais estão enfrentando maior desemprego do que os trabalhadores em meio de carreira.

Como está a sua situação financeira?

Embora você possa se sentir na obrigação moral de ajudar seus pais financeiramente, antes de mais nada, você precisa fazer uma lista de verificação básica.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Primeiro, você precisa saber sua própria situação financeira. Para isso, é necessário que disponha de um controle de orçamento pessoal. Isso, uma vez que qualquer decisão sobre sua generosidade depende de você realmente ter o dinheiro.

Dar dinheiro aos pais só faz sentido se afetar seu estilo de vida atual. Não é uma boa ideia reduzir seu estilo de vida futuro. Reduzir suas contribuições para a aposentadoria custará muito mais do que comer fora com menos frequência, uma vez que um dólar em uma conta de aposentadoria cresce sem impostos.

Reduzir seu consumo atual não prejudica seu futuro financeiro. Mas tirar de sua própria aposentadoria pode fazer com que você peça dinheiro aos seus próprios filhos. Por isso, analisar a própria situação é importante antes de dar os próximos passos.

Pedir empréstimo para ajudar os pais é uma boa ideia?

Pedir emprestado não é uma boa resposta. Se você pedir um empréstimo para dar a seus pais, ficará em desvantagem financeira. Isso reduzirá sua pontuação de crédito e lhe dará menos proteção para suas necessidades futuras de dinheiro.

Endividar-se ou usar o próprio fundo de emergência trazem riscos semelhantes.

A regra prática é ter seis meses de despesas de subsistência, porque a maioria das surpresas de emergência é previsível. Com as baixas taxas de juros de hoje, seria mais inteligente se seus pais pedissem o dinheiro emprestado.

Por que seus pais precisam de dinheiro agora?

Em segundo lugar, considere o motivo pelo qual seus pais precisam de ajuda financeira agora. Dar dinheiro às pessoas é mais fácil e eficaz se a necessidade financeira não for, por exemplo, causada por uma má administração crônica de fundos.

Publicidade

Situações pontuais, como reparos essenciais no carro ou assistência temporária após uma repentina perda de emprego, são momentos sensatos para doar dinheiro.

No entanto, se a necessidade financeira de seus pais for crônica, é razoável ajudá-los a encontrar um planejador financeiro e também a planejarem um orçamento.

Se seus pais são viciados em jogos de azar (até 10% da população idosa americana) ou têm o hábito de comprar compulsivo (até 5% dos adultos americanos) ou demonstram outros hábitos similares, dar-lhes dinheiro certamente só irá prejudicá-los.

Como ajudar os pais financeiramente sem dar dinheiro?

Se, com base nos critérios acima, você decidir que dar dinheiro aos seus pais não é uma opção, você ainda pode ajudá-los de outras maneiras.

Você pode dedicar seu tempo e cuidado, ajudá-los em espécie (entregando alimentos e remédios ou fazendo reparos), ou até mostrar a eles opções de renda extra.

Mas você não pode ajudá-los se não tiver seu próprio orçamento e não gerenciar suas próprias finanças. Portanto, a resposta para saber se você deve dar dinheiro a seus pais é um círculo completo. Depende se você tem um orçamento e sabe quanto pode pagar.

Publicidade

Web Stories

Ver tudo
<
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos