Publicidade

Educação Financeira

Cinco perguntas para investidores decepcionados

Qual atitude você deve ter com seus investimentos para virar o jogo

Cinco perguntas para investidores decepcionados
Trader decepcionado com o resultado da sua carteira (Foto: Evanto Elements)
  • A virada do primeiro semestre é o melhor momento para checar o que você fez de certo ou de errado em um ano muito desafiador
  • Em vez de dizer o que você fez de errado, faça a si mesmo essas perguntas

(Barry Ritholtz/WP Bloomberg) – Com o segundo trimestre ficando para trás, os investidores estão avaliando quão boa foi a performance deles. A virada do primeiro semestre é o melhor momento para checar o que você fez de certo ou de errado em um ano muito desafiador.

Dada a quantidade de vendas que vimos no final de março provocada pelo pânico, certamente há muitas pessoas que estão decepcionadas com seus resultados. Se você é uma dessas pessoas, agora é a hora de determinar onde você saiu dos trilhos. Em vez de dizer o que você fez de errado, faça a si mesmo essas perguntas. Suas respostas ajudarão a recolocá-lo na direção certa:

1. Qual é a minha filosofia de investimento?

Pode ser uma pergunta básica, mas é uma que algumas pessoas ignoram: sou um investidor ativo, estou em busca de alfa (retornos impressionantes do mercado) ou sou um investidor passivo, de índice, satisfeito com com beta (retornos correspondentes ao mercado)? Para quem está tentando vencer o mercado, você está conseguindo?

Se é você, então parabéns! Você é um dos poucos. Mas pergunte a si mesmo: seu processo é repetitivo e confiável ou você acabou tendo sorte? Essa questão continua sendo uma das mais desafiadoras em toda a gestão ativa de investimentos. Cerca de 40% dos gestores de fundos ativos conseguem superar seu índice de referência em um determinado ano, mas fora taxas de custos, quase nenhum é consistente em períodos de 10 anos.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Se a abordagem ativa não der resultado, outra pergunta será esperada: você estaria melhor no longo prazo adotando uma estratégia passiva e de baixo custo?

2. Onde errei e como posso rastrear isso?

Seja como Ray Dalio: não esconda seus erros, mas aceite-os como uma maneira de se tornar um investidor melhor. Gerenciar isso é um processo de duas etapas: primeiro, descubra por que você pode ter se desviado. Você estava negociando demais, pagando em taxas ao longo do caminho? Você segurou ações que deveria ter vendido? Você faz parte do contingente de Robinhood que compra empresas falidas como Hertz ou JC Penney? Você estava atrasado para investir em Tesla ou Netflix quando a maioria dos grandes ganhos ocorreu no passado?

Depois de encontrar suas fraquezas, o próximo desafio é identificá-las mais cedo. Que medidas objetivas você está usando para reconhecer que um investimento não está funcionando? Como você distingue contratempos temporários e comprometimento permanente do capital? Você precisa desenvolver uma maneira objetiva de entender se um investimento estava errado para que possa ajustá-lo. É aceitável estar errado; isso acontece com todo mundo. Mas é indesculpável permanecer errado.

3. Quão fortes são minhas convicções?

Esta questão pode confundir alguns investidores. Não é uma medida de entusiasmo ou de forte crença, mas, sim, quão justificada é a confiança que você deposita em sua filosofia. Sua estratégia é firmemente baseada na realidade? Não apenas um sentimento ou instinto, mas algo mais específico: você tem um plano de estudo que delineia como você está expressando suas crenças no mercado

Aqueles investidores sem um alto grau de convicção geralmente se tornam mais facilmente influenciados por forças externas. Eles desenvolvem insegurança, saltam de um modismo para o outro, seguindo servilmente as dicas financeiras de especialistas do Twitter ou do YouTube. Estratégias baseadas em baixa convicção não são o caminho para o sucesso.

4. Que mudanças estou disposto a fazer?

A mudança de comportamento a longo prazo é um dos desafios mais difíceis que você enfrentará como trader ou investidor. Depois de descobrir o que não está funcionando – o que já é difícil – o que você pode fazer para mudar isso? Quanto do que você acredita ter sido provado falso deve ser descartado? O que você está assistindo, lendo ou ouvindo é contraproducente? Quais eventos estão prejudicando seus investimentos agora e devem ser abortados imediatamente?

Quais reparos você está disposto a fazer? Mudar nunca é fácil; e é especialmente difícil quando dinheiro e ego estão em jogo. Mas quando uma situação não está funcionando, repetir a mesma coisa várias vezes não melhorará seus resultados.

5. Como posso permanecer no caminho certo no futuro?

As perguntas acima são sobre ser brutalmente honesto consigo mesmo. Suas crenças, erros, performance e ego devem ser encarados de frente, se você quiser melhorar. Esta pergunta final não é sobre o passado, mas sobre o futuro. O que você fará para se manter disciplinado? Como você avaliará seu resultado, principalmente no que se refere às mudanças na estratégia de investimento?

Nossos editores indicam este conteúdo para você investir cada vez melhor:
Os mercados financeiros não estão sincronizados com a economia. Algo deve acontecer

Publicidade

Web Stories

Ver tudo
<
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos