Educação Financeira

Como comprar dólar? Veja as melhores formas

Existem diversas formas de comprar dólar: cartões pré-pagos, casas de câmbio, contas-dólar. Conheça as principais.

Como comprar dólar? Veja as melhores formas
(Foto: Envato Elements)
  • O dólar bateu o seu menor valor em um ano nos últimos dois dias, chegando ao valor de R$ 4,80. Como comprar dólar residindo no Brasil se tornou dúvida de muita gente
  • Existem diversas formas de comprar a moeda americana: cartões pré-pagos, casas de câmbio, contas-dólar
  • Vale destacar, no entanto, que todas essas operações sofrerão a incidência do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), além de algumas terem a cobrança de spread

O dólar bateu o seu menor valor em um ano nos últimos dois dias, chegando ao valor de R$ 4,80. Para auxiliar o investidor a operar com o câmbio, o E-Investidor foi atrás de formas para comprar dólar residindo no Brasil.

Existem diversas formas de comprar a moeda norte-americana, como cartões pré-pagos, casas de câmbio e as contas-dólar, ou contas globais.

Vale destacar, no entanto, que todas essas operações sofrerão a incidência do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), além de algumas terem a cobrança de spread, ou ágio, a taxa que indica a diferença entre o preço de compra da moeda e seu preço de venda.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O valor do spread também pode envolver outros custos cobrados diferentemente pelas instituições financeiras, ou até mesmo ser embutido no câmbio praticado.

Confira as maneiras de comprar dólar

Conta internacional

A conta internacional pode ser uma das formas mais baratas de conseguir dólares. Elas usam como base a cotação comercial das moedas estrangeiras e normalmente não são cobradas taxas de manutenção. Esse benefício, no entanto, pode ser condicionado a um valor mínimo de aplicação.

Para realizar a operação, basta transferir o dinheiro para a conta criada e o montante é automaticamente convertido. O câmbio é atualizado em tempo real.

Uma das maiores vantagens dessa modalidade é o IOF reduzido, de 1,1%, enquanto em bancos a incidência é de 5,38% + o spread.

Bancos e casas de câmbio

Outra forma de comprar dólares é por meio das casas de câmbio e bancos. Vale destacar que nessa opção há maior incidência de IOF, além de ser cobrado o spread e ser utilizado como referência o dólar de turismo.

Para realizar essa operação, basta ir em uma casa de câmbio ou requisitar em seu banco para fazer uma transação da moeda escolhida para dólares.

Nessa opção há uma taxa extra de 2,5% a 3% de spread, além do IOF de 1,1% e operar na cotação de turismo.

Cartão pré-pago

Os cartões pré-pagos estão caindo em desuso no decorrer dos anos, porque normalmente operam na taxa de câmbio de turismo e têm 5,38% de IOF mais 2,5 a 3% de spread de taxa. O câmbio praticado nos cartões será sempre o do dia em que a compra foi feita.

Publicidade

A vantagem dessa opção é que você recebe um cartão físico com o valor definido, e auxilia no planejamento financeiro em caso de viagem, por exemplo. Vale destacar, também, que caso a pessoa gaste todo o saldo, não será possível fazer novas compras antes de recarregá-lo com mais dólares.

Em tal situação, o investidor deposita um valor em reais que é convertido para o dólar de acordo com o spread e a taxa de câmbio praticada pela instituição, enquanto o recolhimento do IOF é feito automaticamente pelo banco ou corretora.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos