Publicidade

Educação Financeira

Veja como emitir nota fiscal MEI pelo gov.br

Os empreendedores com selos Prata ou Ouro podem emitir as notas pelo portal do governo federal

Veja como emitir nota fiscal MEI pelo gov.br
Imagem: Adobe Stock

Os microempreendedores individuais (MEIs) são obrigados a emitir notas fiscais eletrônicas toda vez que vendem seus produtos ou serviços. Até setembro de 2023, a emissão era feita pelos sites das prefeituras, mas agora eles devem utilizar o sistema nacional (NFS-e nacional), integrado com a plataforma gov.br.

É importante destacar, no entanto, que apenas MEIs podem utilizar a plataforma do gov.br para preencher os dados da nota fiscal. Dessa forma, os empreendedores com selos Prata ou Ouro podem emitir as notas sem a necessidade de criar uma senha específica.

Vale ressaltar que o preenchimento correto delas e a obrigatoriedade da emissão são essenciais para o empreendedor não ter problemas fiscais na hora de declarar o Imposto de Renda.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A emissão pode ser realizada pelo Portal Nacional de Emissão de Nota Fiscal de Serviços eletrônica (NFS-e) ou também pelo aplicativo de mesmo nome.

Antes de começar, será necessário fazer um cadastro das informações na plataforma e o primeiro acesso deve ser feito via web.

O MEI deverá acessar o portal para cadastrar os dados da atividade econômica desenvolvida e configurar os dados da sua empresa para emissão de NFS-e.

Passo a passo emitir a nota fiscal

Através do Emissor Web, basta clicar no ícone com um símbolo de “+” e selecionar se deseja utilizar a Emissão Completa ou Simplificada – lembrando que esta última opção é disponível apenas para quem é MEI.

Na simplificada, somente é possível utilizar os serviços previamente cadastrados em “Serviços Favoritos” para efetuar a emissão da NFS-e. Os dados do CPF/CNPJ do cliente são opcionais no preenchimento.

Publicidade

Pelo aplicativo, após acessar a plataforma, selecione o ícone “Emitir NFS-e”. Dessa forma, aparecerão os serviços previamente cadastrados como favoritos no site e o empreendedor deve colocar as informações pedidas. Por fim, basta preencher com o valor do serviço prestado e clicar em “Emitir NFS-e”.

Web Stories

Ver tudo
<
O que fazer para receber a restituição do IR antes?
Bitcoin a US$ 1 milhão? Entenda porque investidores acham isso possível
“É uma loucura”: entenda a ousada proposta de Trump para o bitcoin
Nota de “zero” Euro? Elas existem e há até uma brasileira
Conheça o substituto do ar-condicionado com consumo de energia até 5 vezes menor
Como evitar que as festas de final de ano arruínem seu planejamento de 2025
Economia doméstica: o que é e como usar no dia a dia para ter mais dinheiro
5 livros recomendados por Bill Gates para ler ainda em 2024
>