Educação Financeira

O que fazer com o 13° salário? Veja dicas para usar o dinheiro extra

Planejamento, amortização de dívidas e construção de reserva de emergência devem ser as suas prioridades

O que fazer com o 13° salário? Veja dicas para usar o dinheiro extra
Planejar, não fazer compras por impulsos e economizar para contas do início do ano são algumas estratégias Foto: Envato Elements
  • Pesquisa da fintech Onze mostra que 52% dos brasileiros pretendem utilizar o dinheiro para o pagamento de dívidas
  • Em cenário de crise econômica, é essencial usar conhecimentos em educação financeira com o intuito de não se endividar e preparar uma reserva de emergência
  • Como estratégia para iniciar 2022 com a saúde financeira em dia e com rentabilidade extra, os especialistas indicam investimentos seguros para para dar o primeiro passo. Veja as principais recomendações

Com o pagamento das duas parcelas do 13º na conta, é hora de pensar em como usar o dinheiro. Pagar dívidas, investir ou fazer a reserva de emergência? Especialistas em finanças e educação financeira dão dicas para usar a verba com consciência.

De acordo com pesquisa da fintech Onze, 52% dos brasileiros pretendem utilizar o dinheiro para o pagamento de dívidas. O levantamento ouviu as respostas de 4.828 pessoas de todas as regiões do país e a metade (53%) dos respondentes receberam o décimo terceiro neste ano.

Ainda segundo a pesquisa, contas de cartão de crédito (57%), empréstimo pessoal/consignado (28%) e tarifas domésticas (23%), como luz, água e telefone, devem ser os destinos mais comuns da parcela extra do salário.

O que fazer com o 13º salário

Para Sérgio All, CEO da Conta Black, hub de serviços financeiros e de consumo, o 13º salário é uma das rendas mais esperadas do ano. Entretanto, especialmente em cenário de crise econômica, é essencial usar conhecimentos em educação financeira para não se endividar e preparar uma reserva de emergência.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Confira as dicas do CEO da Conta Black

  1. Avaliar o orçamento
  2. Não comprar por impulso
  3. Pesquisar e comparar preços
  4. Remanejar objetivos
  5. Construir a reserva de emergência

O que fazer antes de investir

Sobre investimentos, Aline Soaper, educadora financeira e fundadora do Instituto Soaper, ressalta que é necessário começar aos poucos e dar passos curtos. Para a especialista, o primeiro passo para quem não tem dívidas separar os gastos para as festas de fim ano e as contas que chegam na virada.

Além disso, Soaper destaca a importância de fazer um bom planejamento. “O maior erro ao usar o 13º salário está na falta de planejamento. As pessoas tendem a receber e usar toda a quantia de uma só vez”, diz. “É importante priorizar um sonho, um investimento, as contas extras de início de ano. Por isso, o planejamento financeiro é fundamental para usar esse valor de forma consciente”, afirma a educadora financeira.

Como estratégia para iniciar 2022 com a saúde financeira em dia e com rentabilidade extra, Soaper indica a busca por aplicações seguras. “Cerca de 10% a 15% já podem ser investidos em modelos como CDB, que é um investimento simples e está disponível na maioria dos bancos”, sugere a educadora financeira.

Uma outra dica é começar aos poucos, como em aplicações a partir de R$ 50 no Tesouro Direto, que apresenta boa rentabilidade e segurança.

 

Publicidade

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos