Em meio ao lançamento do Desenrola Brasil, programa do governo federal para renegociação de dívidas, muitos brasileiros podem se questionar se estão com o “nome sujo”.
Leia também
A expressão se refere ao CPF negativado, que impõe dificuldades para conseguir empréstimo, realizar financiamento de imóvel e até fazer um crediário.
Para verificar se tem alguma dívida inscrita no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), um dos birôs de crédito mais importantes do País, o cidadão pode consultar o site ou o aplicativo da plataforma. Além de saber se o nome está “sujo”, é possível identificar detalhadamente quais dívidas estão pendentes e qual empresa inscreveu o débito. Confira ainda nesta matéria como checar essa informação em outras plataformas.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
No site do SPC, o usuário deve criar um perfil, informando o seu CPF, nome e sobrenome, data de nascimento, nome da mãe, e-mail e senha. Com o cadastro concluído e os processos de validação realizados, o próximo passo é acessar o “Portal do Consumidor” e ir em “Consulte seu CPF” para conferir se há registros de inadimplência em seu nome.
Na primeira página do portal, o usuário também consegue conferir o seu score de crédito – uma pontuação do consumidor relacionada ao pagamento de compromissos. Quem paga tudo em dia tende a ter uma nota mais alta, conseguindo mais facilidade em obter crédito. Na plataforma, o cidadão pode ainda verificar com quais empresas consegue negociar sua dívida.
Também é possível conferir se o nome está “sujo” pelo aplicativo “SPC Consumidor”, disponível no Google Play e na App Store. Por lá, o usuário deve realizar o cadastro e entrar na conta. Logo na primeira página, ele recebe uma mensagem dizendo se há ou não alguma dívida inscrita, além de conseguir conferir seu score de crédito.
O SPC ainda disponibiliza a opção “SPC Avisa”, que garante maior segurança ao nome do consumidor e indica qualquer alteração feita no CPF, enviando um e-mail ou SMS sobre toda movimentação ou consulta realizada em seu documento.
Publicidade