• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Educação Financeira

Imposto de Renda 2024: falta menos de um mês para o fim do prazo; veja como declarar

Quem entrega com atraso, fica sujeito à multa de 1% ao mês sobre o valor do imposto devido

Por Beatriz Rocha

07/05/2024 | 11:23 Atualização: 07/05/2024 | 11:23

Imposto de Renda de Pessoa Física 2024. Imagem: Adobe Stock
Imposto de Renda de Pessoa Física 2024. Imagem: Adobe Stock

O prazo de entrega do Imposto de Renda (IR) 2024 termina no dia 31 de maio, o que significa que os contribuintes têm menos de um mês para enviar o documento à Receita Federal. Quem apresenta a declaração com atraso, fica sujeito à multa de 1% ao mês sobre o valor do tributo devido. Essa penalidade, no entanto, tem limite mínimo e máximo, podendo variar de R$ 165,74 até 20% do imposto devido.

Leia mais:
  • Imposto de Renda 2024: especialista tira as maiores dúvidas de contribuintes
  • Imposto de Renda 2024: 5 pontos para não cair na malha fina
  • Imposto de Renda 2024: qual é a data limite da entrega da declaração?
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Os brasileiros que ainda não reuniram os documentos necessários para a declaração devem se apressar. Afinal, organizar a papelada com antecedência pode evitar erros e a temida malha fina – uma análise mais aprofundada realizada pela Receita para averiguar eventuais inconsistências nas informações indicadas pelos contribuintes.

Antes de preencher o documento, uma dúvida pode surgir: quais são os dados que realmente devem ser apresentados? Conforme explicamos nesta matéria, é necessário informar todos os rendimentos obtidos no ano anterior (no caso, 2023). Isso inclui salários, aposentadorias e aluguéis, por exemplo. Também não podem ficar de fora os bens, dívidas, direitos e ônus dos contribuintes.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Essas informações devem estar presentes porque a declaração funciona como uma forma do cidadão indicar à Receita qual foi a renda conquistada por ele no último ano, tendo como data de referência o dia 31 de dezembro de 2023. Quem quiser conferir um pouco mais sobre as funções e a importância social do IR, podem ver este conteúdo aqui.

Os contribuintes também devem reunir na declaração as despesas que tiveram ao longo do ano-calendário. Determinados gastos previstos por lei podem reduzir a quantia de imposto a ser paga pelo cidadão. Nesta matéria, reunimos todas as despesas dedutíveis, que incluem gastos com dependentes, saúde, educação, previdência, pensão alimentícia e livro-caixa.

Como organizar os documentos para o Imposto de Renda?

Agora que os contribuintes já sabem o que precisam informar no IR, chega o momento de reunir os documentos necessários para o preenchimento da declaração. Gabriella Borbely, contadora e integrante da equipe fiscal do RVM Law, recomenda que os cidadãos façam um checklist com tudo o que é preciso. “A documentação pode ser organizada em ordem cronológica ou por categoria (rendimentos, deduções, bens e direitos) para facilitar o processo”, destaca.

Nessa hora, é necessário ter em mão documentos que reflitam as receitas obtidas durante 2023, como holerites e informes de rendimentos. Para contabilizar as despesas dedutíveis, notas fiscais de gastos médicos e educacionais, por exemplo, também devem entrar na lista de documentos obrigatórios, assim como aqueles relativos aos bens e direitos do contribuinte.

Florence Haret, sócia de tributário do NHM Advogados, indica ainda a criação de uma pasta específica sobre a declaração, onde seja inserida toda a documentação que comprove as informações presentes no IR. “Com isso, em caso de malha fiscal e eventual chamamento para comprovar determinado ganho ou despesa, o contribuinte já está preparado com as informações necessárias e normalmente aceitas pelo Fisco.”

Dicas para facilitar a declaração do Imposto de Renda

Uma dica dada por Borbely para facilitar o preenchimento da declaração é consultar o sistema Registrato, fornecido pelo Banco Central. Por lá, o cidadão consegue acessar um extrato das suas relações financeiras, como contas bancárias, empréstimos, financiamentos e investimentos, a partir do login Gov.br. “Isso pode ser extremamente útil para confirmar as informações bancárias e financeiras que devem ser reportadas na declaração do Imposto de Renda”, afirma.

Publicidade

Com os dados necessários em mãos, chega a hora de preencher o documento. O processo pode ser feito pelo Portal e-CAC, através do Programa Gerador da Declaração (PGD) – que pode ser baixado neste link – ou pelo aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para celulares e tablets, nos sistemas Android e iOS.

Quem deixou para preencher a declaração de última hora, pode acessar a versão pré-preenchida. “Essa opção é uma facilidade oferecida pela Receita, que está disponível para os contribuintes que têm certificado digital ou acesso via conta Gov.br nos níveis prata ou ouro. Isso é especialmente útil para quem está com pouco tempo para reunir documentos ou tem receio de cometer erros que poderiam levar à malha fina”, explica Borbely.

Na hora de realizar a declaração, o contribuinte ainda deve tomar cuidado ao escolher o modelo de tributação do documento: simplificado ou completo. No primeiro caso, é aplicado um único desconto padrão de 20% sobre os rendimentos, até o limite anual de R$ 16.754,34. O modelo completo, por outro lado, leva em conta todas as despesas dedutíveis.

Nesta reportagem, explicamos como tomar a decisão entre os modelos. De forma geral, o próprio sistema da Receita indica qual é a opção mais vantajosa para o contribuinte. No entanto, para que o cálculo seja preciso, o cidadão deve preencher a declaração normalmente, com todas as informações que dispor, principalmente as relacionadas às despesas dedutíveis. Caso contrário, a análise entre os dois modelos não será realizada de forma completa.

Como evitar erros no Imposto de Renda

Ao concluir a declaração, pode surgir o medo de ter esquecido de informar algum ponto importante. O cidadão deve, portanto, certificar-se de que todos os rendimentos, inclusive aluguéis e salários como freelancer, estejam declarados, com os dados das fontes pagadoras e os valores devidamente informados.

Publicidade

Além disso, as despesas dedutíveis devem estar bem documentadas e não podem exceder os limites legais. Já as informações sobre bens, como imóveis e veículos, precisam ser consistentes com as declarações de IR anteriores ou justificadas em casos de mudanças.

“Outra dica para evitar os erros mais comuns que levam à malha fina é ter a declaração anterior impressa e, no papel, ir modificando e atualizando cada bem e direito, dando os ‘oks’ nos documentos e informes já atualizados. Assim, as chances de inconsistências são reduzidas”, recomenda também Borbely, do RVM Law.

Se faltar tempo para enviar o documento, pode surgir a seguinte dúvida no contribuinte: é melhor enviar o documento com erros ou entregá-lo atrasado? Florence Haret, do NHM Advogados, destaca que, se o prazo estiver extremamente próximo, é mais prudente enviar a declaração com inconsistências para evitar a multa por atraso. Posteriormente, o contribuinte pode fazer uma declaração retificadora.

Caiu na malha fina? Veja como retificar

A declaração pode ser retificada a qualquer momento em até cinco anos após o seu envio. No entanto, o contribuinte só consegue realizar a correção se a Receita ainda não tiver proposto uma ação fiscal. “Ou seja, enquanto o cidadão não for intimado do início do procedimento fiscal, poderá retificar a declaração”, destaca Morvan Meirelles Costa Junior, sócio fundador do Meirelles Costa Advogados.

O especialista também ressalta que estar na malha fina não significa início de procedimento fiscal. Portanto, a malha em si não impede eventual retificação de declaração. “No entanto, após a data limite de entrega da declaração, algumas alterações não serão permitidas na retificação, em especial a opção de tributação (modelo completo versus simplificado)”, afirma.

Publicidade

Para retificar, basta o contribuinte acessar o programa do IR, escolher a opção de declaração retificadora e utilizar o número do recibo do documento original. Nesta matéria, reunimos o passo a passo completo para concluir o procedimento.

Tudo que você precisa saber sobre o Imposto de Renda 2024

Vale lembrar que a declaração do IR em 2024 deve ser entregue até o dia 31 de maio. Para ajudar os contribuintes no processo, o E-Investidor também disponibiliza gratuitamente o E-book do IR 2024, com informações atualizadas para sanar as principais dúvidas dos leitores. O material completo pode ser acessado neste link.

@estadao 💻💰 Vai declarar o Imposto de Renda pela primeira vez e não sabe por onde começar? O E-Investidor te ajuda nessa tarefa. No vídeo, você encontra as respostas para as principais dúvidas sobre o IR. Fique ligado e não perca o prazo de declaração! #impostoderenda #receitafederal #tiktoknotícias ♬ som original
Estadão

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • declaração
  • declaração retificadora
  • despesas
  • Documentos
  • Imposto de Renda
  • Imposto de Renda 2024
  • Malha fina
  • Receita Federal
Cotações
20/11/2025 17h44 (delay 15min)
Câmbio
20/11/2025 17h44 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    “Se quebrar outro banco, fica difícil do FGC honrar com as garantias”, diz Marília Fontes sobre Master

  • 2

    Banco Master sofre liquidação e Daniel Vorcaro é preso: como reaver o dinheiro aplicado em CDBs?

  • 3

    Investia em CDB do Master? Veja o passo a passo para acionar o FGC e recuperar o seu dinheiro

  • 4

    Calculadora do 13º salário 2025: veja quanto você vai receber na 1ª e na 2ª parcela

  • 5

    Liquidação do Banco Master: como o mercado interpretou a decisão do Banco Central

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Pensão alimentícia: quais os gastos que devem entrar na conta?
Logo E-Investidor
Pensão alimentícia: quais os gastos que devem entrar na conta?
Imagem principal sobre o 4 eletrodomésticos que pesam na fatura
Logo E-Investidor
4 eletrodomésticos que pesam na fatura
Imagem principal sobre o NOVO HORÁRIO! Confira quando será o sorteio milionário da Lotofácil de hoje (19)
Logo E-Investidor
NOVO HORÁRIO! Confira quando será o sorteio milionário da Lotofácil de hoje (19)
Imagem principal sobre o Quanto economizar a partir dos 25 anos?
Logo E-Investidor
Quanto economizar a partir dos 25 anos?
Imagem principal sobre o Aposentadoria: o estilo de vida faz diferença?
Logo E-Investidor
Aposentadoria: o estilo de vida faz diferença?
Imagem principal sobre o Estes são os 7 vilões da sua conta de luz
Logo E-Investidor
Estes são os 7 vilões da sua conta de luz
Imagem principal sobre o Quem tem direito ao abono de permanência?
Logo E-Investidor
Quem tem direito ao abono de permanência?
Imagem principal sobre o Mega-Sena de hoje (18): NOVO HORÁRIO! Confira quando será realizada a extração
Logo E-Investidor
Mega-Sena de hoje (18): NOVO HORÁRIO! Confira quando será realizada a extração
Últimas: Educação Financeira
Esquenta Black Friday 2025: Granado, iPhone e roupas em promoção; veja ofertas
Educação Financeira
Esquenta Black Friday 2025: Granado, iPhone e roupas em promoção; veja ofertas

Varejistas antecipam promoções e oferecem cortes de até 70% em eletrônicos, moda, cosméticos e cursos; veja como aproveitar as ofertas e evitar golpes

20/11/2025 | 05h30 | Por Guilherme Siqueira
Na fila do FGC? Propostas para antecipar recebimento de CDBs do Master podem ser golpe
Educação Financeira
Na fila do FGC? Propostas para antecipar recebimento de CDBs do Master podem ser golpe

Circulam nas redes sociais promessas de 'solução de liquidez' para afetados pelo Master; FGC não permite esse tipo de intermediação e especialistas dizem que é preciso redobrar cuidado

19/11/2025 | 13h10 | Por Luíza Lanza
Calculadora do 13º salário 2025: veja quanto você vai receber na 1ª e na 2ª parcela
Educação Financeira
Calculadora do 13º salário 2025: veja quanto você vai receber na 1ª e na 2ª parcela

Ferramenta estima INSS, IRRF e valor líquido do benefício com base no salário e meses trabalhados

19/11/2025 | 11h05 | Por Camilly Rosaboni
Quanto tempo o FGC leva para pagar investidores? Veja o histórico da associação
Educação Financeira
Quanto tempo o FGC leva para pagar investidores? Veja o histórico da associação

Apesar de não haver um prazo máximo legal, a associação projeta que o início dos pagamentos ocorra em cerca de 30 dias

19/11/2025 | 08h43 | Por Beatriz Rocha

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador