Com a corrida para a declaração do Imposto de Renda (IR) 2024, muitos contribuintes ainda possuem dúvidas sobre os gastos que podem ser abatidos. Vale ressaltar que todos as pessoas obrigadas a declarar seus rendimentos e bens do ano anterior à Receita Federal (RF) devem enviar as informações até o dia 31 de maio.
Leia também
Na declaração é importante informar todos os gastos no período analisado, pois eles podem ser deduzidos. Durante o preenchimento, o sistema já define o resultado de quais despesas podem ser abatidas e, assim, a Receita consegue definir se o contribuinte pagou valores maiores do que o necessário no IR e restituí-lo.
Manter o histórico de todas as despesas e pagamentos também é importante para que, em caso de questionamento da malha fina, o contribuinte consiga comprovar essa movimentação financeira. É possível abater gastos:
- Com educação (própria ou de dependentes);
- Com saúde;
- Com dependentes;
- Com previdência;
- Com pensão alimentícia;
- Despesas relacionadas à atividade profissional (exclusivamente para profissionais autônomos);
- Despesas de empregados domésticos (em alguns casos);
- Com doações.
Contudo, existem limites para as deduções. Gastos com educação, por exemplo, tanto próprias quanto de dependentes, podem ser deduzidos até um limite de R$ 3.561,50 por pessoa. Ultrapassando esse valor, as despesas passam a ser parcela não dedutível do IR e o próprio programa da Receita já os separa.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
No caso de doações, elas precisam estar vinculadas a projetos específicos como incentivo à cultura, esporte, audiovisual, idosos, entre outros. Neste ano, os contribuintes podem deduzir até 7% para doações a projetos desportivos e para desportivos, enquanto as contribuições ao Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon) e ao Programa de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (Pronas) contam com um limite de 1%. Também é possível deduzir, até 6%, doações feitas ano passado em projetos que estimulem a cadeia produtiva de reciclagem.
Tudo que você precisa saber sobre o Imposto de Renda 2024
Vale lembrar que a declaração do IR em 2024 deve ser entregue até o dia 31 de maio. Para ajudar os contribuintes no processo, o E-Investidor também disponibiliza gratuitamente o E-book do IR 2024, com informações atualizadas para sanar as principais dúvidas dos leitores. O material completo pode ser acessado neste link.
@estadao 💻💰 Vai declarar o Imposto de Renda pela primeira vez e não sabe por onde começar? O E-Investidor te ajuda nessa tarefa. No vídeo, você encontra as respostas para as principais dúvidas sobre o IR. Fique ligado e não perca o prazo de declaração! #impostoderenda #receitafederal #tiktoknotícias ♬ som original – Estadão