Educação Financeira

Prazo para restituição do IR no primeiro lote acaba hoje; veja o que fazer

Uma novidade para o Imposto de Renda de 2023 é que os contribuintes poderão receber a restituição via Pix

Prazo para restituição do IR no primeiro lote acaba hoje; veja o que fazer
Declaração deve ser feita até dia 31 de maio. Foto: Shutterstock
  • Para conseguir a restituição ainda no primeiro lote, é preciso enviar sua declaração de Imposto de Renda até as 23h59 de hoje
  • O programa do IR faz os cálculos e verifica se o contribuinte pagou exatamente a quantia devida, menos do que a quantia devida ou mais do que a quantia devida
  • A restituição consiste na devolução dos valores excedentes pagos durante o ano-calendário

O prazo para tentar receber a restituição do Imposto de Renda 2023 no primeiro lote acaba hoje, de acordo com informações da Receita Federal. A restituição consiste na devolução dos valores excedentes pagos durante o ano-calendário.

Para conseguir a restituição ainda no primeiro lote, é preciso enviar sua declaração de Imposto de Renda até as 23h59 de hoje. Quer saber como declarar? Confira essa reportagem. 

Vale ressaltar que existe um critério de prioridade para o recebimento da restituição nos primeiros lotes. Idosos acima de 80 anos ou com idade igual ou superior a 60 anos, pessoas com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave, contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério têm preferência.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Em caso de empate nos critérios, quem entregou o documento primeiro tem prioridade.

Confira a tabela de restituição do IR 2023:

Lote Data
31/05/2023
30/06/2023
31/07/2023
31/08/2023
29/09/2023

O programa do IR faz os cálculos e verifica se o contribuinte pagou exatamente a quantia devida, menos do que a quantia devida (declaração com imposto a pagar) ou mais do que a quantia devida (declaração com imposto a restituir).

Isso ocorre quando a pessoa apresenta muitas despesas dedutíveis, que incluem gastos com educação, saúde, previdência, conforme detalhamos nesta reportagem.

O valor a ser restituído é atualizado pela taxa Selic, acumulada a partir do mês seguinte ao do prazo final de entrega até o mês anterior ao pagamento.

A novidade para o Imposto de Renda de 2023 é que os contribuintes poderão receber a restituição via Pix, bastando informar a chave com o número do CPF na hora de entregar a declaração.

Publicidade

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos