Publicidade

Educação Financeira

IPO, OPA, Follow on: conheça termos do mercado de ações

Descubra o significa de alguns dos termos mais comuns no mercado de ações

IPO, OPA, Follow on: conheça termos do mercado de ações
Investidores debatem sobre IPO, OPA e Follow On na bolsa de valores brasileira (Foto: Daniel Teixeira/Estadão)
  • IPO e OPA são expressões usadas no mercado de ações para se referir a quando empresas abrem ou fecham seu capital
  • Follow on é o processo de emitir novas ações para as companhias conseguirem captar mais recursos

O linguajar do mercado de ações pode parecer complicado para o investidor menos experiente. Mas ficar por dentro de seus principais termos não é tão difícil assim, como IPO, OPA e Follow On. Conheça algumas das siglas e expressões mais usadas no universo acionário.

IPO

IPO é a sigla de Initial Public Offering (em português, Oferta Pública Inicial). Nessa oferta, uma empresa está colocando suas ações à venda pela primeira vez. Com isso, ela se torna uma empresa de capital aberto.

As empresas decidem abrir o capital para conseguir captar recursos e ampliar seus negócios. Uma vez públicas, as companhias enfrentam uma fiscalização mais rigorosa da CVM e, naturalmente, dos acionistas.

OPA

OPA é “Oferta Pública de Aquisição de Ações. Nessa operação, um dos acionistas pretende comprar uma participação ou a totalidade das ações de uma empresa listada na bolsa, com o objetivo de obter algum grau de controle.

O procedimento acontece quando uma companhia deseja fechar o capital. Dessa maneira, o acionista majoritário deve fazer uma proposta de compra do restante das ações aos demais. A oferta deve ser pública, de modo que todos os acionistas tenham conhecimento do início do processo por meio da publicação do fato relevante.

Follow on

Follow on é quando uma empresa de capital aberto deseja emitir novas ações. O objetivo, como no IPO, é aumentar o capital para investir em projetos. Conforme o caso, as novas ações podem ser disponibilizadas para qualquer interessado, ou oferecidas apenas a determinados investidores ou acionistas.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O follow on pode ser primário (quando a própria empresa disponibiliza as novas ações) ou secundários (quando um grupo de acionistas coloca seus papéis à venda).

Web Stories

Ver tudo
<
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos