Publicidade

Educação Financeira

Mutirão para negociar dívidas com bancos encerra nesta sexta-feira; entenda

Podem ser negociadas dívidas no cartão de crédito, cheque especial, consignado e demais modalidades de crédito em atraso

Mutirão para negociar dívidas com bancos encerra nesta sexta-feira; entenda
(Fonte: Shutterstock)
O que este conteúdo fez por você?
  • No último Mutirão, realizado em entre 1º e 30 de novembro de 2022, 2,3 milhões de contratos foram renegociados pelos bancos
  • A ação possui participação Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Banco Central do Brasil, Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e Procons

A renegociação de dívida por meio de alongamento de prazos, redução de taxas, alteração nas condições de pagamento, obtenção de recursos adicionais ou a migração para outras modalidades de crédito mais baratas são algumas das formas que o consumir pode organizar sua vida financeira através do Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira, que continuará em atividade até esta sexta-feira (31).

A ação possui participação Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Banco Central do Brasil, Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e Procons.

Podem ser negociadas dívidas no cartão de crédito, cheque especial, empréstimo consignado e demais modalidades de crédito em atraso com bancos ou financeiras, exceto aquelas que tenham bens como garantia (como veículos e imóveis).

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A negociação pode ser feita diretamente nos canais oficiais da instituição credora ou pelo portal ConsumidorGovBr, que pode ser acessado por meio de conta GovBr.

Na página do Mutirão Nacional, há vídeos mostrando o passo a passo para acessar o portal Gov.Br, encontrar a instituição e abrir o pedido de negociação. Na mesma página, é também possível encontrar conteúdo exclusivo sobre orientação financeira e acesso a outros canais, como o Registrato, sistema do Banco Central por meio do qual é possível acessar, entre outros, o Relatório de Empréstimos e Financiamentos (SCR), que contém a lista de dívidas em nome do consumidor perante as instituições financeiras.

“O mutirão promove educação financeira, o acesso ao crédito responsável e a reinserção do consumidor no mercado por meio da renegociação das suas dívidas”, explica Amaury Oliva, diretor executivo de Cidadania Financeira da Febraban. “A iniciativa faz parte do nosso calendário anual, um esforço permanente dos bancos para auxiliar os consumidores e ajudá-los a equilibrar suas finanças”, diz.

No último Mutirão, realizado em entre 1º e 30 de novembro de 2022, 2,3 milhões de contratos foram renegociados pelos bancos.

Como negocio no Mutirão?

Ao negociar com a instituição credora, o consumidor deve informar a dívida que pretende quitar e perguntar quais são as condições oferecidas para a sua quitação. Se concordar com o que foi proposto, um acordo de negociação será assinado. Caso não concorde, pode fazer contrapostas para chegar a um acordo mais acessível.

Quem pode participar?

Podem participar do Mutirão Nacional pessoas físicas que tenham dívidas em atraso não atreladas a bens dados em garantia, contraídas de bancos ou instituições financeiras e que tenham condições de quitar o valor que será negociado. Para pessoas superendividadas, que têm tratamento previsto na Lei 14.181, de 2021, a orientação é que procurem órgãos de proteção e defesa do consumidor.

Publicidade

A lista das instituições participantes do Mutirão Nacional pode ser consultada na página Meu Bolso Em Dia, da Febraban.

Web Stories

Ver tudo
<
Truque da toalha: aprenda o segredo para refrescar a casa sem ar-condicionado
Vai para a praia no Ano Novo? Faça isso e você vai economizar muito
IPVA 2025: SP divulga datas de pagamento e descontos; confira
Pagamento de boleto via Pix: quando chega e como funciona a novidade?
3 receitas econômicas que vão salvar seu orçamento no fim do mês
Verão 2025: aqui está o segredo para viajar sem estourar o orçamento
Multa por dedo do meio? Descubra valor na nova punição por gestos obscenos ao volante
Quer gastar menos no açougue? Estas carnes são a solução
Passo a passo para saber se eu ganhei o sorteio da Nota Fiscal Paulista deste mês
Isenção do IR até R$ 5 mil pode aumentar seu salário; veja a partir de quando
15 doenças que dão direito a auxílio-doença e aposentadoria por invalidez
IPVA 2025: como saber se meu carro é isento?
>