De acordo com a lei 8.177/91, que define as regras para a aplicação, quando a taxa básica de juros do Brasil, a Selic, está acima de 8,5% ao ano, o rendimento da poupança é de 0,5% ao mês, ou 6,17% ao ano, mais o valor da Taxa Referencial (TR). No momento, ela se encontra em 12,75%.
Se o prêmio da Mega-Sena fosse aplicado por 12 meses na poupança, nas condições atuais, renderia cerca de R$ 555 mil. Vale lembrar que para chegar ao rendimento real da aplicação é preciso descontar a inflação do período.
No entanto, se optasse por uma renda fixa como o Tesouro IPCA+, a mesma quantia, pelo mesmo intervalo de tempo, traria retorno de R$ 1 milhão ao investidor. Uma parte do título é atrelada ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e outra é vinculada a um percentual fixo, além de ser um título garantido pelo governo do País.
É importante que os investidores sejam orientados por profissionais de finanças, antes de fazerem quaisquer investimentos, para reduzir riscos e para que escolham os ativos mais condizentes com cada perfil.