Publicidade

Educação Financeira

Restituição Imposto de Renda 2023: como saber se caí na malha fina?

Ao identificar dados divergentes, a Receita Federal pode solicitar averiguação mais minuciosa da declaração

Restituição Imposto de Renda 2023: como saber se caí na malha fina?
(Foto: Freepik)
  • Para tomar conhecimento da situação fiscal de cada um, é preciso ter em mãos números do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) e as respectivas senhas.

Desde as 10h desta quinta-feira (24), já é possível para o contribuinte consultar o 4º lote da restituição do Imposto de Renda 2023 e eventuais pendências que possam existir junto à Receita Federal. A temida malha fina é uma das razões que desperta o interesse dos contribuintes e os leva a consultar seu status junto ao Fisco.

Para tomar conhecimento da situação fiscal de cada um, é preciso ter em mãos números do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) e as respectivas senhas. Abaixo, um passo a passo para auxiliar a consulta ao portal da Receita.

Caí na malha fina?

  • 1. Ao acessar a página do Portal e-CAC, é possível fazer login com o código de acesso do usuário ou utilizando informações do portal do governo federal, o gov.br.

  • 2. Feito o login, será apresentada ao usuário uma lista com diversas opções de serviços, no canto esquerdo da tela do computador. A opção que interessa a quem quer saber sobre pendências e malha fina é “Meu Imposto de Renda”.

  • 3. Após carregar, serão apresentados os últimos anos de declarações, à esquerda da página. Certifique-se de que o ano selecionado corresponde ao IRPF 2023.

  • 4. À direita da mesma página, outras opções aparecerão ao usuário. Selecione “Pendências de Malha” para consultar seu status na Receita Federal. Se não houver, uma mensagem será apresentada ao selecionar a opção.

Caí na malha fina. O que fazer?

Isso ocorre quando a Receita Federal identifica dados divergentes, inconsistentes ou suspeitos na declaração do imposto de renda, ao cruzar informações de outros declarantes.

Se o contribuinte identificá-los antes de ser notificado, é possível enviar uma retificação ou enviar documentos pelo Dossiê Digital de Atendimento (DDA). Tudo que for enviado passará pela apreciação de um auditor da Receita Federal.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Havendo tributação extra a ser paga, o valor será descontado da restituição que o contribuinte receberá. Caso não haja previsão de restituição, será gerado débito a ser quitado por meio da emissão de Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF).

Web Stories

Ver tudo
<
Cursos, passagens aéreas e cashback: confira as promoções da Black Friday do mercado financeiro
Como usar o Tesouro IPCA + 7% para aumentar a sua aposentadoria
Antecipação do 13º salário vale a pena?
Até 100% de desconto: carro elétrico tem isenção de IPVA no DF e em mais 5 Estados; saiba como pedir
Salário baixou? Conheça 5 países que reduziram jornada de trabalho
O retorno de Trump pode afetar as suas futuras viagens e investimentos?
Quanto você pode receber de cashback das contas de água, internet e luz?
A rua mais cara do mundo fica no Brasil? Descubra
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos