A Receita Federal libera nesta quinta-feira (24), às 10h, a consulta ao 4º lote de restituições do Imposto de Renda 2023. Mais de 6 milhões de contribuintes serão beneficiados nesta etapa, que repassará R$ 7,5 bilhões no total.
Leia também
Os pagamentos são feitos na conta corrente informada na declaração, de forma direta ou por indicação de chave Pix. Em caso de divergências (quando há desativação da conta, por exemplo), a quantia fica disponível para resgate por até 12 meses e deve ser feita junto ao Banco do Brasil (BB).
A sequência de restituição obedece a critérios de prioridade: maiores de 80 anos, maiores de 60 anos, pessoas com deficiência ou moléstia grave, respectivamente.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Na sequência, quem teve maior parte da renda proveniente do magistério e, por fim, os que optaram por utilizar a declaração pré-preenchida e pela restituição por Pix. A ordem de entrega serve como critério de desempate.
Calendário de restituições do IR 2023
- 1º lote: 31 de maio (prazo para entrega da declaração) – pago;
- 2º lote: 30 de junho – pago;
- 3º lote: 31 de julho – pago;
- 4º lote: 31 de agosto;
- 5º lote: 29 de setembro.
Como consultar os lotes
É possível consultar as informações pelo site oficial da Receita. Na página, basta clicar na opção “Meu Imposto de Renda”, navegar na lista de serviços e selecionar a opção “Consultar a Restituição”. É preciso informar número de CPF, data de nascimento e ano da declaração – no caso, 2023.
Uma verificação mais detalhada também está disponível aos usuários na plataforma Meu Imposto de Renda, disponível no Portal e-CAC ou pelo aplicativo de celular e tablet, disponível para plataformas Android e iOS.