A Receita Federal paga nesta sexta-feira (30) o quarto lote de restituição do Imposto de Renda 2024. Ao todo, 5.347.441 contribuintes vão receber R$ 6.873.633.906,45. A consulta ao lote, liberada no dia 23 de agosto, pode ser realizada por meio desta página.
Leia também
Ao acessar a plataforma, o cidadão deve informar número do CPF, data de nascimento e o ano correspondente à declaração. Em seguida, é só clicar em “Consultar”. A checagem também pode ser feita por meio do aplicativo Meu Imposto de Renda, com versão para tablets e smartphones dos sistemas Android e iOS.
Os seguintes contribuintes irão receber a restituição do IR no quarto lote:
- 15.077 idosos acima de 80 anos;
- 84.659 idosos entre 60 e 79 anos;
- 7.168 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
- 27.372 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- 261.019 contribuintes que não possuem prioridade legal, mas que receberam prioridade por terem utilizado a declaração pré-preenchida ou optado por receber a restituição via Pix;
- 47.238 contribuintes priorizados em razão do estado de calamidade decretado no Rio Grande do Sul (RS);
- 4.904.908 contribuintes não prioritários.
Caso o contribuinte esteja incluído no lote, mas não receba o dinheiro até o final desta sexta-feira, é possível que tenha ocorrido algum erro nos dados bancários informados na declaração ou algum problema na conta destino. Se for esse o caso, a restituição estará na situação de “Disponível para reagendamento”.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Não há, porém, motivos para se desesperar: a Receita disponibiliza um serviço de reagendamento da restituição. A opção é intermediada pelo Banco do Brasil pelo prazo de até um ano da primeira tentativa de crédito.
O contribuinte deve acessar o Portal BB ou ligar para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos). Ao utilizar esse serviço, ele precisa informar o valor da restituição e o número do recibo da declaração. Após o procedimento, é necessário aguardar a nova tentativa de crédito.
Caso o cidadão não resgate o valor de sua restituição no prazo de um ano, deverá requerer a quantia pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu “Declarações e Demonstrativos”. Depois, basta ir em “Meu Imposto de Renda” e clicar em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”. Por fim, é só informar a conta bancária que será usada para receber os valores. O titular da conta deve ser o próprio contribuinte e a conta deve ser do tipo conta-corrente ou poupança.
Calendário de restituição do Imposto de Renda 2024
A Receita já pagou três lotes regulares de restituição do IR 2024. O quarto está sendo distribuído nesta sexta-feira, enquanto o quinto e último será repassado aos contribuintes em 30 de setembro. Confira abaixo:
- 1º lote de restituição: pago em 31 de maio;
- 2º lote de restituição: pago em 28 de junho;
- 3º lote de restituição: pago em 31 de julho;
- 4º lote de restituição: está sendo pago hoje;
- 5º lote de restituição do Imposto de Renda: pagamento em 30 de setembro.