- Conceitos são usados para reconhecer a liquidez de cada papel
- Companhias com maior participação de mercado e lucros mais expressivos acabam formando o grupo de blue chips
- Menos negociadas, as small caps são associadas às empresas com menor valor de mercado
Termos muito comuns no mercado financeiro, blue chips e small caps são utilizados para classificar diferentes tipos de ações. Apesar de não serem oficiais, os dois conceitos são usados no mundo todo e dizem respeito à liquidez de cada papel, ou seja, o quão fácil é vendê-lo e comprá-lo na Bolsa de Valores.
O que são small caps?
Small caps são as ações menos negociadas em uma Bolsa de Valores. Esse tipo de papel, menos líquido, está associado a empresas com menor valor de mercado.
Significado de “small cap“
O termo “small cap” é uma abreviação do inglês “small capitalization” (baixa capitalização), usado para designar as companhias com menor valor de mercado.
Quem deve investir em small caps?
As small caps são procuradas por investidores com um perfil mais agressivo, de maior tolerância ao risco, que buscam aplicações mais rentáveis no longo prazo.
Leia também
Por terem menos participação de mercado, essas companhias têm mais espaço para crescer do que os grandes players, abrindo caminho para uma forte valorização dos seus papéis.
Quais cuidados tomar na hora de investir?
As small caps costumam ser investimentos mais arriscados em comparação com as blue chips. Muitas dessas empresas apresentam endividamento elevado, a fim de executar planos ambiciosos de expansão e atingir a valorização pretendida.
Sem a mesma receita de uma gigante, elas têm menos mecanismos para se proteger de acidentes de percurso, como crises econômicas e falhas em projetos de expansão.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
A liquidez reduzida dessas ações também pode ser um problema. Nesse cenário, o investidor disposto a pagar determinado preço por um papel pode demorar para encontrar pessoas dispostas a vendê-lo pelo mesmo valor, por exemplo.
O que são blue chips?
As blue chips são as ações com maior liquidez de mercado e são compostas pelos papéis mais negociados de determinada bolsa de valores.
Ações blue chips da Bovespa
No caso dos papéis negociados na B3 (Bolsa de Valores oficial do Brasil), os exemplos clássicos de blue chips são das seguintes empresas:
- Petrobras;
- Vale;
- Itaú Unibanco;
- Bradesco;
- Banco do Brasil.
Em linhas gerais, as companhias com maior participação de mercado e lucros mais expressivos acabam formando o grupo de blue chips, o que ocorre devido a sua capacidade de distribuir dividendos robustos.
Além disso, os investidores acabam seduzidos pela consistência dessas empresas, menos sujeitas a oscilações bruscas no preço da ação no curto prazo.
Significado de “blue chip”
A origem do termo “blue chip” é associada ao pôquer, onde as fichas azuis (blue chips, em inglês) são as mais valiosas.