Publicidade

Educação Financeira

Tesouro Direto: como aproveitar a maior rentabilidade já registrada por título do IPCA+

Títulos públicos bateram recorde nesta semana após decisão do Copom sobre Selic e inflação

Tesouro Direto: como aproveitar a maior rentabilidade já registrada por título do IPCA+
Tesouro Direto: quanto rende R$ 5 mil. Foto: Adobe Stock

Conhecido como um dos investimentos mais seguros, o Tesouro Direto surpreendeu os investidores na segundafeira (23) quando registrou uma rentabilidade recorde nos títulos atrelados à inflação. 

Às 15h, o Tesouro IPCA+ com vencimento para 2029 estava pagando quase 7% (especificamente 6,7%) ao ano, maior valor já registrado por esse ativo. Os títulos prefixados também dispararam, com taxas que se aproximaram de 13% ao ano. 

E–Investidor disponibiliza material gratuito e detalhado sobre Tesouro Direto. Baixe agora e aprenda a aproveitar as melhores rentabilidades

Os ativos atrelados ao IPCA ganharam força após o aumento da Taxa Selic pelo Copom e a divulgação do último Boletim Focus, que aumentou a expectativa para a inflação e a Taxa Selic em 2024. 

Os investidores que estavam atentos ao mercado e entendiam o mecanismo da marcação a mercado puderam aproveitar a alta rentabilidade do IPCA+ 2029 no início da semana. 

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Para quem não conhece, os títulos conhecidos como “Tesouro IPCA+” pagam o valor da inflação mais uma taxa prefixada anual, chamada “juro real”. Já os títulos do “Tesouro Prefixado” pagam um juro real “fixo”.

Contudo, ambas as modalidades sofrem a chamada marcação a mercado. Isto significa que os preços dos papéis variam diariamente conforme o movimento do mercado e a demanda pelos ativos, o que impacta tanto quem já possui o ativo quanto quem decide comprá-lo em uma boa oportunidade. 

Conheça o funcionamento do Tesouro Direto e saiba identificar as boas oportunidades na renda fixa

Nessa situação, quem já tem o ativo na carteira vai ver o papel desvalorizando temporariamente, mas, se o investidor mantiver o título até o vencimento, receberá exatamente o que foi contratado, sem prejuízos. 

Já aqueles investidores que decidiram comprar o IPCA+ 2029 na segunda-feira, conseguiram aproveitar uma taxa acima da inicialmente oferecida pelo governo. Para isso, era necessário entender o funcionamento dos títulos do Tesouro e estar atento ao movimento de mercado. 

E-Investidor disponibiliza guia gratuito sobre Tesouro Direto

Para ajudar os investidores a entenderem detalhadamente o funcionamento do Tesouro Direto, o E-Investidor produziu um guia completo sobre um dos investimentos mais populares entre os brasileiros. 

Desde a introdução até um passo a passo de como investir, o guia é ideal tanto para quem está começando quanto para investidores experientes, com análises dos diferentes tipos de títulos e como aproveitá-los da melhor forma possível.

O material está disponível gratuitamente no link a seguir 

BAIXAR GUIA COMPLETO DO TESOURO DIRETO

Publicidade