A B3 lançou 13 BDRs (Brazilian Depositary Receipts) de ETFs (Exchange Traded Funds) para pessoas físicas. Oito dos produtos são de renda fixa, com exposição a títulos de dívida de empresas dos Estados Unidos ou que dão acesso a cestas de títulos soberanos em dólares. Já os outros cinco são de renda variável, replicando índices financeiros globais e com exposições amplas e direcionadas a indústrias específicas, como semicondutores.
Os BDRs foram lançados ontem (6) em parceria com a BlackRock, gestora global de ativos financeiros, e todos eles são da marca iShares. Anteriormente, os produtos estavam disponíveis apenas para o investidor qualificado – pessoa física ou jurídica com investimentos que excedam R$ 1 milhão.
“Nosso objetivo é ampliar o portfólio de produtos disponíveis aos clientes para que, cada vez mais, possam diversificar suas carteiras de investimento e suas estratégias. Teremos 79 BDRs de ETF disponíveis para o varejo, facilitando o acesso ao mercado internacional tanto para renda fixa como renda variável”, diz o diretor executivo de Produtos e Dados da B3, Luís Kondic.
De acordo com nota da B3, a novidade abre um novo horizonte de oportunidades para investidores de diferentes perfis de risco, do conservador ao mais arrojado.
“Há um entendimento de que os BDRs de ETFs são a forma mais simples e barata de acessar mercados globais, de forma eficiente, com baixo custo e com a liquidez de uma ação, além dos benefícios de um veículo diversificado, simples e transparente”, acrescenta Karina Saade, head da BlackRock no Brasil.
Confira abaixo a lista completa dos BDRs de ETFs que passam a ser disponibilizados também ao investidor pessoa física:
BDRs de renda fixa:
Nome
Ticker BDR
iShares US Treasury Bond ETF
BGOV39
iShares iBoxx $ High Yield Corporate Bond ETF
BHYG39
iShares 7-10 Year Treasury Bond ETF
BIYT39
iShares 3-7 Year Treasury Bond ETF
BIEI39
iShares iBoxx $ Investment Grade Corporate Bond ETF