Investimentos

B3 anuncia novas modalidades de BDRs, ETFs e Fundos de Investimento

A partir desta segunda-feira (31), oito novos tipos de fundos estão disponíveis

B3 anuncia novas modalidades de BDRs, ETFs e Fundos de Investimento
B3 anunciou nesta segunda-feira (31) oito novas formas de investimentos disponíveis aos investidores brasileiros Foto: Daniel Teixeira/Estadão

A B3 anunciou que, a partir desta segunda-feira (31), passa a permitir a listagem de oito novos tipos de fundos para os investidores, com estratégias tanto no mercado local quanto no internacional.

As novidades são os ETFs de Moedas, BDRs de ETFs de Moedas, BDRs de ETFs de Renda Fixa, ETFs de Renda Fixa Internacional, Fundos de Investimento Renda Fixa (FI RF), Fundos de Investimento Multimercado Renda Fixa (FIM RF), Fundos de Investimento Multimercado de Renda Variável (FIM RV) e Fundos de Investimento Multimercado de Infraestrutura (FIM INFRA).

Luís Kondic, diretor executivo de Produtos Listados e Dados da B3, destaca o crescimento dos fundos de índice (ETFs) ao longo de 2021 e avalia que os novos produtos trazem mais alternativas para diversificação na carteira.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Abre-se a oportunidade de expansão do mercado de fundos no Brasil. Essas novas opções podem ampliar de forma expressiva o leque de produtos disponível para o investidor, possibilitando um maior número de estratégias dentro do portfólio de cada cliente”, afirmou Kondic em nota.

Produtos

A B3 explica que os ETFs de Moedas são fundos que buscam refletir a rentabilidade de índices de moedas cujas carteiras teóricas são compostas majoritariamente por ativos ou derivativos de câmbio. Já os ETFs de Renda Fixa Internacionais são fundos que acompanham índices de Renda Fixa no mercado internacional.

Os BDRs – sigla em inglês para os recibos emitidos no Brasil com lastro em ativos estrangeiros – de cotas de ETF também terão o seu portfólio ampliado. O produto, que já contava com a categoria de Renda Variável, agora terá as novas classes de Moedas e Renda Fixa, destaca a B3.

E no portfólio de Fundos de Investimento Listados, a B3 passa a permitir lançamentos de quatro novas classes: Renda Fixa, Multimercado de Renda Fixa, Multimercado de Renda Variável e Multimercado de Infraestrutura. Estes fundos, que contam com uma gestão ativa de gestores qualificados para gerar a melhor relação de risco-retorno, agora poderão ser compostos por ativos de renda fixa ou por uma carteira diversificada na classe dos fundos multimercado, sem investimento mínimo em um único fator de risco.