- Reunião anual da Berkshire Hathaway, que normalmente atrai milhares de pessoas para Omaha, no Nebraska, terá um formato especial neste ano
- Teleconferência terá transmissão ao vivo a partir das 17h45 (horário de Brasília)
- Buffett disse que não comentará participações específicas de investimentos ou sobre política
(Katherine Chiglinsky/Bloomberg) – A reunião anual da Berkshire Hathaway, que normalmente atrai milhares de pessoas para Omaha, no Nebraska, terá um formato especial neste ano. Warren Buffett, presidente e diretor executivo do conglomerado, e Greg Abel, vice-presidente de operações não relacionadas a seguros, serão os únicos fisicamente presentes na reunião, disse a Berkshire em comunicado na segunda-feira (27).
Leia também
Isso significa que Charlie Munger, parceiro de longa data de Buffett, e Ajit Jain, vice-presidente de operações de seguros e considerado um dos potenciais sucessores de Buffett, ao lado de Abel, não comparecerão.
Quando a pandemia de coronavírus começou a estimular restrições públicas e fechamento de negócios nos EUA, Buffett disse, em meados de março, que a Berkshire só realizaria a reunião por meio de uma conferência virtual este ano, uma ação que o investidor bilionário disse que “se arrependeu”.
Publicidade
“Sentiremos muita falta de ver nossos acionistas em Omaha este ano”, disse a Berkshire no comunicado. Buffett e Abel responderão às perguntas dos acionistas ,a reunião no sábado, 2 de maio, a partir das 16h45 (17h45, horário de Brasília) por um webcast no Yahoo. A dupla não discutirá participações específicas de investimentos ou sobre política, disse Berkshire. A empresa planeja anunciar os lucros do primeiro trimestre no mesmo dia 2, divulgando resultados em seu site de manhã.
A Woodstock para os capitalistas
As mudanças marcam uma mudança significativa em relação ao evento que o Mago de Omaha chamou de “Woodstock para os capitalistas”.
A reunião anual da Berkshire normalmente acontece em um centro de convenções em Omaha, cheio de acionistas, prontos para ouvir Buffett e Munger opinarem sobre uma ampla variedade de tópicos por horas a fio.
Este ano, Abel e Jain, vistos frequentemente como candidatos principais para substituir Buffett, de 89 anos, quando ele deixar o cargo, deveriam ter mais exposição na reunião, garantiu Buffett aos investidores em sua carta anual, divulgada em fevereiro. Agora, apenas Abel estará lá para responder perguntas.
A promessa de Buffett de não discutir política é uma ligeira mudança em relação aos anos anteriores. Em 2016, ele abordou, embora com cuidado, uma pergunta dos acionistas sobre o potencial de uma presidência de Donald Trump e como isso poderia afetar a Berkshire.
Buffett adotou uma abordagem cautelosa em alguns debates políticos acalorados em sua reunião nos últimos anos e disse em fevereiro que esperaria para ver quem recebe a indicação Democrata este ano.
Publicidade
A Berkshire diz que planeja manter virtualmente outro aspecto de sua reunião anual: as compras. Normalmente, empresas do portfólio da Berkshire, como a Dairy Queen e a seguradora de automóveis Geico, montam estandes no centro de convenções para oferecer produtos – com algumas bugigangas até com os rostos de Buffett e Munger.
Este ano, o conglomerado disse que forneceria um link, a partir de 1º de maio, para sites de subsidiárias da Berkshire com datas para venda de produtos.