• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Investimentos

Especial: As elétricas mais recomendadas para dividendos em 2024

Analistas ouvidos pelo E-Investidor citam oportunidades com dividend yield de até 10,4%

Por Katherine Rivas

16/01/2024 | 3:00 Atualização: 16/01/2024 | 11:00

Companhias integradas, que reúnem dois ou mais segmentos do setor elétrico, podem ser boas opções. (Foto: Envato Elements)
Companhias integradas, que reúnem dois ou mais segmentos do setor elétrico, podem ser boas opções. (Foto: Envato Elements)

O ano de 2024 deve proporcionar um cenário interessante para as empresas do setor elétrico, que costumam operar com endividamento elevado.

Leia mais:
  • 9 ações de elétricas baratas para ganhar dividendos em 2024
  • Falou em dividendos? Essas são as melhores ações para ganhar em 2024
  • As maiores pagadoras de dividendos em 2023
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Diante do arrefecimento dos juros, a expectativa do mercado é que o lucro líquido das elétricas tenha um impacto positivo – com um espaço maior para investimentos e proventos.

  • Especial: 9 ações de elétricas baratas para ganhar dividendos em 2024 

Embora a queda da Selic seja gradual, a projeção é de 9% até o fim do ano, Bernardo Viero, analista da Suno Research, destaca que o resultado financeiro das empresas elétricas vai melhorar, com expansão dos lucros e dividendos mais gordos.

Levantamento do E-Investidor revela que ainda há muitas elétricas baratas na Bolsa. Mas afinal, existe um segmento vencedor quando o assunto é dividendos? Quais são as ações mais recomendadas?

Cada segmento tem seus desafios

O analista da Suno destaca que cada segmento do setor elétrico terá alguns desafios para enfrentar em 2024. Desta forma, a melhor alternativa para o investidor é diversificar. Companhias integradas, que reúnem dois ou mais segmentos do setor elétrico, podem ser boas opções.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

No segmento de transmissão – onde as companhias são remuneradas por levar energia do ponto A ao B, com contratos de longo prazo reajustados pela inflação –  o desafio será a forte concorrência nos leilões de transmissão. Dois devem acontecer neste ano, em março e setembro.

“Tem empresa estrangeira participando de leilão, novos entrantes, os leilões estão cada vez mais povoados e isso acaba pressionando os retornos”, avalia Viero. Segundo ele, empresas transmissoras, que são mais disciplinadas na alocação de capital, acabam enxergando um cenário complexo para expansão diante da elevada concorrência.

Já nas geradoras, os preços de energia estão sendo comercializados a preços baixos, por conta da sobreoferta. “Se na crise hídrica faltava chuva, agora estamos observando um cenário onde os reservatórios estão cheios”, comenta Guilherme Tiglia, sócio e analista da Nord Research.

Segundo Tiglia, este cenário pode ser negativo para algumas companhias, mas positivo para outras. De um lado, os preços baixos tiram a atratividade de investimento no setor, já que alguns contratos não justificariam a expansão. Por outro, surge oportunidade de crescimento nas fontes renováveis – solar, eólica, entre outros.

Publicidade

Na distribuição, algumas companhias estão passando por um ciclo de investimento e acabam operando com um payout (parcela do lucro destinada a proventos) mínimo de 25%. “As distribuidoras oferecem dividendos menores, mas maior potencial de valorização”, destaca Luan Alves, analista-chefe da VG Research.

Apesar dos desafios, os analistas consultados afirmam que é possível encontrar boas oportunidades em cada um dos segmentos. “Mas as empresas que têm mais tentáculos acabam se beneficiando com resultados diversificados e tendem a ser mais resilientes”, defende Viero, da Suno.

Leia também:

  • Quanto renderam R$ 5 mil mil investidos em elétricas em 1 e 5 anos?
  • Quanto renderam R$ 10 mil investidos em elétricas em 1 e 5 anos?

Elétricas para dividendos no curto prazo

Engie (EGIE3)

Entre as opções para receber dividendos elevados em 2024, se destaca a Engie (EGIE3), uma companhia com atuação integrada. Viero explica que a empresa tem forte presença na geração de energia, mas também no segmento de transmissão, além de ter uma pequena parcela da sua operação em transporte de Gás com a TAG (Transportadora Associada de Gás).

Pela sua política de dividendos, a Engie estabelece ter um payout mínimo de 55% do lucro líquido ajustado e dois pagamentos por ano. No entanto, Viero destaca que nos últimos anos, a companhia manteve um histórico de distribuir 100% do lucro. “Em situações em que ela não tem investimentos relevantes, a tendência natural é pagar 100% dos lucros em proventos”, afirma o analista.

Publicidade

Para 2024, inclusive é esse o cenário base. Viero explica que a companhia vendeu uma parcela da TAG, o que deve deixar o caixa mais confortável. A empresa também tem um endividamento controlado, o que permitiria o payout de 100%.

A projeção do analista da Suno é de um dividend yield de 10,4% para 2024 – com um payout de 100%. Já em um cenário pessimista, o retorno em dividendos seria de 6%- com um payout de 55%.

Viero destaca ainda que o investidor recebe o dividendo e ao mesmo tempo está investindo em uma empresa com expansão contratada. Diferente de outras empresas do setor, a Engie não tem vencimentos de concessões próximos, desta forma, novas alocações não seriam para substituir e sim para adicionar receita na companhia.

“Ela consegue pagar dividendos de 10,4% hoje e ao longo do tempo vai entregar mais ativos. Historicamente a Engie sempre alocou bem o seu capital”, diz Viero.

Publicidade

Tiglia, da Nord, também tem Engie entre as recomendações e destaca que o portfólio da companhia é um dos que tem maior qualidade no setor elétrico. “Tem uma estratégia de comercialização de energia que vem se mostrando muito assertiva e fez boas alocações ao longo do tempo”, aponta Tiglia, que considera a empresa uma referência no setor. Para 2024, Tiglia projeta um dividend yield entre 7% e 7,5% para EGIE3.

Na Ágora Investimentos, a Engie é considerada uma empresa excepcional no quesito qualidade e gestão, motivo pelo qual nem sempre está barata. O analista Ricardo França espera que a Engie entregue um dividend yield de 6% neste ano, o que justificaria a manutenção do papel em uma carteira de renda passiva. “É um ativo de alta qualidade com bom histórico de alocação”, pontua.

Ações mais recomendadas para dividendos no curto prazo

Ação Dividend yield projetado para 2024 Quem recomenda?
Engie (EGIE3) 6% a 10,4% Suno Research, Nord Research, Ágora Investimentos
Isa Cteep (TRPL4) 6,5% a 8,6% Nord Research, VG Research, Suno Research
Taesa (TAEE11) 7,5% a 9% Suno Research, Ágora Investimentos, VG Research
Auren (AURE3) 6,50% Ágora Investimentos
CPFL (CPFE3) 7% Ágora Investimentos

Fonte: Levantamento E-investidor com casas de análise

Isa Cteep (TRLP4) e Taesa (TAEE11)

Para quem busca dividendos perenes e polpudos, o segmento de transmissão não decepciona, segundo analistas. Na Nord, Tiglia tem recomendação de compra para Isa Cteep (TRPL4), com um dividend yield esperado de 7,5%.

Ele destaca que a companhia vem fazendo bons investimentos, o que deve se traduzir em ganho de Receita Anual Permitida (RAP) e um resultado crescente. “São concessões que vão perdurar, não tem nenhum vencimento relevante no curto prazo. É uma empresa que vai ter os seus contratos ajustados por inflação, isso traz uma segurança muito boa para o investidor”, avalia.

Na VG Research, a expectativa é de um dividend yield de 6,5% para TRPL4. Alves destaca que o natural das transmissoras é pagar dividendos de 8%, mas com a recente valorização do papel, o retorno em dividendos recuou.

Publicidade

Embora o dividendo seja elevado no curto prazo, Viero, da Suno, tem receios com Isa Cteep e Taesa, dado o vencimento de algumas concessões em 2030. Para ele, as companhias deveriam pagar menos dividendos e investir em novas concessões.

“A empresa talvez deveria separar uma parte maior do lucro e reinvestir, compor seu balanço e disputar os leilões com uma competitividade maior”, destaca Viero. Segundo o analista, nos próximos 5 anos, Isa Cteep e Taesa ainda vão entregar dividendos interessantes, mas existe o desafio da maturidade do seu portfólio de ativos.

Para Isa Cteep, Viero projeta um dividend yield de 8,1%- caso a empresa apresente um payout de 75%. Já com um payout de 80%, os dividendos chegariam a 8,6%.

Para Taesa, Viero calcula um dividend yield de 7,5% – com 75% de payout – que pode chegar a 8,5% se a companhia optar por distribuir 85% do seu lucro.

Publicidade

Na Ágora, França, destaca a previsibilidade do segmento de transmissão e os contratos da Taesa que são reajustados pela inflação. Com uma inflação projetada de 4,30% para o final de 2024, o analista acredita que o efeito será benigno e vai ajudar a manter os custos da transmissora sob controle.

“A empresa precisa fazer o dever de casa, que é manter a operação eficiente para que consiga ter um bom nível de retorno ao acionista, e pagar dividendos”, diz. A expectativa é de dividendos de entre 8% e 9%.

Na VG Research, Alves projeta um dividend yield de 7,5% para TAEE11.

Auren (AURE3) e CPFL (CPFE3)

França cita ainda duas elétricas que devem entregar dividendos interessantes em 2024 e no médio prazo.

Uma delas é a geradora Auren (AURE3), que em 2023, pagou R$ 3 em dividendos por ação, um dividend yield de 20,37%, fruto de uma distribuição não recorrente. A companhia recebeu uma indenização de R$ 4,2 bilhões pela Usina Hidrelétrica de Três Irmãos, a qual destinou para o pagamento de proventos.

Em 2024, sem efeitos extraordinários, a expectativa é que a companhia entregue um dividend yield de 6,5%, aponta França. O analista defende que embora os reservatórios estejam em patamar elevado, o que diminui o preço da energia, a Auren tem espaço para melhorias no seu balanço, por conta de negociação de alguns passivos. “São passivos de quando a companhia ainda era estatal e que devem melhorar o resultado consolidado da Auren”, destaca.

Na CPFL (CPFE3) – que atua no segmento de transmissão, geração e distribuição- França aponta a diversificação maior do portfólio da empresa. “Não é uma barganha do ponto de vista de valuation (avaliação), mas se houver oportunidade de preço nas ações, é interessante adicionar um ativo de boa qualidade na carteira”, diz. O dividend yield projetado para 2024 é de 7%.

Elétricas para dividendos no longo prazo

Nem todas as elétricas devem ter capacidade de pagar dividendos elevados no curto prazo, contudo podem virar boas pagadoras no longo prazo. É o caso de Copel (CPLE6), Eletrobras (ELET3) e AES Brasil (AESB3), segundo os analistas.

França destaca que a AES Brasil vem investindo para diversificar o seu portfólio, que estava muito exposto a geração hidrelétrica. Nos últimos anos, os recursos estavam comprometidos, motivo pelo qual a empresa não remunerou os acionistas em 2023. Mas a expectativa é de retomada dos dividendos ainda em 2024.

“Agora começam a entrar em operação alguns ativos e com investimentos maduros será possível capturar retornos”, diz França, que espera que a companhia pague dividendos de 6% em 2024 e tenha proventos crescentes a partir de 2025.

Tiglia, da Nord, também enxerga com bons olhos a AES Brasil, e destaca que a companhia tem bons projetos. Para ele, AES Brasil vai retomar a distribuição de dividendos elevados em 2025 ou 2026, no patamar do passado, quando já foi reconhecida por ser boa pagadora. “É oportunidade para quem quer capturar um crescimento contratado com os projetos e um dividendo que deve aparecer quando o ciclo de investimentos virar”, observa. Para 2024, a projeção é de um dividend yield de 3% para AESB3.

Eletrobras e Copel, que passaram por um processo de privatização, são vistas como oportunidades para ganho de valor e dividendos no longo prazo. França acredita que em 2024 as companhias vão entregar um dividendo modesto de 3%, dado que ainda estão trabalhando em ganhos de eficiência e redução de custos nas operações.

Ambas as empresas são integradas, com participação na geração, transmissão e distribuição. Segundo os analistas, é inevitável que se tornem boas pagadoras de proventos no longo prazo. Alves, da VG, espera que Eletrobras entregue um dividendo de 6,5% em 2024. Já Viero espera um dividend yield de 5,5%, com um payout de 50%.

Segundo o analista da Suno, por conta do tamanho da Eletrobras, existe um potencial de geração de caixa robusto. “É muito difícil a empresa absorver obrigações de investimentos que sejam suficientemente grandes para comprometer uma distribuição dos lucros”, defende.

Ações mais recomendadas para dividendos no longo prazo

Ação Dividend yield projetado para 2024 Quem recomenda?
Copel (CPLE6) 3% Ágora Investimentos
Eletrobras (ELET3) 3% a 6,5% Ágora Investimentos, VG Research, Suno Research
AES Brasil (AESB3) 3% a 6% Ágora Investimentos, Nord Research

Fonte: Levantamento E-investidor com casas de análise

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Auren Energia (AURE3)
  • Conteúdo E-Investidor
  • CPFL Energia (CPFE3)
  • Dividendos
  • Engie Brasil (EGIE3)
  • Isa Cteep (TRPL4)
  • Setor elétrico
  • Taesa (TAEE11)
Cotações
15/12/2025 13h39 (delay 15min)
Câmbio
15/12/2025 13h39 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Os melhores cartões para viagens internacionais: compare custos e vantagens

  • 2

    Escândalos corporativos abalam confiança no Novo Mercado? Veja o que dizem especialistas em governança

  • 3

    Portfólio 3X: o ensinamento milenar do Talmude que atravessou crises e ainda protege o patrimônio hoje

  • 4

    Réveillon 2026: as festas de ano-novo mais caras do Brasil

  • 5

    Ibovespa hoje: Hapvida (HAPV3) lidera altas e Vivara (VIVA3) sobe com troca de CEO; Cosan (CSAN3) cai 2%

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Aposentadoria por incapacidade permanente: o que é a Reabilitação Profissional
Logo E-Investidor
Aposentadoria por incapacidade permanente: o que é a Reabilitação Profissional
Imagem principal sobre o Nota fiscal terá dois novos impostos em 2026; saiba quais são
Logo E-Investidor
Nota fiscal terá dois novos impostos em 2026; saiba quais são
Imagem principal sobre o Mega da Virada 2025: quantos vencedores foram de Minas Gerais?
Logo E-Investidor
Mega da Virada 2025: quantos vencedores foram de Minas Gerais?
Imagem principal sobre o Bolsa Família: veja quem recebe hoje (15/12)
Logo E-Investidor
Bolsa Família: veja quem recebe hoje (15/12)
Imagem principal sobre o Como acessar o Aplicativo Bolsa Família se você já possui senha cadastrada
Logo E-Investidor
Como acessar o Aplicativo Bolsa Família se você já possui senha cadastrada
Imagem principal sobre o Mega da Virada 2025: quanto custa apostar em um bolão?
Logo E-Investidor
Mega da Virada 2025: quanto custa apostar em um bolão?
Imagem principal sobre o Nota fiscal de 2026: quais são as obrigações fiscais?
Logo E-Investidor
Nota fiscal de 2026: quais são as obrigações fiscais?
Imagem principal sobre o Mega da Virada 2025: quantos vencedores foram de SP?
Logo E-Investidor
Mega da Virada 2025: quantos vencedores foram de SP?
Últimas: Investimentos
TRXF11 compra imóveis locados ao St. Marche e Oba Hortifruti e reforça portfólio de varejo
Investimentos
TRXF11 compra imóveis locados ao St. Marche e Oba Hortifruti e reforça portfólio de varejo

Aquisição acontece de forma indireta, após o TRX Real Estate adquirir 100% das cotas do Mauá Capital Desenvolvimento Urbano (MCDU11)

15/12/2025 | 10h26 | Por Daniel Rocha
Fundo de pensão que investiu R$ 50 milhões em FII do Master e desvalorizou 78% se posiciona sobre o caso
Investimentos
Fundo de pensão que investiu R$ 50 milhões em FII do Master e desvalorizou 78% se posiciona sobre o caso

O Serpros, entidade de previdência complementar do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), se manifestou sobre reportagem do E-Investidor a respeito do Macam Shopping FII

12/12/2025 | 15h40 | Por Jenne Andrade
Heineken acerta as contas com fundo imobiliário após atrasar dois meses aluguel
Investimentos
Heineken acerta as contas com fundo imobiliário após atrasar dois meses aluguel

Regularização dos aluguéis gera impacto positivo de R$ 0,16 por cota no fundo; Heineken classifica atraso como “pontual”

12/12/2025 | 09h51 | Por Daniel Rocha
MP do agro promete alívio ao Banco do Brasil; será o início da virada em 2026?
Investimentos
MP do agro promete alívio ao Banco do Brasil; será o início da virada em 2026?

Analistas ponderam que medida pode elevar ROE do banco para 15% já no próximo ano e o dividend yield até 8%; vale o voto de fé?

12/12/2025 | 05h30 | Por Katherine Rivas

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador