• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Investimentos

Como essa gestora usa a IA para diversificar a carteira de investimentos

Empresa usa modelos matemáticos e inteligência artificial para avaliar cenários. Confira

Por Leo Guimarães

07/11/2023 | 13:48 Atualização: 09/11/2023 | 17:49

Fernando Santos, Camila Fairbanks e Renato Ometto: os cérebros por trás da IA da Quantique. (Imagem: Quantique)
Fernando Santos, Camila Fairbanks e Renato Ometto: os cérebros por trás da IA da Quantique. (Imagem: Quantique)

É certo que a inteligência artificial (IA) pode facilitar a vida de muitos profissionais, inclusive do mercado financeiro, mas seria possível bater o mercado com ela? Para o pessoal da Quantique, sim. A máquina pode ser utilizada em favor da diversificação.

Leia mais:
  • Os melhores fundos imobiliários para investir em novembro
  • Como a inteligência artificial muda a indústria dos investimentos
  • Conheça uma nova ferramenta de inteligência artificial que auxilia o investidor
Imagem de background da newsletter Imagem de background da newsletter no mobile
News E-Investidor

Assine a nossa newsletters e receba notícias sobre economia, negócios e finanças direto em seu e-mail

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

 A gestora está chegando ao mercado com a estratégia quantitativa, que usa modelos matemáticos para avaliar cenários. “Nossa estratégia complementa qualquer tipo de portfólio, pois não agrega risco direcional. Procuramos geração de alfa e melhor risco-retorno”, diz Fernando Santos, sócio fundador da casa. 

O “alfa”, o qual o profissional se refere, consiste em uma medida de desempenho que representa o retorno adicional ou excedente da carteira de investimentos em relação ao seu índice de referência, que no caso da Quantique é o Certificado de Depósito Interbancário (CDI). 

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Santos explica que a estratégia abrange diferentes formas de aplicar o processamento de dados em favor dos investimentos, desde automação de um modelo até o uso de redes neurais avançadas. No caso da Quantique, a ideia é usar modelos matemáticos, estatísticos e machine learning (aprendizado de máquina) para buscar e interpretar comportamento de ativos de forma sistemática. 

Sem risco direcional

Os dados utilizados são de todos os mercados emergentes e desenvolvidos. Com eles se busca o valor relativo em todas as classes de ativos, sem tomar risco direcional. “Nunca vamos estar posicionados mais em Bolsa, moedas ou juros. Procuramos distorções  de mercado, comprando e vendendo de maneira que o risco direcional seja zerado”, diz. 

Santos define essa estratégia como uma busca por  incoerências de mercado, ao verificar as melhores opções de risco-retorno para o fundo. “Uma empresa que está com todos os fatores externos que se relacionam com ela positivos, mas seu preço não reflete esse movimento, mostra uma idiossincrasia, e isso dá resíduos no preço”, diz o gestor, mostrando o momento de entrada (ou saída) da Quantique. “Estimamos o tempo médio de reversão desse resíduo, tendo, dessa forma, a perspectiva de retorno para cada ativo.”

A gestora, que ainda não começou a captação de clientes, foi idealizada por Fernando Santos, egresso de J.P Morgan e Citadel nos Estados Unidos. Outros nomes da linha de frente são Camila Fairbanks e Renato Ometto, ambos com atuação em 3G Capital e Constellation.

Confira a seguir a opinião de Santos sobre alguns pontos de mercado:

Posicionamento no cenário

Nossas posições refletem os preços dos ativos dentro do consenso médio de analistas. A gente não se posiciona direcionalmente em nenhuma classe de ativos. Olhando para o portfólio não dá para dizer que estamos mais ou menos otimistas. Buscamos refletir o que é esperado e o impacto.

Resgates de fundos

Acontece porque houve perda de riqueza grande e, com isso, os investidores ficam mais conservadores. Todas as classes de ativos tiveram perdas, mas nós não agregamos risco direcional. Ao diversificar o risco, o investidor passa a correr o risco de portfólio que é inferior por ter diversificação. É um risco que gera mais alfa (superar o índice de referência) do que beta (volatilidade).

Cenários para 2024

O poder de previsibilidade está baixo, são muitas incertezas no cenário geopolítico. Nos nossos modelos não tentamos prever cenários, mas reagimos às informações que existem tentando ver se os preços de hoje correspondem com as probabilidades.

Selic em queda e Bolsa de lado

Podemos citar os problemas geopolíticos, guerras de Israel e Rússia. A incerteza nunca é boa para o mercado, que fica mais defensivo. Outro ponto são os juros americanos, com redução mais lenta do que o previsto, e isso traz impactos negativos.

Os juros em novo piso

O Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) procura colocar na balança inflação versus crescimento. Por isso coloca os juros mais pressionados para fazer o balanceamento. E enquanto os juros estiverem altos nos EUA, o mercado brasileiro estará relativamente menos atrativo.

O problema fiscal brasileiro

O Brasil precisa de um controle fiscal mais rigoroso, mas isso não tem sido feito. Existe uma tendência de gastar mais, mas a conta chega.

Publicidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Certificados de Depósitos Interbancários (CDI)
  • Conteúdo E-Investidor
  • Fundos quantitativos
  • inteligência artificial (IA)
Cotações
01/07/2025 3h53 (delay 15min)
Câmbio
01/07/2025 3h53 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Ricos continuam a enriquecer, mas ‘vergonha do luxo’ muda hábitos de consumo

  • 2

    Imposto de Renda 2025: é possível saber em qual lote vou receber a restituição? Saiba como

  • 3

    Dólar fecha junho com queda de 4,99%; o que o investidor deve esperar em julho?

  • 4

    Golpe do “Pix errado”: veja como funciona e como não ser enganado

  • 5

    Imposto de renda 2025: quando inicia o pagamento das restituições?

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o 5 ações baratas mais recomendadas por analistas para investir em 2025
Logo E-Investidor
5 ações baratas mais recomendadas por analistas para investir em 2025
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2025: como receber a restituição do 2° lote hoje via pix?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2025: como receber a restituição do 2° lote hoje via pix?
Imagem principal sobre o Julho tem feriado? Veja as folgas do próximo mês
Logo E-Investidor
Julho tem feriado? Veja as folgas do próximo mês
Imagem principal sobre o Dá para zerar as contas em 2 meses? Veja o cronograma que cabe no seu orçamento
Logo E-Investidor
Dá para zerar as contas em 2 meses? Veja o cronograma que cabe no seu orçamento
Imagem principal sobre o Vai casar? Saiba como evitar os gastos que 3 em cada 4 casais enfrentam
Logo E-Investidor
Vai casar? Saiba como evitar os gastos que 3 em cada 4 casais enfrentam
Imagem principal sobre o O que fez Jeff Bezos ficar bilionário? Veja 4 decisões que fizeram história
Logo E-Investidor
O que fez Jeff Bezos ficar bilionário? Veja 4 decisões que fizeram história
Imagem principal sobre o Você está planejando a aposentadoria? Veja como o ChatGPT pode ajudar
Logo E-Investidor
Você está planejando a aposentadoria? Veja como o ChatGPT pode ajudar
Imagem principal sobre o Calendário INSS 2025: veja as datas de pagamentos para julho
Logo E-Investidor
Calendário INSS 2025: veja as datas de pagamentos para julho
Últimas: Investimentos
Medo de MP faz taxas de LCI e LCA caírem e traz risco de prejuízo caso proposta não passe
Investimentos
Medo de MP faz taxas de LCI e LCA caírem e traz risco de prejuízo caso proposta não passe

Governo editou a Medida Provisória que põe fim à isenção de IR para rendimentos de vários títulos

01/07/2025 | 03h00 | Por Leo Guimarães
Nova norma sobre LCI entra em vigor: o que isso muda para o investidor?
Investimentos
Nova norma sobre LCI entra em vigor: o que isso muda para o investidor?

Agora mais instituições poderão emitir os títulos, como forma de incentivar o mercado imobiliário

01/07/2025 | 03h00 | Por Beatriz Rocha
A partir de hoje, fundos de investimentos são obrigados a seguir novas regras da CVM
Investimentos
A partir de hoje, fundos de investimentos são obrigados a seguir novas regras da CVM

As regras da resolução iniciaram em 2023, mas o período de adaptação encerrou na segunda-feira (30)

01/07/2025 | 02h00 | Por Daniel Rocha
Ibovespa fecha junho a 138 mil pontos apesar de guerra e risco fiscal; veja a projeção para julho
Investimentos
Ibovespa fecha junho a 138 mil pontos apesar de guerra e risco fiscal; veja a projeção para julho

Alta de 1,33% no mês foi sustentada por commodities, enquanto risco fiscal e petróleo instável aumentaram a cautela dos investidores da Bolsa

30/06/2025 | 19h20 | Por Murilo Melo
Ver mais

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

Logo do 'News E-Investidor'

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão e com os Termos de Uso.

Obrigado por se inscrever! A partir de agora você receberáas melhores notícias em seu e-mail!
notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador