• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Investimentos

Ibovespa em queda: como proteger o patrimônio no exterior em 2022

Devido à volatilidade do mercado interno, os analistas recomendam diversificar a carteira no exterior

Por Daniel Rocha

03/12/2021 | 3:00 Atualização: 03/12/2021 | 8:43

Investir no exterior é importante para proteger os investimentos do chamado risco Brasil, segundo analistas. (Foto: Envato Elements)
Investir no exterior é importante para proteger os investimentos do chamado risco Brasil, segundo analistas. (Foto: Envato Elements)

A expectativa dos analistas era que o segundo semestre de 2021 fosse um período de recuperação dos ativos brasileiros. No entanto, os resultados mensais do Ibovespa foram todos negativos de julho a novembro. Segundo dados da Economatica, setembro e outubro foram os meses que apresentaram as maiores quedas, com tombos superiores a 6%.

Leia mais:
  • Ibovespa em baixa: hora de investir no exterior?
  • Como as bolsas internacionais afetam a B3 e o Ibovespa?
  • Mais rentáveis em Wall Street?
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Por esse motivo, a recomendação dos especialistas aos investidores é a realocação de investimentos em mercados internacionais na tentativa de diversificar a carteira e proteger o patrimônio das volatilidades do mercado interno. Setores financeiros, logística e commodities podem ser algumas opções de bons investimentos no exterior para 2022.

O ambiente no Brasil não está favorável para os negócios. Diversos fatores tanto internos quanto externos impediram a recuperação como esperada dos ativos brasileiros. No início do ano, os analistas esperavam um desempenho melhor dos mercados já que se previa a redução dos casos da covid-19 com o avanço da vacinação. “As empresas se organizaram muito nesta linha de cenário”, ressalta Flávio Aragão, sócio da 051 Capital.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Porém, ninguém não contava com problemas que surgiram ao longo do caminho. De acordo com Aragão, a retomada da economia gerou uma escassez das linhas de produção no mercado global e afetou a cadeia logística mundial. No Brasil, a crise hídrica, a inflação e as turbulência no campo político minaram ainda mais o mercado.

“Teve o aspecto Brasília que gerou muita volatilidade dentro dos mercados e gerou um impacto muito forte no dólar, favorecendo a inflação. Foi um período muito complicado. Mas sem dúvidas os fatores que mais pesaram no segundo semestre no Brasil foram a inflação e problemas nas cadeias de logística”, avalia o sócio da 051 Capital.

Com o atual cenário nada motivador, o investidor brasileiro precisa pensar em alternativas para balancear seus aportes financeiros e proteger seus investimentos, visando maior rentabilidade nos próximos anos. Entre as alternativas, olhar para o mercado internacional pode ser uma saída.

Segundo Arthur Siqueira, sócio e analista de investimentos da GeoCapital, essa perspectiva pode reduzir a exposição dos seus investimentos às volatilidades presentes no mercado interno. “Ele (investidor) vai conseguir ter acesso a modelos de negócio que operam fora do Brasil e têm oportunidades de crescimento que a gente (brasileiro) não consegue ver”, ressalta.

Publicidade

Desempenho do Ibovespa no 2º semestre de 2021

Ibovespa Retorno do Ibovespa no acumulado de cada mês
Julho  -3,94%
Agosto -2,48%
Setembro -6,57%
Outubro -6,74%
Novembro -1,53%

Fonte: Economatica

Onde investir em 2022?

A pandemia da covid-19 trouxe problemas nas cadeias logísticas de todo mundo, aumentando os custos dos fretes. Segundo Rodrigo Lima, analista da Stake, a inflação no serviço contribuiu para que o setor apresentasse a melhor performance do ano, o que acena ao investidor uma boa oportunidade de investimento. “O BDRY, fundo de índice da gestora ETFMG que investe no setor, sobe mais de 220% no ano, impulsionado pelo aumento no custo dos fretes ao redor do mundo”, recomenda.

O setor financeiro também pode representar boa rentabilidade ao investidor brasileiro. Com o aumento da inflação nos Estados Unidos, Enzo Pacheco, analista da Empiricus, acredita que as instituições financeiras devem se beneficiar com o cenário. “Estão (Estados Unidos) discutindo acelerar o fim da recompra de títulos e essa aceleração (do fim ) do programa pode causar aumento dos juros dos EUA antes do previsto”, avalia.

Nesses setores, a recomendação do analista é investir no banco Morgan Stanley por ser uma instituição focada em soluções de investimento mais baseadas em taxas e comissões do que no fornecimento de crédito. A gestora de ativos BlackRock também é vista com bons olhos por Pacheco. Segundo ele, a empresa vem aumento os ativos sob gestão com a demanda cada vez maior de investimentos via ETFs.

Além disso, p ETF XLF que investe no setor financeiro pode ser uma boa alternativa. Ainda de acordo com o analista da Empiricus, o fundo teve um rendimento de +30,41%, em dólar, e +41,52%, em real, no acumulado do ano até o mês de novembro.

Publicidade

Já em relação às commodities, João Beck, economista e sócio da BRA, escritório de assessoria em mercado financeiro, avalia que o urânio pode dar bons retornos ao investidor. Com a preocupação do mercado global com a frente ESG, as buscas por energias renováveis e menos poluentes devem crescer nos próximos anos.

Além disso, o tema deve estar em alta com a realização das Olimpíadas de Inverno na China que busca metas para reduzir a emissão de poluentes, o que impacta diretamente no mercado de carbono. “É possível que outras formas de energia renovável e até a energia nuclear, que hoje é uma tecnologia muito mais segura do que no passado, possam ser as preferidas”, acredita Beck.

Caso o investidor planeje comprar ações de companhias, Arthur Siqueira, sócio e analista de investimentos da GeoCapital, orienta analisar aquelas que já são referências de cada setor. O motivo se deve às grandes chances dessas companhias crescerem nos próximos cinco anos. “Empresa de baixo risco é aquela empresa de alta qualidade”, define.

A Disney é uma das empresas estrangeiras que se enquadram nesta definição. Segundo Siqueira, além de ser consolidada no mercado internacional e difícil de ser replicada, a companhia possui a capacidade de ampliar seus negócios. “Ela (Disney) cria um personagem, faz um filme, põe um brinquedo na prateleira de lojas e faz uma série no seu canal de streaming . Então, tem um ecossistema que ela cria em torno disso que nenhuma empresa faz”, ressalta.

Publicidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Brasil
  • Conteúdo E-Investidor
  • Disney
  • EUA
  • Exchange Traded Fund (ETF)
  • Inflação
  • Investimentos
Cotações
01/02/2026 21h57 (delay 15min)
Câmbio
01/02/2026 21h57 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Cartões de alta renda se multiplicam; compare anuidade, benefícios e pontos

  • 2

    Do Black aos mais exclusivos: como funcionam os cartões para alta e altíssima renda

  • 3

    Quanto rende investir com a Selic a 15% hoje? Veja o retorno de R$ 10 mil em Tesouro, CDB, poupança e LCI/LCA

  • 4

    Novo presidente do Fed: escolha de Kevin Warsh reduz temor de interferência de Trump

  • 5

    Ibovespa hoje fecha em queda com decisão de Trump sobre Fed

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Bolsa Família: como consultar a situação do benefício em 2026?
Logo E-Investidor
Bolsa Família: como consultar a situação do benefício em 2026?
Imagem principal sobre o Aposentadoria: como fica a regra para professores servidores públicos federais em 2026?
Logo E-Investidor
Aposentadoria: como fica a regra para professores servidores públicos federais em 2026?
Imagem principal sobre o Saldo retido do FGTS: quando começará a liberação da segunda etapa?
Logo E-Investidor
Saldo retido do FGTS: quando começará a liberação da segunda etapa?
Imagem principal sobre o Descontos indevidos no INSS: passo a passo para contestar via aplicativo Meu INSS
Logo E-Investidor
Descontos indevidos no INSS: passo a passo para contestar via aplicativo Meu INSS
Imagem principal sobre o Aposentadoria: como fica a regra dos pontos para professores em 2026?
Logo E-Investidor
Aposentadoria: como fica a regra dos pontos para professores em 2026?
Imagem principal sobre o Aposentadoria: veja a regra dos pontos para professoras que são servidoras públicas federais
Logo E-Investidor
Aposentadoria: veja a regra dos pontos para professoras que são servidoras públicas federais
Imagem principal sobre o Bolsa Família: qual final do NIS recebe hoje (30)?
Logo E-Investidor
Bolsa Família: qual final do NIS recebe hoje (30)?
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia Licenciaturas 2026: entenda como funciona o pagamento da bolsa
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia Licenciaturas 2026: entenda como funciona o pagamento da bolsa
Últimas: Investimentos
Ibovespa tem melhor mês desde novembro de 2020 e renova recordes; Bolsa terá rali em fevereiro?
Investimentos
Ibovespa tem melhor mês desde novembro de 2020 e renova recordes; Bolsa terá rali em fevereiro?

Índice sobe 12,56% puxado por fluxo estrangeiro; balanços, juros e fiscal vão ditar o humor no próximo mês

30/01/2026 | 19h03 | Por Murilo Melo
Dólar fecha janeiro em queda de mais de 4%; Fed e fluxo estrangeiro devem ditar o rumo da moeda em fevereiro
Investimentos
Dólar fecha janeiro em queda de mais de 4%; Fed e fluxo estrangeiro devem ditar o rumo da moeda em fevereiro

Indicação do novo presidente do BC dos EUA e entrada de capital estrangeiro moldam as expectativas para o câmbio em fevereiro

30/01/2026 | 17h41 | Por Daniel Rocha
Novo presidente do Fed: escolha de Kevin Warsh reduz temor de interferência de Trump
Investimentos
Novo presidente do Fed: escolha de Kevin Warsh reduz temor de interferência de Trump

Mercado avalia perfil como técnico e histórico para o BC dos EUA e vê alívio nos temores sobre pressão política na condução dos juros

30/01/2026 | 15h14 | Por Luíza Lanza
Quanto rende investir com a Selic a 15% hoje? Veja o retorno de R$ 10 mil em Tesouro, CDB, poupança e LCI/LCA
Investimentos
Quanto rende investir com a Selic a 15% hoje? Veja o retorno de R$ 10 mil em Tesouro, CDB, poupança e LCI/LCA

Confira as simulações para aplicações de 3 meses a 5 anos e entenda onde seu dinheiro vai render mais

30/01/2026 | 09h27 | Por Isabela Ortiz

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador