• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Investimentos

Como brasileiros podem investir no mercado imobiliário americano

Cerca de 145 milhões de estadunidenses investem em ativos do mercado imobiliário

Por Rebeca Soares

11/08/2021 | 9:32 Atualização: 03/10/2022 | 11:30

Cidade de Nova York (Foto: Envato Elements)
Cidade de Nova York (Foto: Envato Elements)

Considerado o fundo imobiliário (FIIs) brasileiro, o Real Estate Investment Trust (REIT) é um ativo negociado em bolsa de valores que acompanha o setor de imóveis.

Leia mais:
  • Mesmo com tensão tributária, emissão de FII sobe e atrai investidores
  • Conheça o fundo imobiliário que rendeu mais de 102% em junho
  • Este fundo investe em mercados imobiliários do mundo todo
Imagem de background da newsletter Imagem de background da newsletter no mobile
News E-Investidor

Assine a nossa newsletters e receba notícias sobre economia, negócios e finanças direto em seu e-mail

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Dos mais de 328 milhões de americanos, cerca de 145 milhões investem em ativos do tipo, ou seja, 44% da população. Só para se ter uma ideia, os investidores de FIIs no Brasil são 1,4 milhão, menos de 1% da população.

Assim como as Brazilian Depositary Receipts (BDR), ações de empresas estrangeiras que passaram a ser acessadas pelos investidores de varejo no final do ano passado fazem sucesso no mercado, os REITs também têm atraído bastante atenção.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Para ter esse tipo de ativo na carteira, é necessário abrir conta em corretoras que negociam ativos do mercado americano. Vale dizer, inclusive, que, por conta da diferença entre os dois mercados, os ativos estrangeiros tendem a ganhar atratividade.

O que diferencia um REIT de um FII?

O segmento de real estate é consolidado. Os fundos americanos foram aprovados pelo congresso do país na década de 1960. No Brasil, os FIIs nasceram em 1993 e foram regulamentados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) em 2008.

Além da forte economia característica de um país desenvolvido, o mercado americano precisou de tempo para se consolidar. Com a globalização, os brasileiros conseguem aplicar recursos no mercado estrangeiro enquanto os FIIs também crescem domesticamente.

Como investir no mercado imobiliário americano?

O investimento pode ser feito por meio de fundo de índice de BDR (ETF, na sigla em inglês) estrangeiro listado na Bolsa brasileira, através de corretoras internacionais ou por meio de fundos. As possibilidades podem ser encontradas a partir de R$ 50.

Segundo especialistas ouvidos pelo E-Investidor, a aposta nesta classe é uma forma de aumentar a exposição em um mercado consistente.

Para os analistas da Stake, o aumento de interesse por esse tipo de investimento pode ser explicado pelo debate de tributação sobre os rendimentos dos FIIs no Brasil com a nova reforma tributária. A taxação foi retirada do texto, mas segue no radar do mercado.

Publicidade

Segundo Fábio Bergamo, COO da JLP Asset Management, a presença de investimentos em ativos estrangeiros na carteira reduz possíveis riscos no cenário nacional.

“Como diversificação de patrimônio, é importante ter produtos ligados a moedas fortes, como dólar e euro, para reduzir um pouco o risco país que carregamos no Brasil. Isso inclui o cenário político, fiscal, econômico e monetário”, aponta. De acordo com o COO, os rendimentos podem chegar de 15% a 20% no ano.

A porcentagem de participação dos Real Estate Trusts deve acompanhar o perfil de investidor, ou seja, a necessidade de tomar riscos, a liquidez esperada e os outros recursos já aplicados no portfólio.

REIT x FII

Apesar da possibilidade de exposição ao câmbio ou não, os investimentos em REIT são normalmente dolarizados. Ou seja, é importante acompanhar as movimentações da moeda além de outras variáveis de mercado. Isso explica a característica de serem “ativos locais”, como aponta o COO da JLP Asset Management.

Uma outra diferença é que os ativos estrangeiros concentram todas as atividades relacionadas ao imóvel em uma mesma companhia. “[Nos EUA,] é como se uma empresa do setor imobiliário listada em bolsa fosse responsável por todos os trâmites do imóvel. Ou seja, existe um padrão de governança mais rígido de acordo com as normas da SEC [Securities and Exchange Commission, equivalente à CVM]. No Brasil os FIIs são administrados por gestoras de equipes mais enxutas”, explica.

Publicidade

Ele também diz que os REITs são focados no longo prazo e a busca dos brasileiros de entrar em um mercado exterior acontece por conta da atratividade de retorno.

Outro motivo de forte magnetismo entre os investidores nacionais é que no exterior existem amplos segmentos imobiliários, para além dos mais comuns: logística, lajes corporativas e residenciais.

Por meio dos Trusts é possível investir em data centers, senior living, residencial estudantil, construções voltadas à saúde e locais de armazenamento. De acordo com Daniel Malheiros, sócio da RBR e portfólio manager da área de investimentos internacionais, é possível que esse mercado cresça no País, mas ainda há desafios.

“Existe uma barreira de regulamentação até que seja possível a criação de fundos brasileiros direcionados a data centers, por exemplo. Porém, existem REITs globais que possuem imóveis no Brasil como parte do portfólio, como é o caso do Prologis (PLD), que possui 1% imóvel no nosso país”, explica Malheiros.

Nova York

Além dos REITs, outro tipo de investimento em imóveis nos EUA são os retrofits, imóveis residenciais em prédios antigos que são comprados, reformados e alugados.

Publicidade

Daniel Prado, sócio fundador da Nau Capital, explica que esse segmento é resiliente. “Diferentemente do setor de hotelaria, imóveis de luxo ou shoppings centers, os imóveis de classe média conseguem sobreviver em situações adversas, como vimos durante o lockdown”, explica Prado.

Ele ainda ressalta que Nova York capta os maiores investimentos por ser considerada uma capital global. “Existe sempre uma demanda muito grande, o que deixa a liquidez sempre alta”, destaca.

Já Fábio Bergamo, da JLP, aponta que há uma tese de migração residencial e corporativo para o chamado Sun Belt (estados do sul como Texas, Arizona e Flórida), mas grandes centros como NY e São Francisco ainda são as regiões mais promissoras.

Como escolher um REIT?

Bergamo ressalta que os interessados nesse tipo de produto devem ter atenções específicas, como buscar um bom gestor que tenha experiência no mercado e presença em diferentes regiões, além de avaliar retornos.

Para Daniel Malheiros, é importante que o investidor avalie o cenário macro, como os juros cobrados para crédito para financiar operações. Além disso, segundo ele, a função da gestora é de fazer o valuation e avaliar riscos e tendências.

Publicidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Conteúdo E-Investidor
  • Estados Unidos
  • FII
  • Fundos imobiliários
  • Investimentos
Cotações
04/09/2025 18h11 (delay 15min)
Câmbio
04/09/2025 18h11 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Taxas dos CDBs do Master vão a 20,5% ao ano após compra pelo BRB ser negada pelo Banco Central

  • 2

    Imposto de Renda 2025: é possível saber em qual lote vou receber a restituição? Saiba como

  • 3

    Imposto de Renda 2025: a partir de qual valor é preciso declarar?

  • 4

    Golpe do “Pix errado”: veja como funciona e como não ser enganado

  • 5

    FGTS: quando cai o saque-aniversário? Confira datas e valores

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Como calcular o valor do salário líquido?
Logo E-Investidor
Como calcular o valor do salário líquido?
Imagem principal sobre o Master e BRB: relembre a operação mais polêmica do mercado financeiro
Logo E-Investidor
Master e BRB: relembre a operação mais polêmica do mercado financeiro
Imagem principal sobre o Sua Nota Tem Valor: veja como transformar cupons fiscais em prêmios
Logo E-Investidor
Sua Nota Tem Valor: veja como transformar cupons fiscais em prêmios
Imagem principal sobre o CDBs do Banco Master: o que muda após veto do BC à venda para o BRB
Logo E-Investidor
CDBs do Banco Master: o que muda após veto do BC à venda para o BRB
Imagem principal sobre o Até que idade é obrigatório pagar pensão alimentícia? Entenda o que diz a lei
Logo E-Investidor
Até que idade é obrigatório pagar pensão alimentícia? Entenda o que diz a lei
Imagem principal sobre o Quanto ganha a classe C no Brasil em 2025?
Logo E-Investidor
Quanto ganha a classe C no Brasil em 2025?
Imagem principal sobre o Motoristas comemoram: este estado terá o IPVA mais baixo em 2026
Logo E-Investidor
Motoristas comemoram: este estado terá o IPVA mais baixo em 2026
Imagem principal sobre o Quer trocar de carro em 2025? Confira os modelos com impostos reduzidos e bons descontos
Logo E-Investidor
Quer trocar de carro em 2025? Confira os modelos com impostos reduzidos e bons descontos
Últimas: Investimentos
Taxas dos CDBs do Master vão a 20,5% ao ano após compra pelo BRB ser negada pelo Banco Central
Investimentos
Taxas dos CDBs do Master vão a 20,5% ao ano após compra pelo BRB ser negada pelo Banco Central

Retorno dos títulos no mercado secundário ficaram ainda mais elevados; reportagem encontrou pós e prefixados a 20% ao ano, além de indexados à inflação com 13% de juro real

04/09/2025 | 12h30 | Por Luíza Lanza
Como ficam os CDBs do Master com a negativa do Banco Central para a venda ao BRB? Confira as opções do investidor agora
Investimentos
Como ficam os CDBs do Master com a negativa do Banco Central para a venda ao BRB? Confira as opções do investidor agora

Mercado está disposto a pagar de 30% a 40% do valor dos CDBs devido ao risco do Master, diz especialista em renda fixa

04/09/2025 | 10h17 | Por Daniel Rocha
Investir no Banco do Brasil como um profissional: entenda a tática dos analistas para comprar quando o preço despenca
Investimentos
Investir no Banco do Brasil como um profissional: entenda a tática dos analistas para comprar quando o preço despenca

Para conservadores e iniciantes, a recomendação é buscar outras ações perenes, mas para quem tem estômago queda do papel pode ser vista como oportunidade

04/09/2025 | 03h00 | Por Katherine Rivas
Vacância de imóveis em 2025: casa e apartamento sem inquilino custam R$ 2 mil/mês a proprietários; veja como acelerar a locação e ganhar mais com aluguel
Investimentos
Vacância de imóveis em 2025: casa e apartamento sem inquilino custam R$ 2 mil/mês a proprietários; veja como acelerar a locação e ganhar mais com aluguel

Estudo da UFMG encomendado pela empresa QuintoAndar mostra ainda que famílias de renda mais baixa chegam a comprometer quase metade do orçamento com locação de moradia

03/09/2025 | 12h37 | Por Bruno Andrade

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

Logo do 'News E-Investidor'

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão e com os Termos de Uso.

Obrigado por se inscrever! A partir de agora você receberáas melhores notícias em seu e-mail!
notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador