Últimas notícias

Bolsa de NY fecham em alta, com alívio de aperto do Fed

As ações dos EUA subiram depois que a intervenção do BoE interrompeu a liquidação do mercado de títulos

Bolsa de NY fecham em alta, com alívio de aperto do Fed

As bolsas de Nova York fecharam em alta hoje, em uma sessão com maior busca por ativos de risco após as recentes quedas. A intervenção do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) reduziu as turbulências do mercado local, que vinham se espalhando para outras economias, enquanto dirigentes do Federal Reserve (Fed) deram algum alívio na intensidade na qual se espera um aperto monetário da autoridade. No caso do S&P 500, o movimento ajudou a interromper uma sequência de seis quedas consecutivas do índice.

O índice Dow Jones fechou em alta de 1,88%, aos 29.683,74 pontos, o S&P 500 subiu 1,97%, aos 3.719,04 pontos, e o Nasdaq avançou 2,05%, aos 11.051,64 pontos.

As ações dos Estados Unidos subiram depois que a intervenção do BoE interrompeu provisoriamente a liquidação do mercado de títulos, avalia Edward Moya, analista da Oanda. “O tema em Wall Street é aumentar os riscos de um pouso forçado no próximo ano”, aponta ainda, enquanto ouvimos um coro do Fed confirmar principalmente a expectativa do mercado de que as taxas de juros subirão para 4,25%-4,50% até o final do ano do ano que vem.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Alguns traders estão cada vez mais confiantes de que estamos perto de ver o fim do ciclo de aperto do Fed, mas ainda é muito cedo para dizer”, pondera. Hoje, o presidente do Fed de Chicago, Charles Evans, disse esperar que o pico dos Fed Funds seja atingido já em março de 2023.

Como destaque, o grande estudo de Alzheimer da Biogen mostrou que seu tratamento experimental retardou drasticamente a progressão da doença. Moya lembra que ainda é muito cedo para dizer se esse tratamento removerá a placa que causa a doença ou retardará a progressão, mas este estudo de um grupo diversificado de 1.795 pessoas mostra que ele forneceu um benefício. As ações da Biogen dispararam 40,27%, enquanto Eli Lilly (7,48%) usa uma abordagem semelhante e os preços de suas ações também subiram.

Por outro lado, a Apple caiu 1,27%, em dia que, segundo a Bloomberg, a empresa desistiu de planos de ampliar a produção dos novos iPhones neste ano, após um esperado salto na demanda não se concretizar. A companhia disse a fornecedores que cancelem esforços de aumentar a produção da nova linha do iPhone 14 em até 6 milhões de unidades neste segundo semestre, disseram fontes.