• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Investimentos

Maconha avança no STF, mas ainda patina nos investimentos. Entenda

Investimentos ligados à cannabis acumulam expressivas quedas. Veja onde estão os gargalos

Por Luíza Lanza

04/08/2023 | 9:14 Atualização: 04/08/2023 | 10:12

Investimentos ligados ao setor de cannabis acumulam grandes desvalorizações. Foto: Dave Chan/The New York Times
Investimentos ligados ao setor de cannabis acumulam grandes desvalorizações. Foto: Dave Chan/The New York Times

O Supremo Tribunal Federal (STF) voltou a discutir nesta semana a descriminalização do uso e porte de maconha. O processo estava parado desde 2015 até voltar à pauta do Judiciário nesta quarta-feira (2), marcada pelo voto favorável do ministro Alexandre de Moraes. O placar agora para a descriminalização do uso recreativo da cannabis é de 4 votos favoráveis. Ainda faltam 7 ministros para votar, mas a pauta foi novamente adiada.

Leia mais:
  • As opções e riscos de investir em cannabis
  • Como investir em Cannabis no Brasil
  • Selic para baixo, dólar para cima? O que pode acontecer com o câmbio
Imagem de background da newsletter Imagem de background da newsletter no mobile
News E-Investidor

Assine a nossa newsletters e receba notícias sobre economia, negócios e finanças direto em seu e-mail

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O voto de Alexandre de Moraes foi celebrado entre os apoiadores da causa como um sinal de que a pauta está avançando no País, para além do Judiciário. José Bacellar, fundador e CEO da Verdemed, destaca que nos outros países mais avançados na matéria – como Canadá e Estados Unidos – o Judiciário liderou a liberação da cannabis por meio do uso terapêutico da substância e da concessão de habeas-corpus para o cultivo individual da planta.

Lá, só depois a descriminalização do porte da maconha para uso recreativo, que está sendo analisada no STF, entrou em cena. “É um sinal positivo, que advém do paralelo que se pode traçar acerca do avanço da pauta da cannabis em outros países e a direção que o Brasil caminha”, pontua o CEO da Verdemed.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Se o STF formar maioria pela descriminalização, caberá ao Legislativo o dever de criar uma regulamentação sobre a droga no País. E não seria a primeira vez que o tema entraria em discussão: está parado no Congresso desde 2020 o Projeto de Lei 399/2015, voltado ao uso medicinal e farmacêutico da cannabis. “A aprovação do PL 399/2015 abre as portas para um mercado potencial de R$4,7 bilhões, considerando as aplicações do cânhamo industrial, o uso medicinal da planta e as indicações farmacêuticas dela”, destaca Bacellar.

É uma discussão que caminha a passos lentos, mas promete novos desenlaces no futuro. Um avanço que anima entusiastas desse mercado e pode se refletir até nos investidores de ativos alternativos, como ações de empresas do setor de cannabis ou fundos criados com essa temática.

  • Leia também: Investimentos em cannabis: as opções e riscos de um mercado bilionário

Ainda que o STF caminhe com a votação e dê um parecer favorável à descriminalização, dificilmente a medida trará impacto direto para os ativos do setor – especialmente porque, atualmente, trata-se de uma indústria desenvolvida integralmente no exterior. Mas a sinalização, sim, importa para investidores.

“Não acho que a discussão isoladamente do STJ possa influenciar positivamente ou negativamente na classe como um todo. Mas dá um passo a mais no sentido de estruturar o setor para as pessoas investirem, de fato, com fundamento, olhando o longo prazo”, afirma Renato Nobile, sócio e gestor da Buena Vista Capital.

Investimentos em baixa

Se no Judiciário os sinais são positivos, indicando um avanço nessa discussão, no mercado de investimentos o cenário parece paralisado. Os três fundos de investimento específicos brasileiros voltados ao setor de cannabis acumulam quedas expressivas em 6 meses, 12 meses e desde o início da série histórica.

Atualmente, existem três produtos disponíveis no mercado brasileiro voltados especificamente para o investimento em empresas do setor de cannabis: o Vitreo Cannabis Ativo Mult, o Vitreo Canabidiol FIA IE e o Trend Cannabis FI Mult. Os dois primeiros são controlados pela Empiricus, o último, pela XP Investimentos.

Publicidade

Todos foram lançados de outubro a dezembro de 2019. De lá para cá, acumulam desvalorizações entre 74% e 84%, segundo mostra um levantamento feito pela Economatica a pedido do E-Investidor.

Não se trata, no entanto, de um cenário ruim somente para os ativos brasileiros. Como a legislação do País não permite, os fundos da Empiricus e da XP investem em empresas de cannabis no exterior – onde o setor também não anda muito positivo. O North American Marijuana Index (NAMMAR), principal índice do mercado de cannabis, acumula uma queda perto de 22% em 2023. Em uma janela maior, de 12 meses, o índice cai 40%.

Olhando para as ações das empresas listadas nas bolsas lá fora, as quedas também são grandes. O ADR (American Depositary Receipt, recibos que permitem a investidores comprarem nos EUA ações de empresas não-americanas) da Aurora Cannabis (ACB), por exemplo, uma das maiores companhias do setor no mundo, caiu 47,06% em 6 meses e 57,88% em 12 meses. Os dados da Economatica mostram ainda que, desde o início da série em 2014, os papéis dissolveram 94,67%.

Espera de três anos

Rodrigo Knudsen, gestor de fundos da Empiricus Investimentos, destaca que boa parte das quedas do setor se deve à frustração das expectativas de que o governo democrata de Joe Biden fosse avançar com a legislação referente a uso, cultivo e comercialização de maconha nos Estados Unidos. Ainda que alguns Estados americanos tenham legalizado a substância, na esfera federal ela ainda é proibida, o que dificulta que empresas do setor estejam inseridas no sistema bancário e tomem empréstimos.

Publicidade

Um dos temas travados no Congresso americano e muito aguardado pelo mercado é o SAFE Banking Act, nome da lei que tira as amarras que atualmente impedem as empresas do setor de se integrarem completamente ao sistema financeiro. “É o gatilho que ia destravar valor nesse tipo de investimento, mas que estamos esperando há três anos e não vem”, diz Knudsen, da Empiricus.

A medida mais relevante do presidente dos EUA desde que tomou posse, em janeiro de 2021, foi o perdão federal concedido a todas as pessoas condenadas por porte de maconha no país em outubro do ano passado. À época, como contamos aqui, as ações de empresas de cannabis chegaram a esboçar uma valorização, mas a notícia não foi suficiente para reverter as quedas que vinham acumulando há anos.

Entre os entusiastas do investimento alternativo, um dos principais argumentos utilizados para defender a tese de alocação de empresas e fundos de cannabis é o potencial de crescimento que esse mercado tem. A expectativa, somada aos avanços recentes de legislações em diferentes países, fez o setor viver uma “bolha” em meados de 2021, afirma Renato Nobile, da Buena Vista Capital.

“Houve um frisson muito grande em cima do setor, com novos fundos e ETFs (fundo que busca retorno semelhante a um índice de referência). O problema é que é preciso separar o modismo do fundamento”, diz Nobile.

Publicidade

Ainda que acredite no potencial de crescimento das empresas ligadas à cannabis, o gestor prefere ficar de fora dessa tese de investimentos até que algumas discussões sejam destravadas. “Acreditamos, sim, que é um setor que tende a crescer, porém ainda precisa se consolidar um pouco mais na questão de legislação para as empresas realmente trilharem esse caminho de crescimento”, explica.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Cannabis
  • Conteúdo E-Investidor
  • Estados Unidos
  • Fundos de investimento
  • Joe Biden
  • Supremo Tribunal Federal (STF)
Cotações
04/07/2025 7h42 (delay 15min)
Câmbio
04/07/2025 7h42 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Imposto de Renda 2025: é possível saber em qual lote vou receber a restituição? Saiba como

  • 2

    Governo pode barrar o corte do IOF; vale antecipar a compra de dólar?

  • 3

    Dólar mais barato: veja as contas globais que cortaram o IOF e prometem reembolsos

  • 4

    Bolsa de Valores a 160 mil pontos? Veja as projeções dos bancos para o 2º semestre de 2025

  • 5

    O que é IOF e como funciona?

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Você sabe o que é auxílio aluguel? Saiba quem tem direito e como conseguir o benefício
Logo E-Investidor
Você sabe o que é auxílio aluguel? Saiba quem tem direito e como conseguir o benefício
Imagem principal sobre o Você sabia que Bill Gates já fracassou? Veja o que ele, Steve Jobs e Walt Disney enfrentaram
Logo E-Investidor
Você sabia que Bill Gates já fracassou? Veja o que ele, Steve Jobs e Walt Disney enfrentaram
Imagem principal sobre o 5 luxos que parecem inofensivos, mas comprometem o orçamento da classe média
Logo E-Investidor
5 luxos que parecem inofensivos, mas comprometem o orçamento da classe média
Imagem principal sobre o Os melhores fundos imobiliários para investir em julho de 2025, segundo 7 bancos e corretoras
Logo E-Investidor
Os melhores fundos imobiliários para investir em julho de 2025, segundo 7 bancos e corretoras
Imagem principal sobre o Golpe do boleto falso: veja como identificar e fuja da cilada
Logo E-Investidor
Golpe do boleto falso: veja como identificar e fuja da cilada
Imagem principal sobre o Quanto custa o whisky que só pode ser consumido após ser quebrado?
Logo E-Investidor
Quanto custa o whisky que só pode ser consumido após ser quebrado?
Imagem principal sobre o Como funciona a pontuação do Ibovespa? Entenda o que os pontos significam
Logo E-Investidor
Como funciona a pontuação do Ibovespa? Entenda o que os pontos significam
Imagem principal sobre o Quais são as 7 famílias mais ricas dos Estados Unidos? Veja ranking
Logo E-Investidor
Quais são as 7 famílias mais ricas dos Estados Unidos? Veja ranking
Últimas: Investimentos
Dividendos de Petrobras e Vale caem no 1º semestre; consumo e saneamento avançam
Investimentos
Dividendos de Petrobras e Vale caem no 1º semestre; consumo e saneamento avançam

Veja rankings de empresas e setores que mais e menos pagaram proventos de janeiro a junho, segundo a plataforma Meu Dividendo

04/07/2025 | 03h00 | Por Murilo Melo
Gestora Legacy adota posição short em BB e diz que mercado subestima riscos para banco estatal
Direto da Faria Lima
Gestora Legacy adota posição short em BB e diz que mercado subestima riscos para banco estatal

Gestora com R$ 20 bilhões sob gestão faz alerta à deterioração da inadimplência da carteira do agro, que já bateu nos resultados do BB e deve piorar

03/07/2025 | 16h06 | Por Luíza Lanza
Os melhores fundos imobiliários para investir em julho, segundo 7 bancos e corretoras
Investimentos
Os melhores fundos imobiliários para investir em julho, segundo 7 bancos e corretoras

O último mês foi marcado por novas propostas de tributação do governo para a indústria de FIIs

03/07/2025 | 13h00 | Por Beatriz Rocha
Ifix desafia Selic de 15% e tem melhor semestre desde 2019; é hora de comprar FIIs?
Investimentos
Ifix desafia Selic de 15% e tem melhor semestre desde 2019; é hora de comprar FIIs?

O índice de referência para os fundos imobiliários subiu 11,79% nos primeiros seis meses do ano

03/07/2025 | 13h00 | Por Daniel Rocha
Ver mais

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

Logo do 'News E-Investidor'

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão e com os Termos de Uso.

Obrigado por se inscrever! A partir de agora você receberáas melhores notícias em seu e-mail!
notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador