O que este conteúdo fez por você?
- Plano não exige contribuição mínima e pode ser feito mensalmente ou em parcela única
- Período de pagamento pode ser de 5, 10, 15 ou 20 anos
- Plano possibilita o resgate das reservas pelo contratante após 24 meses de contribuição
A Bradesco Vida e Previdência lançou um novo plano com pagamento de pensão por um tempo determinado. O plano “Pensão Temporária Bradesco” garante renda e prazo estabelecidos pelo cliente a um beneficiário indicado pelo contratante. O período de pagamento pode ser de 5, 10, 15 ou 20 anos. E a contribuição pode ser mensal ou única, sem valor mínimo.
Leia também
Para Estevão Scripilliti, diretor da Bradesco Vida e Previdência, o lançamento complementa a oferta de planos de previdência privada e seguros de vida. “Acreditamos serem produtos complementares, tendo como diferencial a garantia de que o beneficiário receberá uma renda recorrente por um prazo pré-estabelecido, de forma a prover uma estabilidade financeira mínima”, disse ele por escrito.
O beneficiário não precisa ser parente. “Pode ser qualquer um, sem necessidade de vínculo de parentesco, sendo bastante flexível para a escolha de quem se quer proteger financeiramente no futuro”, disse Scripilliti. Dessa maneira, segundo ele, o produto contempla “as mais diversas formações familiares e vínculos sociais, assim como a existência de ciclos laborais e de aposentadoria cada vez menos homogêneos para diferentes indivíduos”.
Publicidade
O plano possibilita o resgate das reservas pelo contratante após 24 meses de contribuição. Há ainda possibilidade de contratação de benefícios adicionais, como pecúlio de uso imediato pelo beneficiário em caso de morte do cliente, de cinco vezes o valor mensal da pensão, e assistências funeral e “Pet”. “No caso da assistência PET, é um pacote de benefícios de um animal de estimação [cão ou gato] do participante, entre eles transporte a atendimento emergencial, despesa médica, cirúrgica, funeral, entre outros”, afirma o executivo.
Segundo a Bradesco Vida e Previdência, o cliente pode deduzir as contribuições da base de cálculo do Imposto de Renda, até o limite de 12% da renda anual bruta tributável, desde que seja Contribuinte da Previdência Social, use o modelo completo de declaração do IR e o beneficiário conste como dependente nela.
Em dezembro, o Tesouro Direto lançou um título, o Tesouro Renda+, que tem objetivo pagar uma renda por um prazo determinado. O investidor escolhe uma data de aposentadoria e garante renda complementar por 20 anos (240 parcelas) após o vencimento do papel.