Publicidade

Investimentos

PetroRio tem 9 dias consecutivos de queda na bolsa. Hora de comprar?

No início da manhã desta quinta (23), as ações da esboçaram uma recuperação, mas logo seguiram em queda

PetroRio tem 9 dias consecutivos de queda na bolsa. Hora de comprar?
(Foto: Divulgação/PetroRio)
  • As incertezas relacionadas ao comando da Petrobras mais a insatisfação do governo sobre o aumento do preço do combustível afetaram o desempenho de outras petroleiras
  • Além disso, os investidores temem que a proposta de tributação dos lucros das petroleiras que segue em trâmite no Congresso entre em vigor
  • Apesar dos fatores negativos, os analistas enxergam o atual momento do papel como uma boa oportunidade de compra para a companhia

As ações da PetroRio (PRIO3) amargam um histórico de nove pregões consecutivos em queda e há o risco de o ciclo de baixa perdurar pelo menos até amanhã (23). Nos primeiros minutos de abertura do mercado, hoje, os papéis da companhia esboçaram um movimento de recuperação, mas logo sofreram queda de 0,15% por volta das 12h, negociados a R$ 29,9. Às 13h30, as ações sofreram uma derrocada de 3%. Para analistas, o momento é de oportunidade de compra das ações devido à perspectiva positiva no médio e no longo prazos para a companhia.

Desde o último dia 9 as ações da PetroRio performam no campo negativo. O pior dia durante este período ocorreu na última sexta-feira (17), quando o papel encerrou com um tombo de quase 9% (8,795). As razões para o pessimismo dos investidores têm relação às variáveis macroeconômicas do setor de petróleo no Brasil.

A recente saída de José Mauro Ceolho do cargo de presidente da Petrobras devido à insatisfação do Planalto sobre os reajustes no preço dos combustíveis trouxe incertezas não só para a estatal como para as outras companhias brasileiras do setor. Na tentativa de impedir novos aumentos no preço do combustível, segue em tramitação no Congresso algumas medidas. Uma delas é a possibilidade de tributar o lucro das petroleiras.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Veja a performance das ações da PetroRio dos últimos dias

Data Performance da ação
22/06/2022 -6,42%
21/06/2022 -0,48%
20/06/2022 -0,87%
17/06/2022 -8,79%
15/06/2022 -1,48%
14/06/2022 -1,5%
13/06/2022 -3,95%
10/06/2022 -0,44%
09/06/2022 -2%
No acumulado do mês de junho -26,7%
No acumulado do ano -0,73%
Fonte: Investing e Broadcast

Para Frederico Nobre, líder da área de análise da Warren, a possibilidade da proposta entrar em vigor trouxe um alerta aos investidores. “Acredito que ainda há uma probabilidade relativamente baixa dessa medida passar, mas o mercado está precificando isso (a medida de tributação) como se fosse um apocalipse e como se já tivesse certo”, avalia Nobre. Caso a proposta entre em vigor, a taxação dos lucros das petroleiras, segundo Nobre, deve ter impacto na margem de 10% a 15%. “Não passaria disso”, afirma.

Associado a esse contexto doméstico, o aumento da inflação no mundo também traz incertezas em relação à demanda do petróleo nos próximos meses. De acordo com Ilan Arbetman, analista de Research da Ativa Investimentos, há dúvidas sobre como essas ações de combate à escalada inflacionária podem impactar setores de consumo cíclico no mercado.

“O Brasil já está na frente nessa onda de alta de juros, mas a gente deve ver mais autoridades monetárias subindo os juros. E existe uma dúvida de qual o impacto disso nas operações mais cíclicas, como o petróleo”, avalia Arbetman. Na última semana, o Banco Central (BC) brasileiro elevou a taxa Selic para 13,25% ao ano. O Federal Reserve (FED), autoridade monetária dos Estados Unidos, adotou a mesma política e decidiu elevar em 0,75 ponto percentual a taxa de juros do país.

Apesar das baixas, as perspectivas para a PetroRio são positivas. Segundo Nobre, a companhia apresenta bons fundamentos operacionais e, por isso, enxerga o momento como uma boa oportunidade de investimento. “Essas quedas abriram uma excelente janela de aplicação para o papel. Fazia muito tempo que uma ‘janela’ como essa não era aberta”, destaca Nobre.

Já Gustavo Cruz, estrategista da RB Investimentos, avalia que os preços do petróleo devem seguir pressionados ao longo deste ano, impulsionados, principalmente, pelas incertezas sobre o desfecho da guerra entre Rússia e Ucrânia e a possibilidade de novos conflitos no leste europeu. “A Rússia está ameaçando Lituânia e Finlândia. Ataca portos de grãos. Então, não há nenhum sinal de proximidade de um cessar-fogo entre Rússia e Ucrânia”, destaca.

Publicidade

Cruz acredita que a cotação do petróleo deve seguir volátil em patamares elevados no mercado internacional. “Isso favorece a PetroRio, a 3R Petroleum e outros”, acrescenta.

Web Stories

Ver tudo
<
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos