Investimentos

Renda fixa: conheça as principais vantagens de investir nesses ativos

Particularidades de cada título são atrativas para investidores com interesses muito variados; confira

Renda fixa: conheça as principais vantagens de investir nesses ativos
Renda fixa. (Imagem: Rmcarvalhobsb em Adobe Stock)

O mercado brasileiro de renda fixa é amplo e permite ao investidor diversificar sua carteira de investimentos. Uma das características do segmento consiste em atender a objetivos distintos, a partir de valores relativamente baixos — mas com a possibilidade de aportes mensais.

Entre os mais comuns, estão títulos públicos e privados. Os primeiros, negociados pela plataforma do Tesouro Direto. Os outros, oferecidos por instituições financeiras, como bancos e corretoras. Em ambos os casos, o investidor ajuda a financiar as atividades da instituição contratada, em troca de uma remuneração a juros. Na prática, os contratos se assemelham a um empréstimo.

Talvez, a primeira vantagem que venha à cabeça de muitos investidores em renda fixa seja a segurança. Diversos produtos podem ser negociados pela modalidade prefixada. Isto é, o rendimento do ativo é conhecido pelo investidor antes do contrato ser assinado. Se o título for mantido até o vencimento, a remuneração é exatamente aquela prevista nos termos firmados.

Títulos como o Tesouro Prefixado e o Certificado de Depósito Bancário (CDB) são dois exemplos considerados previsíveis. Não é raro que sejam indicados a investidores novos ou que apresentam aversão ao risco.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Enquanto os produtos do Tesouro Direto são tidos como os mais seguros do País, por serem garantidos pelo Tesouro Nacional, os CDBs contam com cobertura do Fundo Garantidor de Créditos (FGC) para investimentos até R$ 250 mil. Vale ressaltar que as Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e as Letras de Crédito do Agronegócio (LCA) também contam com essa proteção do FGC.

Além disso, todas as rendas fixas no Brasil são regulamentadas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), conferindo transparência à negociação desses ativos.

Renda fixa investindo pouco

Outra vantagem da renda fixa está na acessibilidade. Tanto títulos públicos quanto privados trazem opções partindo de valores relativamente baixos. Isso torna o mercado de ativos acessível não só para as camadas da sociedade que detém muito dinheiro — ainda que aportes iniciais maiores, por períodos maiores, acarretam lucros mais robustos, invariavelmente.

É possível também adquirir produtos que oferecem liquidez diária. Em outras palavras: ativos de renda fixa que podem ser vendidos a qualquer momento, em caso de imprevistos. Mas há produtos que possuem carência (período em que o produto não pode ser vendido). Outros, liquidez apenas no vencimento. Assim, é importante estudar cada opção e se planejar para evitar prejuízos.

A busca por profissionais capacitados do ramo de finanças é sempre aconselhada, especialmente para os investidores menos experientes. O perfil do investidor é levado em consideração, na hora de escolher o produto que melhor atende a suas necessidades, evitando riscos desnecessários. Mesmo que seja para investimentos tão seguros quanto a renda fixa.