Investimentos

Santander lança fundo multimercado com análise quantitativa

‘Robô’ auxilia na busca por boas oportunidades de investimento

Santander lança fundo multimercado com análise quantitativa
Algoritmo encontra oportunidades de investimento. Foto: Pixabay
  • O Gestão Ativa Internacional, fundo multimercado global, é o primeiro produto da casa com análise feita por meio de algoritmos
  • Além de ações, o fundo investe em renda fixa, crédito, BDRs e ETFs

A era dos robôs foi iniciada na Santander Asset Management (SAM), gestora do banco Santander. A instituição anunciou nesta terça-feira (5) o lançamento do seu primeiro produto que mistura gestão humana com análise quantitativa, o ‘Gestão Ativa Internacional’, fundo multimercado global para clientes brasileiros.

Na prática, essas aplicações utilizam algoritmos para selecionar ativos de forma sistematizada, sem viés emocional. Claro, por trás do ‘computador’, existe uma equipe integrada de 13 gestores globais e locais, que são responsáveis por criar a lógica de investimento. Ruy Ribeiro, head global de soluções de investimentos e quantitativos da Santander Asset, está liderando esta equipe.

“O processo quantitativo complementa a gestão humana, e misturar esses dois conceitos aumenta as possibilidades de ganhos maiores”, afirma Ribeiro. “O gestor continua sendo essencial em todas as etapas do processo porque ele define a ideia de investimento, a converte em um modelo, testa a sua validade e robustez, decide ou não usá-la, quanto de risco alocar e quando substituir a ideia por uma outra melhor.”

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Voltada para investidores qualificados, a aplicação explora mercados dos EUA, Europa e Ásia, e possui investimento inicial de R$ 50 mil. A taxa de administração é de 1% ao ano, sem taxa de performance ou come cotas.

De acordo com a gestora, são priorizados ativos com menor correlação com mercado local. Além de ações, o fundo investe em renda fixa, crédito, recibos de empresas estrangeiras negociados na B3 (BDRs) e fundos de índice (ETFs). O investidor também poderá escolher entre duas possibilidades de alocação: o Gestão Ativa Internacional Reais, com proteção cambial, e o Gestão Ativa Internacional Dólar, sem hedge.

“Se o real se apreciar, a opção com hedge protege o investidor desse risco. Ao mesmo tempo, quem está preocupado com o cenário doméstico e quer se proteger investindo em moedas estrangeiras pode escolher a versão sem hedge”, explica Ribeiro.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos