Mercado

As 10 ações que mais se valorizaram no 1º semestre de 2020

Setor de e-commerce e exposição ao dólar foram diferenciais para o desempenho das empresas na Bolsa

Ticker da B2W muda de BTOW3 para AMER3 a partir de 19 de julho. Foto: Gabriela Mello/Reuters
  • Mesmo em tempos atípicos, houve quem conseguiu bom desempenho na bolsa, figurando no top 10 das ações que mais se valorizaram nos primeiros seis meses do ano
  • Dos dez papéis com maior alta, quatro deles são de companhias fortemente atuantes no comércio eletrônico: B2W (1ª), Magazine Luiza (4ª), Lojas Americanas (8ª) e Via Varejo (9ª)
  • “Durante a crise, o e-commerce se mostrou extremamente favorável. Ele conseguiu contornar o lockdown e fez com que a gente mudasse grande parte dos nossos hábitos e começasse a usar a internet para fazer as nossas aquisições. É uma coisa que veio impulsionada pela pandemia, mas que vai mudar nossos padrões daqui para frente.”

O primeiro semestre de 2020 afetou diretamente as empresas e suas receitas de diferentes formas, principalmente pela pandemia de covid-19. Mas, mesmo em tempos atípicos, houve quem tenha conseguido bom desempenho na Bolsa, figurando no top 10 das ações que mais se valorizaram nos primeiros seis meses do ano – considerando as companhias com volume médio diário em 2020 acima de R$ 500 mil.

De longe, o setor de e-commerce teve o maior destaque. Dos dez papéis com maior alta, quatro deles são de companhias fortemente atuantes no comércio eletrônico: B2W (BTOW3) (1ª), Magazine Luiza (MGLU3) (4ª), Lojas Americanas (LAME4) (8ª) e Via Varejo (VVAR3) (9ª).

O bom desempenho se deve ao ambiente favorável às redes varejistas, que conseguiram explorar bem as vendas no ambiente virtual, mesmo em tempos de pandemia. Rodrigo Moliterno, sócio da Veedha Investimentos, explica que essas empresas conseguiram contornar o fechamento de lojas físicas em diversas cidades do País.

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Durante a crise, o e-commerce se mostrou extremamente favorável. Ele conseguiu contornar o lockdown e fez com que a gente mudasse grande parte dos nossos hábitos e começasse a usar a internet para fazer as nossas aquisições. É uma coisa que veio impulsionada pela pandemia, mas que vai mudar nossos padrões daqui para frente.”

Outra que figurou entre as cinco empresas com maior valorização na bolsa foi a Weg (WEGE3), especializada na fabricação e comercialização de motores elétricos, transformadores, geradores e tintas. No caso da multinacional brasileira, a alta do dólar e sua presença em na China beneficiaram atraíram investidores.

“A Weg é uma empresa com uma eficiência e gestão de custos muito apreciada pelo mercado.É uma das empresas mais eficientes, não apenas no seu setor, mas como um todo na bolsa. Além disso, parte do faturamento vem da moeda norte-americana e, com o movimento de forte alta do dólar, o faturamento via mudanças cambiais a favoreceram. Além da diversificação de receita, tem a exposição à China”, avalia Lucas Carvalho, analista da Toro Investimentos.

As dez ações que mais valorizam no 1º semestre de 2020

1ª. B2W Digital (BTOW3): +70,30%
2ª. João Fortes Engenharia (JFEN3): +56,60%
3ª. Dimed (PNVL3): +51,27%
4ª. Magazine Luiza (MGLU3): +50,32%
5ª. Weg S.A. (WEGE3): +46,76%
6ª. Biomm S.A. (BIOM3): +42,82%
7ª. Oi (OIBR4): +39,53%
8ª. Lojas Americanas (LAME4): +38,53%
9ª. Via Varejo (VVAR3): +37,06%
10ª. Comgás (CGAS5): +35,44%

Fonte: Economatica