Mercado

Abertura de Mercado: alta das commodities pode dar sustentação ao Ibov

Abertura de Mercado: alta das commodities pode dar sustentação ao Ibov
Foto: Envato

O mês de junho começa com um fôlego mais limitado para os mercados internacionais, com os índices futuros de Nova York e as principais bolsas da Europa estendendo o recuo de ontem, embora em menor magnitude, ajudados pela reabertura de Xangai, na China, e a alta nos preços do barril de petróleo nesta manhã de quartafeira. É válido notar que os dados econômicos ainda inspiram cautela dos investidores, já que na zona do euro a taxa de desemprego de abril ficou estável, enquanto o índice de gerentes de compras (PMI) do setor industrial do bloco recuou ao menor nível em 18 meses.

Internamente, na ausência de uma forte referência externa dos mercados, o movimento de alta entre as principais commodities pode dar alguma sustentação ao nosso mercado. Ainda assim, as discussões em torno dos preços de combustíveis e energia e seus impactos na inflação de curto prazo são temas na agenda dos investidores.

Ontem, os Estados apresentaram uma proposta ao Senado para aumentar a taxação das empresas de petróleo e a criação de uma conta de compensação de perdas em troca da redução do ICMS para combustíveis, energia elétrica, gás e telecomunicações, o que poderia retirar até R$ 66 bilhões dos cofres estaduais e municipais por ano. Para compensar essa perda de arrecadação, a proposta seria um aumento na Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL) de 9% para uma alíquota extraordinária de 20% – o que poderia subir para 30% no caso de a variação do preço do petróleo ser superior
a US$ 80 no semestre.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Agenda econômica 01/06

Brasil: O IPC-S de maio saiu logo cedo (8h), mostrando avanço de 0,50%, rigorosamente em linha com a mediana de mercado para o indicador. O PMI industrial de maio está programado para às 10h.
Europa: O índice de gerentes de compras (PMI) do setor industrial do bloco recuou para 54,6 pontos e as vendas no varejo alemão tiveram forte queda de 5,4% entre março e abril. Os investidores aguardam novos discursos dos dirigentes do BCE, com destaque para a presidente Christine Lagarde, Fabio Panetta (12h15), e Philip Lane(12h30).

EUA: Serão divulgados três resultados de PMIs do setor de manufatura às 10h45, 11h e 12 h, além do relatório sobre empregos (Jolts) de abril (11h). Os dirigentes do Fed, John Williams, de Nova York (12h30), e James Bullard, de St. Louis (14h), participam de eventos públicos.